LUÍS BARROS

BIO

Luís Barros é conhecido pelos apreciadores de rock principalmente como baterista e compositor dos Tarantula, a mais carismática banda de hard & heavy portuguesa. Mas o seu curriculum musical abrange diversas outras vertentes, como as de produtor, técnico de som e professor, nas quais tem desenvolvido um trabalho que o leva a ser presença assídua em algumas das mais importantes salas de espectáculos do país.

Nascido em 1968 em Vila Nova de Gaia, Luís Barros tinha apenas 13 anos quando fundou, com o seu irmão Paulo Barros, os Mac Zac, rebaptizados pouco depois como Tarantula.

A qualidade da música da banda rapidamente despertou atenções, inclusive na Alemanha, mas a oportunidade para lançar o primeiro álbum só surgiria em 1987. Foi nesta época que Luís e Paulo Barros começaram a dar aulas de música, actividade que mantiveram e que anos depois resultaria na fundação da Rock'n'School.

Quando a banda preparava o seu terceiro álbum, Tarantula III (1993), os irmãos Barros criaram o seu próprio estúdio, o Rec'n'Roll Studio, onde já gravaram dezenas de bandas portuguesas dos mais diversos géneros, muitas das quais tendo como produtor o próprio Luís Barros.

A sua carreira como produtor e técnico de som inclui igualmente experiências internacionais, nomeadamente nos estúdios LCM Records, em São Paulo (Brasil), e nos lendários Area 51, em Hanover (Alemanha).

Em Portugal, Luís Barros assumiu as funções de técnico de som e stage management em numerosos espectáculos, realizados em espaços como o Coliseu do Porto, Teatro Rivoli, Teatro Sá da Bandeira, Pavilhão Atlântico ou Pavilhão Rosa Mota, além de ter sido coordenador da equipa de áudio na edição de 2004 do Rock in Rio Lisboa.

Desde Novembro de 2004, Luís Barros desempenha as funções de stage management/direcção técnica de espectáculos no Coliseu do Porto.