Um dos principais diferenciais do tratamento da ansiedade por meio da hipnose clínica se refere a identificação das verdadeiras causas que levam o paciente a ficar nesse estado. Durante as sessões de hipnose clínica, os hipnoterapeutas não se limitam a tratar os sintomas que causam a ansiedade, pelo contrário, o nosso papel é ir até a origem do problema afim de minimizar os danos causados na vida dos pacientes devido a esse distúrbio emocional.
A pessoa sofre de ansiedade aprende a sair do estado de alerta, a buscar o relaxamento e o repouso da mente. Dessa forma, os níveis de ansiedade diminuem até deixarem de ser um problema.
E a técnica ainda vai além. Auxiliamos o paciente a fazer uma reprogramação mental, ou seja, aprender a controlar seus pensamentos de maneira a eliminar atitudes negativas. Dessa forma, ele passa a encarar melhor seus problemas, recuperando assim a qualidade de vida.
O tratamento para o TOC deve começar assim que o paciente receber o diagnóstico, o que costuma acontecer cerca de nove ano depois de ter manifestado os primeiros sintomas. O médico é que irá definir que tipo de tratamento utilizar, o que dependerá muito da gravidade do transtorno. Em alguns casos, são receitados remédios como antidepressivos, mas em muitas situações o paciente é encaminhado para terapias como a hipnose, que se concentra em reprogramar a mente do indivíduo, tirando dela todos os registros relacionados a doença. A hipnose é indicada ainda para casos em que o transtorno não chega a atrapalhar a vida do paciente, como forma de prevenção para que o problema não venha a se agravar.
No caso da síndrome do pânico o método é aplicado de forma progressiva sem a necessidade do uso de medicamentos, além de ser pouco invasivo.
A partir da hipnose clínica é possível encontrar o foco do problema e ressignificar o que chamamos de trauma. Isso significa que a terapia age diretamente no que causou o medo excessivo, que pode ser uma experiência da infância ou qualquer outra situação mais recente.