DO CÉU À TERRA.
DO CÉU À TERRA.
AINDA MAIS BARBÁRIE HUMANA.
ESCREVI EM 15 DE FEVEREIRO DE 2010:
AINDA, MAIS BARBÁRIDADE HUMANA.
TAMBÉM ISTO É UM SINAL DO APOCALIPSE
Giorgio Bongiovanni.__
Esigmatizado
Sant’Elpidio a Mare – Itália 15 de Fevereiro de 2010.
VIDEO SOCK: NIGERIA – O EXÉRCITO MASSACRA CIVIS INOCENTES.
Impactante vídeo da polícia nigeriana fuzilando civis.
Estavam desarmados. Faziam atirar-se ao solo e lhes disparavam no peito e cabeça.
As imagens de civil sendo executados a plena luz do dia e em público, por mãos de policiais e soldados nigerianos no ano passado, foram divulgados ontem em um vídeo filmado pelos mesmo uniformizados, e ao qual teve acesso a cadeia comunicação Al Jazeera.
A fita põe em evidência a participação das forças de segurança na matança de civis desarmados no violento país africano.
Ao redor de mil pessoas foram massacradas entre julho e agosto de 2009, no marco dos combates entre as forças e grupo islâmico Boko Haram que busca impor La Sharía (lei islâmica) no país. Mas segundo o vídeo a maioria dessas mortes ocorreram quando os combates já haviam terminado.
Boko Haram, que significa “a educação ocidental está proibida”, chama – a impor em todo o país uma estrita interpretação da lei islâmica, inclusive sobre aqueles que não são mulçumanos. As 155 milhões de pessoas que vivem na Nigéria o país mais populoso da África, estão divididos em cristão que dominam o Sul, e mulçumanos no Norte do país.
A Sharia já rege em 12 províncias ou estados do Norte da Nigéria, depois que o país voltou a ter um governo civil em 1990, depois de anos de ditadura militar. Os confrontos do ano passado ocorreram depois que supostos membros do Boko Haram armados com facões, facas, flechas e explosivos caseiro, atacaram funcionários e edifícios da polícia.
A represália da polícia e militares foi brutal. Depois dos combates as forças de segurança fizeram uma operação de rastreamento casa por casa, o que culminou na detenção de civis ao azar. No vídeo que divulgou a Al Jazeera ontem, um número não preciso de homens desarmados, alguns deles decapitados e em muletas, são obrigados a se jogar ao solo com a boca para baixo em plena rua. Em seguida são executados sem a menor piedade.
Quando um dos policiais se dispõe a executar uma das vítimas com um tiro na cabeça, se escuta a voz de outro oficial que grita: “Atire no peito, na cabeça não, pois eu quero seu chapéu”. O verdugo cumpre a ordem. A outra das vítimas a obrigam a “se sentar apropriadamente” para lhe tirar uma foto antes de lhe dar um tiro. Um respeitado líder comunitário Baba Fugo Mohammed, também foi assassinado, segundo sua família. Fugo era sogro de Mohammed Yusuf, o líder do Boko Haram. Agora estão desaparecidos.
O governo está investigando a matança depois que as autoridades reconheceram que se tinham levado a cabo execuções extrajudiciais. Mas o governo nigeriano apenas tem poder sobre um país em caus. Ontem a Assembleia Nacional da Nigéria autorizou a que o vice-presidente Goodluck Jonathan tome as funções de chefe interino do Governo até o regresso do presidente Umaru Yar’Adua de 78 anos, que se encontra hospitalizado na Arábia Saudita devido a uma infecção cardíaca.
Link:
http://www.youtube.com/watch?v=T1hc1zKnLr0