A voz dos Extraterrestres.
A voz dos Extraterrestres.
O PAPA FRANCISCO E A TERRA.
DO CÉU À TERRA
ESCREVI EM 23 DE ABRIL DE 2021:
MARCO MARSILI ESCREVEU SOBRE O PAPA FRANCISCO. ME JUNTO A ELE.
LEIAM.
Com fé,
G. Bongiovanni.
Planeta Terra, 23 de Abril de 2021.
DIA MUNDIAL DA TERRA 2021.
O PAPA FRANCISCO ADVERTE À UNIÃO DE TODOS OS POVOS DO MUNDO PARA A SALVAÇÃO DE NOSSA CASA COMUM, A TERRA, PARA EVITAR A AUTODESTRUIÇÃO DA HUMANIDADE.
SOMAMOS ÀS PALAVRAS QUE DIRIGE O PONTÍFICE AOS PODEROSOS DO MUNDO: DIGAM A VERDADE AO POVO! PARA QUE TODOS OS CIDADÃOS SEJAM CONHECEDORES E POSSAM ASSUMIR UM COMPROMISSO REAL PELO BEM DA HUMANIDADE E DE TODO O ECOSSISTEMA.
SOMAMOS ÀS PALAVRAS DO PAPA QUE ADVERTE A ESTAR PREPARADOS PORQUE O TEMPO TERMINOU!
NOS SOMAMO À ESPERANÇA DO PONTÍFICE, PARA QUE O HOMEM POSSA RECONSTRUIR OS VÍNCULOS QUE UMA VEZ O UNA AO CRIADOR, E DEMONSTRAR ASSIM DE SER DIGNOS HABITANTES DO PLANETA TERRA E ESTE UM DIGNO HABITACULO DO DIVINO SOPRO DE VIDA.
EM SISNTESI NOS UNIMOS À ORAÇÃO DO DPAPA FRANCISCO PELO AVANÇO DE UMA ERA DE FRATERNA CONCÓRDIA ENTRE OS POVOS, EM HARMONIA COM A CRIAÇÃO: "PAI CELESTIAL, ENVIA VOSSO ESPÍRITO E RENOVA A FACE DA TERRA"!
EM TEMPO DE TRIBULAÇÕES E COMOÇÕES, LUTAR PELA JUSTIÇA, DEFENDER O FRACO E PROTEGER A NATUREZA, É O CAMINHO QUE LEVA AO CUMPRIMENTO DA ANTIGA PROMESSA DE CRISTO. NÃO É EM VÃO A LUTA! NÃO É EM VÃO A ESPERA!
A CONVERSÃO ECOLÓGICA.
“QUEBRAMOS OS LAÇOS QUE NOS UNIAM AO CRIADOR, A OUTROS SERES HUMANOS E AO RESTO DA CRIAÇÃO. PRECISAMOS CURAR ESTAS RELAÇÕES DANIFICADAS, QUE SÃO ESSENCIAIS PARA NOS SUSTENTAR A NÓS MESMOS E A TODA A MALHA DA VIDA”.
Esta é a última declaração do Papa Francisco que chegou da conta do tweetter "@pontifex" por ocasião do 51º “Dia da Terra” (Jornada da Terra)
O Dia da Terra -(Earth Day) - foi idealizado nos Estados Unidos em 1970 para afirmar que, viver em um mundo saudável é um direito e um dever de todos. Desde o ano 2000 se celebra a cada ano, e envolve um bilhão de pessoas através de iniciativas, incluídas as virtuais (earthday.org) a favor da sustentabilidade, para o amparo dos ecossistemas e a biodiversidade, para a luta contra a contaminação e para combater os efeitos nefastos do clima. O tema para 2021 é “Restaurar nossa terra”, dedicado às iniciativas que todo cidadão pode realizar de maneira concreta pelo bem do planeta.
Por ocasião da cúpula que reuniu a quarenta líderes mundiais (organizada pela administração Biden, que expressou sua intenção de incluir o EE. UU. no Acordo de Paris de 2015 sobre proteção climática, acordo do qual Washington tinha saído em 2018), o Papa Francisco alertou a "nos tornar responsáveis pelo cuidado da natureza, deste presente que recebemos e que devemos cuidar, proteger e levar adiante". Aqui um resumo de suas palavras:
«Nossa preocupação é que o meio ambiente seja mais limpo, mais puro e que se conserve”. E cuidar da natureza para que ela cuide de nós . [...] Nesta comemoração do Dia da Terra, sempre é bom relembrar que as coisas que estivemos dizendo a muito tempo não devem cair no esquecimento. […] A natureza merece ser protegida […]. Esta pandemia também nos mostrou o que acontece quando o mundo se detém, quando faz uma pausa, embora seja por alguns meses. O impacto que isso tem sobre a natureza e a mudança climática com uma força, de alguma maneira tristemente positiva. […] A pandemia do Covid nos ensinou esta interdependência, neste compartilhamento do planeta. E ambos os desastres globais, Covid e o clima, demonstram que não temos tempo para esperar mais. […] É hora de atuar, estamos no limite. […] Deus perdoa sempre, os homens perdoam de vez em quando e a natureza NÃO perdoa.
E quando se desencadeia esta destruição da natureza, é muito difícil detê-la. […]. A adversidade que estamos vivendo com a pandemia, e que já sentimos na mudança climática, deve nos impulsionar, deve nos empurrar à inovação, à invenção, a buscar novos caminhos. […] Não saímos os mesmos de uma crise, saímos melhor ou pior. […] Se não sair melhor, percorremos um caminho de autodestruição. [...] Que todos vocês, e eu também me junto a vocês, façamos um chamado a todos os líderes do mundo para que atuem com valentia, atuem com justiça e digam sempre a verdade às pessoas, para que as pessoas saibam como proteger-se da destruição do planeta, como proteger o planeta da destruição que muito frequentemente desencadeamos".
As palavras do Papa fazem eco das que ele mesmo pronunciou há um ano, sempre por ocasião do Dia da Terra, durante a catequese, integralmente dedicada ao tema do meio ambiente. Reportamos os pontos mais destacados para completar as declarações de hoje:
«[…] Como nos mostra a trágica pandemia de coronavirus, só juntos e nos tornando responsáveis pelos mais fracos, poderemos superar os desafios globais […] responsabilidade que caracteriza nossa passagem por esta Terra. Devemos crescer na consciência do cuidado de nossa casa comum. Somos feitos de matéria terrestre e os frutos da Terra sustentam nossa vida. Mas […] não somos simplesmente “terrestres”: também levamos dentro de nós o sopro vital que vem de Deus.
Portanto, vivemos em nossa casa comum como uma só família [...]. Estamos sendo chamados a tomar cuidado e respeito por todas as criaturas e a alimentar o amor e a compaixão por nossos irmãos e irmãs, especialmente os mais fracos, com a imitação do amor de Deus por nós, manifestado em seu Filho Jesus, quem se fez homem para compartilhar esta situação conosco e nos salvar.
Devido ao egoísmo, falhamos em nossa responsabilidade como protetores e administradores da Terra. Basta olhar a realidade com sinceridade para ver que há uma grande deterioração de nossa casa comum. A poluímos e saqueamos, pondo em perigo nossas próprias vidas. Por isso, formaram-se vários Movimentos internacionais e locais para despertar consciências. Agradeço sinceramente estas iniciativas, e ainda será necessário que nossos filhos saiam à rua para nos ensinar o que é óbvio, quer dizer, que não há futuro para nós se destruirmos o meio ambiente que nos sustenta.
falhamos em proteger a Terra, nossa casa jardim e em proteger nossos irmãos. Pecamos contra a Terra, contra nosso próximo e, em última instância, contra o Criador […]. E como reage a Terra? […] A Terra não perdoa: se tivermos deteriorado a Terra, a resposta será muito má.
Como podemos restaurar uma relação harmoniosa com a Terra e o resto da humanidade? […] Necessitamos de uma nova forma de ver nossa casa comum. Sejamos claros: não é um deposito de recursos para explorar. [...]
O relato bíblico da criação termina assim: "Deus viu o que tinha feito, e que era muito bom" (Gn 1, 31). Quando vemos estas tragédias naturais que são respostas da Terra a nossos mau tratos, penso: "Se perguntarmos ao Senhor agora o que pensa, não acredito que me diga que é algo muito bom". Fomos nós que arruinamos a obra do Senhor!
[…] Estamos sendo chamados a redescobrir o sentido do respeito sagrado pela Terra, porque não é somente nosso lar, mas também o lar de Deus. Daí surge em nós a consciência de estar em uma Terra sagrada! Queridos irmãos e irmãs, "despertemos o sentimento estético e contemplativo que Deus pôs em nós" (Exortação apostólica “Querida Amazônia”, 56). A profecia da contemplação é algo que aprendemos sobre tudo dos povos originários, que nos ensinam que não podemos curar a Terra se não a amarmos e respeitamos. Termos essa sabedoria do “bom viver”, […] de viver em harmonia com a Terra.
[…] Ao mesmo tempo, necessitamos de uma conversão ecológica que se expresse em ações concretas. Como família única e interdependente, necessitamos de um plano compartilhado para evitar as ameaças a nosso lar comum. A interdependência nos obriga a pensar em um mundo único, em um projeto comum [...] para colaborar como comunidade internacional para a proteção de nossa casa comum. […] Organizar intervenções consertadas também a nível nacional e local. É bom convergir juntos a partir de todos os âmbitos da vida e também criar um movimento popular "a partir de baixo". […] Cada um de nós pode executar sua pequena contribuição: “Não devemos pensar que estes esforços não mudarão o mundo. Tais ações difundem na sociedade um bem que sempre produz frutos além do que se pode constatar, porque provocam no seio da Terra um bem que sempre tende a estender-se, às vezes de maneira invisível” (LS, 212).
[…] Nos comprometamos a amar e apreciar o magnífico presente da Terra, nossa casa comum, e a cuidar de todos os membros da família humana. Como irmãos e irmãs, oremos juntos ao nosso Pai Celestial: "Envia Vosso Espírito e renova a face da terra" (cf. Sal 104,30) ".
Marco Marsili.
Em 22 de Abril de 2021.
Anexos:
Em 02.03.21 – Papa Francisco anuncia a Ira de Deus. (Em italiano)
Em 21.01.21 - Papa Francisco: Não às armas nucleares.
Em 24.01.21 - A oração do Papa Francisco. (Em espanhol)
Em 25.04.20 – O Papa Francisco e a Terra.
Em 28.02.20 - A Terra ofendida pelo Homem.
Em 27.02.20 - Os vírus: ação e reação da Terra contra o Homem.
Em 23.08.19 - O Homem violenta à terra com ferocidade inaudita, a natureza reage e se defende.
Em 15.12.17 - Harmonia e distonia entre o Homem e a Terra.
Em 24.09.18 - O sonho infringido 2a Parte.
Em 04.08.13 - Relatório Planeta Terra.
Outros artigos sobre o Papa. (Em espanhol)
***********************