DO CÉU À TERRA.
DO CÉU À TERRA.
MASSACRE DE CIVIS NO AFEGANISTÃO.
ESCREVI EM 22 DE FEVEREIRO 2010:
LEIAM ESTA NOTÍCIA E DEPOIS NÃO ME DIGAM QUE SOU CATASTROFISTA, EXALTADO E ANTIO-OCIDENTAL.
A OTAN CAUSA UM ESTRAGO E DEPOIS DÁ SUAS DESCULPAS OFICIAIS.
ISTO É JUSTIÇA?
ASSIM SE RESPEITA A LEGALIDADE? OU ISTO SE CHAMA MASSACRE CRIMINOSO E HOMICÍDIO VOLUNTÁRIO?
ASSASSINOS!
TIRANOS!
FASCISTAS!
PAGARÃO CARO UM DIA!
SIM, UM DIA. EM NOME DE DEUS ADONAI ARAT RA!
Giorgio Bongiovanni.
Estigmatizado
Sant'Elpidio a Mare - Itália, 22 de Fevereiro de 2010.
MASSACRE DE CIVIS NO AFEGANISTÃO.
A OTAN mata a 33 civis no sul do Afeganistão.
A ISAF bombardeia um 'comboio' com mulheres e crianças que confundiu com insurgentes talibanês.
Reuters - Kabul - 22/02/2010.
Um bombardeio das forças da OTAN no Afeganistão (ISAF) matou a 33 civis na província de Uruzgan ao sul do país, segundo o governo afegão. Entre os falecidos há quatro mulheres e um menino. Os civis, que se aproximaram de uma unidade conjunta da OTAN e o exército afegão, foram confundidos com insurgentes, sobre quem se desdobrou ontem o ataque aéreo.
Entre as vítimas se encontram outros 12 feridos, conforme informou o Ministério de Interior afegão. "As tropas da ISAF suspeitavam de que vários veículos de civis escondiam insurgentes e os bombardearam", -explicou Zamari Bashary porta-voz do Interior. A presidência afegã qualificou o evento como "injustificável" e condenou o ataque "nos termos mais enérgicos possíveis".
Segundo o presidente do conselho provincial de Uruzgan, tratava-se de três micro-ônibus nos quais as vítimas viajavam através de um atalho no distrito do Char Cheno.
"Ontem, um grupo de suspeitos insurgentes, que se acreditava que se dirigiam para atacar o acampamento conjunto da ISAF e as tropas afegãs, viram-se presos em um bombardeio aéreo que produziu alguns mortos e feridos", - informou o comando americano através de um comunicado. As tropas não se deram conta de que se tratava de civis até que chegaram ao lugar do bombardeio e descobriram mulheres e crianças entre as vítimas.
"Deixei claro às nossas forças que estamos aqui para proteger o povo afegão e matar ou ferir civis sem querer minar sua confiança em nossa missão", - declarou o chefe das forças estrangeiras no Afeganistão o general Stanley McChrystal. A OTAN iniciou uma investigação.
É a segunda vez que um ataque da ISAF resulta com vários civis mortos desde que começou a operação Mushtarak ('Juntos', em Dari). Em 14 de fevereiro passado, 12 pessoas morreram, no que a princípio, a OTAN qualificou como um engano.
O pior episódio se produziu no verão passado em Kunduz, quando um ataque aéreo da OTAN, sob comando alemão, matou 90 pessoas entre as quais se encontravam numerosos civis em plena campanha eleitoral alemã. O incidente provocou a demissão do chefe do comando alemão e do então ministro da Defesa.
As baixas civis estão se convertendo na principal causa de fricção entre as tropas estrangeiras e o Governo afegão em sua primeira ofensiva conjunta. O objetivo da operação, em que participam 15.000 soldados e que se desenvolve em torno da localidade sulina de Marjah, é expulsar os talibanes de seus bastiões na província do Helmand e dar o controle destas regiões às autoridades afegãs. A operação foi anunciada semanas antes de que começasse com a intenção de prevenir à população civil e, segundo o chefe do Comando Central dos EUA general David Petraeus, é só a primeira campanha dentro de uma grande ofensiva contra os talibanes que durará de 12 a 18 meses.
El País - 22 de Fevereiro de 2010.