ANTÓNIO José de Magalhães SILVA CARDOSO
Percurso académico
Agregação em Engenharia Civil - Universidade do Porto (1999). Doutoramento em Engenharia Civil - Universidade do Porto (1988). Parte escolar do Mestrado em Mecânica dos Solos - Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (1979). Licenciatura em Engenharia Civil - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (1977).
Percurso profissional
2002-presente: Professor Catedrático (FEUP). 1999-2002: Professor Associado com Agregação (FEUP). 1994-1999: Professor Associado (FEUP). 1988-1994: Professor Auxiliar (FEUP). 1980-1988: Assistente (FEUP). 1978-1980: Assistente Eventual (FEUP). 1976-1978: Monitor (FEUP).
As atividades letiva, de investigação e de consultadoria e prestação de serviços relacionam-se fundamentalmente com a área da Engenharia Civil, particularmente da Geotecnia.
Exerceu a atividade profissional em mais de 50 projetos, quer em território nacional, quer noutros países.
Atividade letiva
Tem desenvolvido a sua atividade docente em diferentes disciplinas/unidades curriculares de cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento, bem como de cursos avançados de 3.º ciclo ou de formação e especialização no domínio da engenharia Civil, em particular da Geotecnia.
Atividade de gestão
Tem desempenhado cargos de gestão universitária no Departamento de Engenharia Civil, na FEUP e na UP, da qual foi Vice-Reitor e membro do Conselho de Gestão, entre outros cargos.
Atualmente, é Diretor do Departamento de Engenharia Civil da FEUP.
Atividade científica
Tem participado em projetos de investigação nacionais e europeus, como coordenador em alguns casos.
Tem colaborado na orientação de teses de doutoramento e de mestrado pré-Bolonha (mais de 20) e de dissertações de mestrado integrado.
Tem participado em júris académicos e noutros júris técnico-científico (mais de 50), na FEUP e noutras instituições como o LNEC, o IST-UL, a FCT-UNL, a FCT-UC, etc..
Integrou as comissões organizadoras e/ou científicas de diversos eventos técnico-científicos, nacionais e internacionais.
Foi diretor da Revista Geotecnia, da Sociedade Portuguesa de Geotecnia.
É autor ou co-autor de cerca de 150 publicações em livros, revistas e atas de reuniões técnico-científicas nacionais e internacionais (seis artigos premiados com prémios nacionais). Proferiu a XXXI Lição Manuel Rocha, em 2014.
Fez parte de comissões de avaliação de cursos do ensino superior, quer no âmbito do CNAVES, quer no âmbito da A3ES, e tem participado em processos de acreditação promovidos pela Ordem do Engenheiros.
Tem participado nas comissões encarregues da elaboração da normalização geotécnica nacional.