FUNIMA OBRA CRISTICA DO AMOR.
FUNIMA OBRA CRISTICA DO AMOR.
DO CÉU À TERRA
FUNIMA - OBRA CRÍSTICA DO AMOR.
DEDICADO A UM MENSAGEIRO DO UNIVERSO.
VI O NASCIMENTO DO ESPÍRITO MILENAR DESTE JOVEM MENSAGEIRO DE DEUS PROVENIENTE DAS ESTRELAS.
ESTAVA PRESENTE QUANDO O ESPÍRITO SANTO, HÁ MILHÕES DE ANOS DE VOSSO TEMPO, DEU A LUZ A ESTA CENTELHA ETERNA UNIVERSAL DO AMOR, DA JUSTIÇA E DA FRATERNIDADE. ESTE ESPÍRITO, JÁ DESDE OS PRIMEIROS PRANTOS MANIFESTAVA AMOR, SORRISO E DESEJOS DE VIVER.
HOJE ESTÁ PRESENTE EM VOSSO PLANETA. ELE É UMA PARTE DE MIM, ASSIM COMO TODA SUA FAMÍLIA, SEUS PAIS, SEUS IRMÃOS.
OS JOVENS E AS PESSOAS NECESSITADAS DE VOSSO MUNDO AOS QUAIS ELE AJUDA JUNTAMENTE COM SEUS COLABORADORES, SÃO ELES A ALEGRIA DA MÃE TERRA, MINHA SAGRADA ESPOSA.
GIOVANNI! GIOVANNI FILHO, EU VOS AVENÇOU EM NOME DO PAI E DO FILHO COM TODO MEU AMOR INFINITO.
GRAÇAS AO ESPÍRITO SANTO QUE VOS ENGENDROU.
SOU ADONIESIS FILHO E, ATRAVÉS DE VOSSO PAI, QUERO VOS EXPRESSAR MINHA GRATIDÃO, MEU AGRADECIMENTO E MINHA AMIZADE PATERNAL.
PAZ!
Planeta Terra, 14 de Janeiro de 2022.
Às 14:17 horas
G. Bongiovanni.
AS CONQUISTAS ALCANÇADAS POR FUNIMA INTERNACIONAL
CARTA DO PRESIDENTE ANO 2022.
(Por Giovanni Bongiovanni)
Olho para trás no ano 2021 e me projeto em 2022 onde nos esperam novos desafios.
Em um contexto mundial completamente mudado pela pandemia, onde inclusive somente uma ideia se tornou dificultosa, devemos conseguir antes de mais nada confirmar os compromissos adquiridos... Teremos esta força?
Em 2021 dedicamos muita energia principalmente a três grandes projetos.
Fortalecemos nossa presença na Argentina através da sede operativa localizada em Salta, criando uma estrutura formada por pessoas, relações e colaborações. Uma presença constante no território que realiza obras e oferece oportunidades, mudança e evolução. Começamos com projetos relacionados com a água, fonte de vida.
Nosso acompanhamento incentiva o auto/sustento, o cuidado pela saúde e a educação. Em uma das regiões mais pobres do mundo, a selva chaqueña, existem comunidades nativas, que recebem a atenção da ONU e da Cruz Vermelha Internacional. Ainda há altas taxas de mortalidade infantil por desnutrição na atualidade. Em alguns períodos do ano, além do intenso calor e a seca, a população local que vive na fronteira com o rio Pilcomayo deve sobreviver às violentas inundações. A maioria dos caminhos são intransitáveis e um pouco de chuva é o suficiente para molhar esse chão argiloso e criar isolamento; a falta de serviços, segurança e comodidade, fazem com que este território seja inacessível e perigoso.
As comunidades das etnias Wichí e Chorote por mencionar algumas, junto com as crioulas, vivem no completo abandono como em uma realidade surrealista. A enorme diferencia cultural com o resto do mundo em rápida evolução, não dar tempo nem espaço para adaptar-se, alimentando um enorme mal-estar, uma brecha que gera sofrimento, apatia e morte. Viajando por estas regiões, nascem amizades e, o afeto é profundo. Os vividos são momentos intensos: trazer água significa devolver a esperança e mudar as perspectivas de vida e, por este trabalho somos acolhidos com grande gratidão.
Salvamos a vida de centenas de pessoas em 2021, nossas obras que melhoram o acesso à água potável abasteceram as famílias, comunidades e escolas com este precioso bem. Percorremos milhares de quilômetros e construímos poços, redes de água, estruturas de captação de água de chuva em dezenas de comunidades, tais como: Poço El Tigre IV, Poço El Tigre III, Cruce Nuevo, Mora I, Amora II, Pozo El Mulato , Hito 1, El Quebracho, El Pelicano, San Miguel, Los Arenales, Nuova Magdalena, Centro de Salud de Vertiente Chica e Mision La Paz, San Bernardo, Lapacho III, El Alambrado, Las Llanas, La Toma, Las Varas, até por nomear uns poucos. Funima Internacional trabalha propondo-se com humildade e estendendo a mão a quem tem a vontade de agarrá-la, fomentamos a agricultura e todas as formas de auto/abastecimento para sair da apatia que provoca o sofrimento.
Nosso modus operandi é criar uma implicância e participação com todas aquelas realidades locais, fundações, ONGs e instituições que colaboram conosco para alcançar o objetivo. Juntos tratamos de encontrar soluções, métodos de intervenção e prioridades para o bem comum. As dificuldades às vezes parecem intermináveis, mas não render-se e encontrar soluções, é nosso trabalho.
Este é um dos três grandes compromissos que se confirmarão em 2022. Temos uma responsabilidade com todos que não podemos ignorar.
Para conhecer e apoiar nossos projetos de água potável na selva chaqueña, é possível contribuir com uma Doação à página Emergência Hídrica.
Agradeço a nosso pessoal local por seu compromisso: o engenheiro Víctor, Costanza e Vitória que deu a luz a Benjamim em 24 de dezembro.
Em 2021 também nasceu a Fundação Amira, uma organização com domicílio legal na Argentina, para facilitar algumas operações no sítio. Será um sócio chave para nossos projetos. O nome está dedicado a minha filha Amira, quem já desde seus primeiros meses de vida viajou comigo e sua mamãe Bárbara e muitos outros voluntários a Argentina. Meu agradecimento a elas por sua paciência e força.
O segundo grande projeto nos envolve no vasto mundo do café, uma das matérias primas mais comercializadas do mundo. Por este bem morreram centenas de milhares de pessoas, estouraram guerras, se traficou milhares de escravos, surgiram revoluções tanto na América Latina como na África.
Quanto sofrimento gerou? Infinito.
E ainda hoje gera alguns, porque a exploração das terras e dos trabalhadores continua em curso, através de diversas formas de neocolonialismo e capitalismo financeiro, países inteiros estão subjugados pelas grandes potencias. Desta forma a exploração é menos evidente, mais aceitável pelas grandes massas, justificada como parte de um sistema indispensável para a sobrevivência de todos. Mas é falso. Neste sistema não existe a justiça, o direito à vida e a igualdade entre os povos.
Nos países ocidentais, os maiores consumidores de café do mundo, o café gera riqueza, enquanto nos países produtores, só pobreza.
Funima Internacional compra café cru unicamente nas cooperativas sociais integradas por pequenos produtores que estão fora do circuito de exploração das grandes multinacionais.
Nova Esperança é a marca que se criou para apoiar centenas de famílias que trabalham nestas plantações, dignificando-se desta forma através do trabalho.
Da Guatemala e Uganda importamos o café para a Itália onde se torra e é moído antes de ser vendido. O ganho se reaplica em projetos solidários.
Nova Esperança é um projeto apoiado na rastreabilidade das matérias primas, a transparência e a não negociabilidade dos direitos humanos. Fora do mercado global e dentro do mercado do comércio justo, é um comércio que promove a justiça social, econômica e, o desenvolvimento sustentável.
Quem decide comprar este café, além da fina qualidade, decidem fazer uma escolha informada pagando dignamente por um dos produtos que sempre tiveram mais carinho e do qual tanto receberam toda sua vida. Para todos nós, o café é um prazer que acompanha o dia a dia, uma bebida energética imprescindível para enfrentar o dia a dia cada vez mais frenético, composto de obstáculos e desafios.
Esta é a responsabilidade social que deve ter o consumidor.
Para melhorar o mundo devemos começar por nós mesmos.
A maior provocação de 2022 será poder mudar nossos hábitos e deixar de alimentar a rede habitual, deixar de comprar em grandes mercados, grandes marca. Estes fazem partes de um sistema que gera diferenças sociais, pobreza e exploração em todo mundo. Um sistema que tanto odiamos quando se toca nossa liberdade, mas que estamos dispostos a fazer vista grossa quando nos facilita, o estamos alimentando a cada dia através de nossas escolhas egoístas e de conveniência.
Em 2021 nasceu www.nuevaesperanza.it, a loja onde comprar café em vários formatos, moído, mocha e em grão. Também é possível solicitar as máquinas em empréstimo para uso de famílias, bares e locais.
Se pode encontrar outras ideias nos canais sociais Facebook e Instagram.
Uma recordação especial para o Gabriele, um amigo solar, voluntário da Emília Romagna para o Funima Internacional e Nova Esperança que nos deixou em dezembro passado.
O terceiro projeto que viu o maior compromisso de energia e recursos em 2021 e que verá extensões em 2022 tem sua sede na Itália. Múltiplos programas e intervenções: da assistência às classes mais vulneráveis que caíram em uma situação de pobreza e precariedade agravada pela pandemia mundial; as atividades sociais e de reinserção social de meninos e adultos italianos e estrangeiros; acompanhando a jovens, mães, famílias, com programas de educação para pais; apoio psicológico; até projetos de educação informal direcionados a jovens.
A nova sede em Palermo nos deu a oportunidade de estar mais presentes nesta cidade que escolhemos como capital do sul de nosso país, símbolo de hospitalidade, de culturas que se entrelaçaram com o passar do tempo, gerando esse encanto e essa peculiaridade típica de uma civilização multiétnica e multicultural.
Rico em contrastes e contradições, não está isento de dificuldades de integração em um contexto onde a separação, a precariedade trabalhista, a ignorância e o abandono são fortes. Os problemas sociais que surgem de um contexto similar são muito graves.
A intervenção estatal é débil e desorganizada, gerando desconfiança e desilusão por parte de seus cidadãos. Há muitas associações privadas e cooperativas, que se unem em colaboração para oferecer oportunidades e serviços.
Em mês de julho passado, organizamos um grande evento que contou com a participação de 300 pessoas entre voluntários, colaboradores e simpatizantes da Funima Internacional que visitaram o distrito da Albergheria, usualmente conhecido por albergar o histórico mercado de Ballarò. A visita ao bairro teve como objetivo mostrar a nossos grupos de apoio o contexto local e conhecer as realidades sociais que o compõem.
Este bairro é um dos símbolos da cidade e o principal âmbito sobre o qual estamos intervindo em colaboração com as associações e instituições locais.
Até ha alguns anos se considerava um autêntico gueto, já que apesar da presença de uma classe social que acreditava na remodelação total do fascinante bairro e de algumas ruas, entre os mais atrativos, o contexto, sobre tudo dos lugares menos frequentados , manteve-se tal qual.
O abandono, a pobreza, a degradação e uma alta concentração de imigrantes contrastam com os monumentos históricos, a arte e a cultura e com as escolas. A Albergheria se une à Kalsa, El Capo e Castellammare e formam o maior centro histórico da Europa cujos estudos sócio/antropológicos o definiram como um contexto único no mundo.
Em 2022, é importante acima de tudo, fortalecer estas intervenções e depois pensar em criar novas colaborações.
Para participar com uma doação é só clicar no seguinte link:
https://funimainternational.org/come-aiutarci/dona-ora/ indicando no motivo do pagamento o nome de um dos projetos que desejas apoiar.
Para participar de atividades de voluntariado nos escreva a segreteria@funimainternational.org e lhe indicaremos o grupo operativo mais próximo a você.
Entre os desafios já mencionados, em 2022 chega uma iniciativa de arrecadação de fundos que também promove a saúde e a sustentabilidade.
Chama-se Projeto Mediterrâneo - biológico, sustentável, solidário.
Progetto Mediterraneo é a marca de produtos de alimentação ecológica da Funima Internacional em que somente encontrará qualidade procedente de uma cadeia de fornecimento respeitosa com o meio ambiente e o trabalho; matérias primas procedentes da agricultura ecológica principalmente de origem Siciliana. Massas e farinhas, incluindo grãos antigos, cereais, leguminosas, óleo, molhos, condimentos, geleias, pesto, cremes doces e salgadas, bolachas, frutos secos e muito mais. Os produtos do Progetto Mediterraneo estão disponíveis exclusivamente na loja própria da Funima International e em breve, online: www.progettomediterraneo.bio
Isso garante que cada compra será um gesto solidário que apoia o trabalho social da Funima Internacional. A iniciativa nasceu para apoiar os projetos que a associação está planejando nos países ribeirinhos do Mediterrâneo e tem sua sede principalmente na Sicília, o coração de nosso mar.
Projeto Mediterrâneo oferece a possibilidade com as compras diárias, de tomar consciência e não só produtos, também projetos que melhorarão a vida de todos.
Trabalhamos para construir uma sociedade fundada em valores éticos universais, que situa a solidariedade e a cooperação acima de tudo.
Em 2022 Funima Internacional quer continuar sendo portadora de luz, de mudança, desse contágio positivo que promove ações totalmente a favor da vida e com respeito por todos.
Queremos proteger as crianças e ajudá-los a crescer com uma educação saudável porque serão os adultos do manhã. Ajudar aos pais, e em todo caso a todo indivíduo adulto, a transcender-se a si mesmos e enfrentar esses modelos doentios condicionados pelo contexto no qual nascem.
Queremos apoiar os jovens, promover o estudo, a auto/realização através do trabalho, o esporte, a arte, o ativismo. Queremos promover o conhecimento das leis universais da vida, e de todas as dinâmicas do mundo para compreender melhor o que nos rodeia. Queremos definir o propósito da vida e impulsionar a evolução.
Em 12 de Janeiro de 2022.
Giovanni Bongiovanni.
Presidente da Fundação
Funima Internacional Onlus.
Artigo original:
Visita:
Escreve a: Cel:
Em anexo, artigos anteriores:
Em 14.10.21 - A Rosa das obras Crísticas da Funima.
Em 20.09.21 - As ações são sinais de Deus.
Em 24.09.21 - A imparável obra Crística da Funima.
Em 30.05.21 - Funima Obra Crística. (Em Espanhol)
Em 16.04.21 - Vídeo: Inauguração água do céu para “Hito 1”.
Em 14.04.21 - Funima e o bem de um filho da terra e do sol.
Em 22.11.20 - Bosque chaqueño. Funima International em apoio a uma nova .comunidade. El Quebracho. (Em Espanhol)
Em 27.10.20 - Socorro de Amor.
Em 11.09.20 - As Ações que contam.
Em 24.06.20 - Funima mas além da meta.
Em 16.04.20 - A água que dar vida aos sedentos!
Em 18.03.20 - Funima: A coragem da verdade.
Em 06.03.20 - O socorro de Amor da Funima não se detém!
Em 19.02.20 - Funima O socorro de Amor incontível.
Em 13.01.20 - A Água de chuva da Funima para os necessitados.