Carla Barros Lourenço é professora de português e alemão e possui um mestrado em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade Católica Portuguesa e uma licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, Estudos Portugueses e Alemães, Universidade Nova de Lisboa. Atualmente, é Chefe da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas - ERTE, da Direção-Geral de Educação. É membro de grupos de trabalho da Comissão Europeia e da European Schoolnet na área da Educação Digital. Na sua atividade profissional, coordenou, colaborou e realizou atividades, projetos e formação na área da integração curricular das tecnologias digitais, bem como ao nível do desenvolvimento da inovação pedagógica através da utilização de ambientes digitais no processo de ensino e aprendizagem, com vista a promover o sucesso educativo e a inclusão escolar.
Fernando Manuel Franco faz parte da Equipe de ERTE, Equipa de Recursos e Tecnologias Digitais, da DGE, desde 2013. Tem uma Licenciatura em Geografia. Professor há 42 anos do Ensino Básico e Secundário. Algumas das posições mais relevantes na escola foram: Diretor da Escola/Agrupamento durante 8 anos, Presidente da Conselho Pedagógico, Presidente do Conselho Geral da Escola, Responsável pelas infraestruturas TIC da Escola, Representante das Escolas no Conselho Municipal de Educação, Membro da Comissão Pedagógica do Concelho de Vila Franca de Xira, membro da equipe do Centro de Recursos, Coordenador de Projetos europeus. Na equipa ERTE foi Coordenador Nacional dos Projetos Europeus, inGenious, Creative Classroom Lab, CoLab e L2C. Coordenou ainda o projeto Nacional da Edulabs - Tablets nas escolas. Esteve envolvido no projeto eTwinning, e foi membro da equipa responsável pela produção de Webinars da DGE. Atualmente é o Coordenador Nacional do Projeto da EUN, MenSI (Mentoring for School Improvement) e pertence igualmente à Equipa do Plano de Transição Digital, da Capacitação Digital das Escolas, e faz parte da equipa do Projeto dos Manuais Digitais e da iniciativa LED.
Investigadora integrada na UID-FCT nº 4372, Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D) - Universidade Aberta (Portugal) (https://lead.uab.pt/). É doutorada em Ciências da Educação, na área de conhecimento da Linguagem e Educação Digital, pela Universidade de São Paulo (USP), desde 2017. Tem um Pós-Doutoramento em Tecnologia Educativa no Centro de Investigação em Educação Básica do Instituto Politécnico de Bragança (CIEB), Portugal, com investigação na área das competências digitais docente, concluído em 2021. Tem especialização em Tecnologias Educativas, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil e licenciatura em Pedagogia. Desde setembro de 2020, é Professora Adjunta no Departamento de Tecnologia Educativa e Gestão da Informação da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, Portugal e do Departamento de Comunicação e Arte da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal. Professora auxiliar convidada do curso de mestrado em Ensino de Informática da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade dos Açores, Portugal. É investigadora integrada no Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D), da Universidade Aberta, desde fevereiro de 2024 e membro integrado regular do Núcleo Interdisciplinar do Adolescente e da Criança (NICA), da Universidade dos Açores, fazendo parte da Comissão Coordenadora Científica e participando nas atividades de investigação e divulgação desenvolvidas no âmbito deste Núcleo de Investigação. É membro colaborador do Centro de Investigação em Educação Básica (CIEB), do Instituto Politécnico de Bragança. Participou como investigadora no projeto Active methodologies and technologies in teacher training, da Universidade Adventista de São Paulo, Brasil. É formadora na área das TIC e da Tecnologia Educativa, desde 2000 e colabora com várias instituições na formação de professores, nacionais e internacionais. Publicou um livro, vários capítulos de livros, artigos em revistas e comunicações em conferências internacionais e nacionais na área da Educação. Pertence a comités científicos de conferências internacionais e nacionais, com os quais colabora na avaliação de artigos científicos. Interessa-se pela área das tecnologias na educação, pensamento computacional, programação e robótica educativa, tecnologias aplicadas à educação especial, e-learning, metodologias ativas, formação de professores.
Licenciatura em ensino Francês Português e possui um mestrado em Ciências da Educação, Tecnologia Educativa, pelas universidades de Aveiro, Mons (bélgica) e valenciennes (França). Tem também um doutoramento em didática e eLearning e é membro do ICEM Conselho Internacional de Educação para os Media, sendo, neste momento, a presidente da organização.
Docente dos ensinos Básico e secundário há 40 anos, exerce, ainda, funções de docente no Ensino Superior. É formadora de professores e formadores do CCPFC (Conselho Científico-pedagógico de Formação Contínua) desde 1996, altura em que iniciou também formação contínua de professores, na modalidade "a distãncia". É investigadora na Universidade de Aveiro, pelo CIDTFF (Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores).
Licenciado em Informática Ensino pela Universidade da Beira Interior, Mestre em Comunicação Multimédia - Ramo Multimédia Interativo pela Universidade de Aveiro e Doutorado em Multimédia em Educação da Universidade de Aveiro.
Atualmente é docente do Departamento de Comunicação e Arte na Universidade de Aveiro. Colabora também com várias empresas de referência da área da Tecnologia, como consultor. Tem experiência profissional na docência e também no desenvolvimento web e mobile, gestão de projetos web e formação e consultoria em contexto empresarial. Tem publicado no domínio das Tecnologias e na área da Educação e tecnologia (M-Learning, Utilização de redes sociais no ensino e utilização de plataformas de e-learning). Tem participado ativamente em projetos nacionais nomeadamente na utilização da programação e robótica no ensino e mais recentemente na utilização de plataformas de IA (Inteligência Artificial).
Filipe T. Moreira – Professor Adjunto Convidado no Instituto Politécnico da Guarda e Investigador Integrado no Techn&Art - Centro de Tecnologia, Restauro e Valorização das Artes e Investigador Colaborador no Digimedia - Digital Media and Interaction Research Centre da Universidade de Aveiro. Enquanto investigador, tem-se dedicado à área das tecnologias para educação e os seus potenciais e desafios. Neste âmbito tem participado e desenvolvido projetos nacionais e internacionais.
É autor e coautor de vários artigos, capítulos e livros dobre as tecnologias para a educação e revisor científicos em diversas revistas e congressos da especialidade.
É professora do 1º Ciclo do Ensino Básico e exerce funções no Agrupamento de Escolas Gonçalo Nunes, em Barcelos.
Tem a licenciatura em Professores do Ensino Básico, variante de Matemática/ Ciências da Natureza, pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança e o Mestrado em TIC na Educação e Formação, pela mesma instituição. Tem participado em projetos a nível nacional e internacional, no âmbito das Tecnologias Digitais e ganhou alguns prémios de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido.
Publicou recentemente, em coautoria , o ebook "Explorando a Inteligência Artificial: Práticas educativas para o 1.º Ciclo do Ensino Básico"
https://www.pimentacultural.com/livro/explorando-inteligencia
Educadora de Infância de formação, apaixonada, inovadora e reconhecida pela sua dedicação e criatividade no campo da educação.
Contadora de histórias.
Empreendedora e sonhadora.
Presidente da Associação Desenvolver o Talento.
Representante da plataforma editorial EMIND em Portugal.
Com uma carreira marcada pela inovação, Tiago Caldeira é um empresário e engenheiro português com mais de 20 anos de experiência em robótica e Inteligência Artificial.
Com mais de 100 startups lançadas e prémios como o "Change Leader 4.0" e "Staff of the Year", Tiago é uma figura proeminente na cena tecnológica de Portugal e dos Emirados Árabes Unidos.
Como fundador de um grupo de empresas que desenvolve soluções inovadoras com inteligência artificial, Tiago tem trabalhado para promover a educação e o desenvolvimento das novas gerações usando a tecnologia.
Atualmente, além dos projetos empresariais, é Consultor Tecnológico no Governo de Abu Dhabi.
Professor da Escola Secundária Leal da Câmara (Sintra) e coordenador interconcelhio da Rede de Bibliotecas Escolares (concelho de Cascais). Formador de professores nas áreas das Tecnologias Educativas e das Bibliotecas Escolares desde 2000. Editor do repositório «Apps para Educação» (https://appseducacao.rbe.mec.pt) e gestor e editor da plataforma MILD - Manual de Instruções para a Literacia Digital (https://mild.rbe.mec.pt). Tem vários artigos publicados em livros, jornais e revistas sobre tecnologias educativas, inteligência artificial na educação, leitura e bibliotecas escolares. Frequenta atualmente o doutoramento em Ciências da Comunicação
Professor na Escola Superior de Educação de Coimbra e na Coimbra Business School do Politécnico de Coimbra. Investigador integrado em tecnologia educativa e formação de professores/práticas pedagógicas no Centro de Investigação, Educação, Formação e Intervenção (NIEFI - ESEC) e no Centro de Investigação e Inovação em Educação (InED) da ESE do Politécnico do Porto. Colabora com o Grupo de Pesquisa e Formação de Professores e Tecnologias Educacionais do Instituto Superior de Educação no Rio de Janeiro e lidera o Núcleo de Pesquisa e Pesquisa em Tecnologia Educacional Luso-Brasileiro - NIPTecEDU.
Faz parte das redes internacionais, Digital Literacy Skills and Practices in the Early Years (DigiLitEY) e a International Collaborative Action Research Network.
Há 9 anos coordena o Projeto SUPERTABi (transformando práticas pedagógicas através da utilização de modelos pedagógicos centrados no aluno mediados por tecnologias móveis, potencializando novos espaços de aprendizagem).