DO CÉU À TERRA.
DO CÉU À TERRA.
JUANITO JUAN E AS ESFERAS VOADORAS EXTRATERRESTRES.
JUANITO JUAN E AS ESFERAS VOADORAS EXTRATERRESTRES,
um novo e extraordinário episódio.
(Por Pier Giorgio Caria)
Na tarde de 27 de dezembro de 2023, Juanito Juan saiu de sua casa porque ouvia o contínuo latido de um cão que havia sido abandonado por seus proprietários no cemitério que se encontra a pouca distância de sua casa. Pegou seu telefone celular, o novo Galaxy S23 Ultra que Jaime Maussan lhe havia dado, e começou a filmar a partir do ponto de onde procediam os lamentos do pobre animal abandonado.
Enquanto filmava, Juanito se lamenta das condições do cão quando, repentinamente, a sua esquerda e a alguns metros do chão, mais ou menos à distância dos cabos telefônicos localizados nesse ponto, acende-se uma luz muito forte que ilumina um dos automóveis que fazem parte dos veículos que Juanito, como mecânico, tem que reparar. Instintivamente Juan gira e aponta seu celular para o ponto de onde provém a forte luz e o enquadra com a câmara do dispositivo. A luz é muito intensa e cria um forte halo que impede de ver a forma real e qual é a fonte desta luz. Depois de pouco mais de três segundos, a luz se apaga repentinamente; claramente surpreso e confundido pelo ocorrido, Juanito então vaga com seu celular na tentativa de encontrar e filmar qual foi a causa dessa luz, mas não consegue enquadrar nada no escuro céu dessa noite. Momentos depois, a uns vinte segundos, Juanito interrompe a gravação. No dia seguinte, 28 de dezembro de 2024, Juanito me chama para me contar o incrível evento e me conta que o investigador mexicano Arturo Cabello, processando os fotogramas do vídeo realizado no dia anterior, identificou a esfera que tinha sido fonte dessa luz repentina e intensa que o surpreendeu na noite anterior; esfera que, embora invisível devido à escuridão, permanecia no mesmo ponto em que se encontrava quando se iluminou.
Cabello contribuiu para uma mudança na luminosidade do fotograma e deixou visível o que ocultava a escuridão da noite. Na foto vemos o elaborado por Arturo Cabello em que se vêr com bastante clareza a esfera:
Nesse momento também subi a filmagem original que Juanito me havia enviado enquanto isso, e com as mudanças gráficas oportunas no vídeo, identifiquei facilmente a esfera voadora protagonista do fenômeno luminoso que surpreendeu o Juan Manuel.
Esta enésima filmagem do Juanito Juan, testemunha outra das extraordinárias habilidades que possuem estes objetos não deste mundo, que demonstram que são capazes de realizar manifestações verdadeiramente insólitas.
Nas seguintes imagens vêem os fotogramas que mostram o evento.
No fotograma 01 se pode ver o perfil do automóvel que se encontra à direita do Juanito enquanto o enquadra o cemitério que está do outro lado da estrada, sempre à direita.
No fotograma 02 se pode ver como o automóvel ao lado do Juanito se ilumina devido à aparição repentina da forte luz e a variação da luminosidade do panorama de frente é quase imperceptível.
No fotograma 03 se vê a fonte da mencionada luz focada por Juanito um instante antes de que se apagasse e, o fotograma 04 é o imediatamente seguinte, no qual se apaga a luz e que aparentemente não contém nada.
Os cinco pequenos pontos de luz que se pode ver ligeiramente à direita mais abaixo, é uma aberração óptica chamada "lens flare" que é o reflexo da fonte de luz nas lentes do dispositivo:
Se nos fixarmos nos fotogramas do vídeo processado, aparece claramente a presença da fonte de luz que surpreendeu o Juanito Juan, quer dizer, uma esfera voadora que, depois de apagar-se, não se moveu de sua posição. Dos dois fotogramas se evidencia que se encontra exatamente na mesma posição; ao lado também uma ampliação da mesma:
Como se mencionou, logo depois de que a luz desaparece, Juanito perambula com seu celular procurando a fonte desconhecida, mas não pode ver nada. Felizmente, durante estes movimentos erráticos, a câmara consegue enquadrar o local onde ainda estava presente a esfera e no processamento, se pode ver com bastante nitidez.
Continuando, vemos o fotograma original, o processado e também a ampliação:
Este novo e extraordinário vídeo do Juanito Juan podemos ver, que seja em original como com nas diversas elaborações contribuídas, no seguinte enlace, onde por certo, relata-se o escrito nos parágrafos precedentes:
Sante Pagani pôde realizar as análises oportunas no vídeo original e, continuando, podemos ver os resultados destas verificações.
Bom acompanhamento.
P. G. Caria.
Em 15.01.24
VÍDEO do Juanito Juan 27 de dezembro de 2023
ESFERA METALICA QUE SE ILUMINA
(Por Sante Pagano)
ANÁLISE DOS METADADOS
Ao analisar os metadados comprovei que não foram manipulados, além disso contêm todos os dados principais que deve conter um clipe exceto a fonte da filmagem, que provavelmente se perdeu devido a um engano ao copiar e transferir o arquivo. Entretanto, depois de uma análise cuidadosa, parece que o vídeo foi gravado com um "Galaxy S23 Ultra", o mesmo dispositivo de captura que está acostumado a utilizar Juanito Juan. Todos os parâmetros correspondem aos que gera habitualmente esta câmara, incluídas as configurações de captura predeterminadas. Entre eles, a presença do código único gerado pela câmara, quer dizer, o chamado "Display Matrix", que resultou ser coerente:
Além disso, entre os metadados não há rastro do uso de nenhuma aplicação de edição.
Todas as datas de criação e modificação coincidem. Segundo os metadados, o vídeo foi gravado em 27 de dezembro de 2023 às 05:18 am, tal como afirmou Juanito Juan no Facebook:
ANALSIS GRAFICO.
Teste ELA.
Todos os fotogramas submetidos a análise do nível de engano, não mostraram nenhum rastro de mudanças gráficas posteriores:
ANÁLISE DE OBSERVAÇÃO.
A esfera não parecia ser um dispositivo lançado ao ar e depois recolhido: o objeto demonstra que pode permanecer em suspensão aérea sem estar sustentado por cabos-arames, ou estruturas particulares.
Para determinar isso se utilizaram provas específicas e pontos de referência que aparecem no vídeo; a distância entre a esfera e os cabos telefônicos, por exemplo, demonstra o que se acaba de expor já que não varia de um fotograma a outro, demonstrando portanto que a esfera está em perfeita suspensão aérea estável, não realiza nenhum tipo de movimento. A luz tampouco ilumina nem se choca com obstáculos anômalos como cabos ou estruturas que mantêm o objeto no ar:
Na imagem de acima, a linha vermelha superior indica a localização do cabo telefônico.
ANÁLISE DA LUZ.
O brilho na lente, produzido pela luz da esfera, tem as mesmas características que os produzidos por outras fontes de luz:
A luz produzida pela esfera parece natural e perfeitamente inserida no contexto; alguns pontos de referência demonstram uma interação real e de acordo com ela. Entre estes, temos os cabos telefônicos, que se tornam mais visíveis à medida que esta se intensifica. Mas também e sobretudo temos a estrutura refletivo da Pick-up, que reflete a luz da esfera assim que começa a emiti-la e se pode ver claramente a árrea de maior intensidade da luz que indicamos com a flecha vermelha:
A esfera demonstra que pode emitir luz e refleti-la; de fato, quando não emite luz, graças ao uso de aplicações que modificam alguns parâmetros gráficos se destacou que a esfera se apresenta sob a forma de uma estrutura esférica refletivo:
ANÁLISE DE PÍXELS E BORDAS.
Os pixels da esfera são compatíveis e encaixam de maneira coerente com respeito ao contexto gráfico. Não se evidencia nenhuma anomalia, nem sequer nas bordas do objeto:
CONCLUSÃO.
Das análise, provas e observações aplicadas, se desprende que o documento é autêntico. Além disso, não se detectou alterações gráficas.
Sante Pagano.
Em 15 de Janeiro de 2024
Artigo original:
Anexos:
Em 29.01.2024 - O contato continua.
Em 05.12.2023 - Juanito Juan fotografa duas esferas dentro de casa.