DO CÉU À TERRA.
DO CÉU À TERRA.
FORA DOS MUROS DESTA CIDADELA.
MUITÍSSIMOS HOMENS PENSAM QUE DAR SUSTENTO E ENERGIA À PRÓPRIA FAMÍLIA É SUFICIENTE PARA SER UMA PESSOA ESTIMÁVEL E AROMADA DE JUSTIÇA.
ACREDITAM QUE PERMANECER NA ROTINA DE UMA VIDA FEITA DE TRABALHO, DE RECREIO E DE TELEVISÃO, É A ÚNICA ESCOLHA QUE RESTA AO HOMEM.
DEIXAR UMA HERANÇA ECONÔMICA E EDUCATIVA A SEUS FILHOS É A MÁXIMA ASPIRAÇÃO DE TODO BOM CIDADÃO.
ESQUECEM QUE FORA DE SUA PRÓPRIA CASA ESTÁ A SOCIEDADE VIOLENTA, INJUSTA E SEM CIVILIZAÇÃO QUE TAMBÉM ESPERA A SEU FILHO E A SEU FUTURO.
SAIR DOS PRÓPRIOS MUROS E DO PRÓPRIO MUNDO EGOÍSTA SE TORNA FATIGANTE E DESAGRADÁVEL PORQUE SE VAI AO ENCONTRO DE PROBLEMAS E SACRIFÍCIOS QUE POUCOS, POUQUÍSSIMOS, ESTÃO DISPOSTOS A CONFRONTAR.
SAIR DA PRÓPRIA CIDADELA É PROJETAR-SE EM UMA VISÃO DO MUNDO NÃO CIRCUNSCRITA À PRÓPRIA “SEITA”, QUE É A FAMÍLIA, ESTENDENDO-A A TODA A SOCIEDADE HUMANA.
QUANDO NOS OUTROS VEJAMOS A NOSSOS PRÓPRIOS FILHOS, A NOSSAS MULHERES, A NOSSOS IRMÃOS, ENTÃO NÃO SERÁ IMPOSSÍVEL CONSTRUIR UMA CIVILIZAÇÃO DIGNA DESSE NOME. EU NÃO QUERO QUE AMANHÃ MEU FILHO ME REPROVE POR NÃO TER FEITO NADA PARA EDIFICAR UM MUNDO MELHOR. NÃO PODERIA SUPORTAR SUA ACUSAÇÃO POR NÃO TER LUTADO POR ELE E POR SUA FELICIDADE MATERIAL E ESPIRITUAL.
A GERAÇÃO PASSADA NÃO DEIXOU UMA HERANÇA POSITIVA À GERAÇÃO DE HOJE, E OS JOVENS FORAM ARRASTADOS AO REDEMOINHO DA DROGA E DA MORTE. OS IDEAIS DOS JOVENS FORAM SUFOCADOS PELO PODER TEMPORÁRIO QUE OS ENREDOU EM UMA TRAMA DE VÍCIOS E DEGENERAÇÕES.
OS EXEMPLOS DOS PAIS, TÃO FREQÜENTEMENTE PRIVADOS DE SUFICIENTES COERÊNCIAS POSITIVAS, APAGARAM-NOS, DEBILITANDO-OS EM SUA MORAL E NOS ATRIBUTOS ESPIRITUAIS QUE VENCEM AO MUNDO E A SUAS TENTAÇÕES.
DESSA MANEIRA OS JOVENS ESTÃO ABANDONADOS A MERCÊ DE SUAS FRAQUEZAS, ENTREGUES À MORTE PELA DROGA, OS JOGOS E O DESENFREIO MATERIAL.
OS PRINCÍPIOS QUE ALIMENTAM AO CORAÇÃO E À ESPERANÇA DO HOMEM FICAM EM LETRA MORTA PORQUE TODO NÚCLEO FAMILIAR ESTÁ VINCULADO A SEU PRÓPRIO PROVEITO E, MUITO FREQUENTEMENTE, AO PRÓPRIO INTERESSE EGOÍSTA. ALTRUÍSMO, GENEROSIDADE, RIQUEZA DE ESPÍRITO E DE AMOR SÃO UMA UTOPIA, UMA QUIMERA DIFÍCIL DE ALCANÇAR E DE SUSTENTAR PARA QUEM NÃO TEM TIDO OUTROS MESTRES QUE A CORRUPÇÃO, AS GUERRAS, A PREPOTÊNCIA, AS INJUSTIÇAS, AS DEGENERAÇÕES, A BAIXEZA E TODAS AS LOUCURAS QUE LEVARAM AO SER HUMANO AO INFERNO DESTA EXISTÊNCIA.
O AMOR, A PAZ E A JUSTIÇA SE TORNAM IMPRATICÁVEIS EM UM MUNDO NO QUAL SOMENTE FERMENTA A IRRACIONAL LEI DO MAIS ARDILOSO, DO MAIS FORTE, DO MAIS CORRUPTO.
FORA DOS MUROS DESTA CIDADELA HUMANA HÁ IMAGENS E CONHECIMENTOS QUE TORNAM O HOMEM UM SER CONSCIENTE A SERVIÇO DE SEU PRÓXIMO E DE TODAS AS COISAS CRIADAS.
SAIR DA PRÓPRIA PORTA PARA ANDAR PELOS CAMINHOS DA SABEDORIA E DA VERDADE É O ÚNICO CAMINHO QUE CONDUZ AO TOPO DA RESPONSABILIDADE PARA SI MESMO E PARA SEUS SEMELHANTES.
DISSO FALARAM CRISTO E TODOS OS QUE SÃO HABITÁCULOS CONSCIENTES DE SUA LUZ DEIFICANTE.
G. Bongiovanni.
Porto S. Elpidio - Itália, 21 de Abril de 1991.
Na Arca 03.