Possui Mestrado em Letras: Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Assis (1994) e Doutorado em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Araraquara (2001). Trabalhou de 1987 a 2006 na Universidade Federal de Rondônia. Atualmente, é professora da Universidade Federal de Uberlândia, onde atua na graduação em Letras, no Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários e no Mestrado Profissional em Letras. É líder do Grupo de Pesquisas em Espacialidades Artísticas/CNPq e pesquisadora Produtividade em Pesquisa - CNPq. É líder do GT da ANPOLL Vertentes do Insólito Ficcional. Realizou o Estágio Sênior Pós-Doutoral na Universidade de Coimbra com projeto contemplado com bolsa CAPES. Atualmente faz parte do núcleo de investigadores do Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra. Tem livros, artigos e capítulos de livro publicados, com ênfase nas reflexões sobre o espaço ficcional e sobre a narrativa fantástica; nas questões inerentes à literatura infantil e juvenil e ao letramento literário; bem como nas relações plausíveis entre Teoria Literária e Análise do Discurso.
Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal do Pará (1976), graduação em Direito pela Universidade Federal do Pará (1964), mestrado em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1973) e doutorado em Sociologia da Cultura - Université de Paris IV (Paris-Sorbonne) (1994). Atualmente é professor voluntário da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Artes e Comunicação, pesquisando e atuando com os seguintes temas: Arte, Comunicação, Imaginário, Amazônia, Cultura, Cultura Amazônica, Magistério, Criação Literária, Poesia, Encantaria e Mito.
Escritor e ensaísta peruano, editor da REVISTA PERUANA DE LITERATURA, autor de peças de teatro, como El cielo azul (1993), os romances El periodista (1996) e El Odor del agua. Tem uma coleção de poemas Voces (1998) e um libro de contos El olor del agua (2000) e vários livros de ensaios sobre literatura , história e arte, entre eles Marca: Historias y tradiciones (2003). Organiza anualmente o Colóquio de Literaturas Amazonicas.
Escritora inglesa que recebeu vários prêmios internacionais por seus romances e contos. Entre eles destacam-se o Prêmio de Escritores do Commonwealth, Premio de Primeira Ficção, o Premio “Guardian Fiction” entre outros. Seus livros como A HISTORIA DO VENTRILOQUO, MIGRAÇÃO DE FANTASMAS E SHAPE SHIFTER são objetos de estudo, de dissertações e teses no mundo todo Seu ultimo romance EATING AIR (sem tradução) também tem recebido várias críticas positivas. Melville também aparece em várias antologias de poetas do Caribe.. Nascida na Guyana, seus temas incluem a migração, a presença ameríndia na América do Sul, comunidades sul-americanas na Europa entre outros.
Pauline Melville é também atriz e atuou em séries da BBC e em filmes, como Mona Lisa.
John Milton formou-se em Literatura Inglesa e Espanhol na Universidade de Wales (Swansea) em 1978. Fez seu mestrado pela PUC, São Paulo, em Lingüística Aplicada (1986), e seu doutorado pela Universidade de São Paulo em Literatura Inglesa (1990). Atualmente é Professor Titular em Estudos da Tradução na FFLCH-USP. Pesquisa na área de tradução literária, a sociologia e a história da tradução no Brasil, e a tradução e a adaptação. Completou sua Livre Docência em 1999 e tornou-se Professor Titular em 2012. Foi coordenador do Programa de Pós-graduação em Estudos da Tradução (TRADUSP) (Mestrado e Doutorado) da FFLCH-USP de 2002 a 2015.
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983), mestrado em Educação (1993) e doutorado em Educação, pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), com doutorado Sanduíche no Institut National de Récherche Pédagogique - INRP, Paris-França; Pós-Doutorado realizado na Universidade do Minho, Portugal (2005) e nas Universidades de Campinas e de Coimbra, Portugal (2008/2009). Trabalhou inicialmente na Fundação Universidade de Rondônia/UNIR. Atualmente é Professora Associada Aposentada da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisadora do GPELL (Grupo de Pesquisa do Letramento Literário), no interior do CEALE (Centro de Alfabetização Leitura e Escrita) e do NERA (Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Ações Afirmativas). Coordena o NEPEHLA (Diretório CNPq) - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, História, Letras e Artes: Diversidade Sociocultural, Relações Étnico-raciais em Países de Língua Portuguesa -, que engloba um Projeto de Pesquisa em Rede CNPq e um Programa Mobilidade Internacional CAPES/AULP com a Universidade de Cabo Verde/Uni-CV. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Linguagem, atuando nos seguintes temas: formação de leitores, leitura literária, formação de professores, escolarização, manuais escolares, tensões entre línguas, relações raciais.
Marcelo Valko é psicólogo formado pela UBA e professor universitário e têm dedicado suas pesquisas em relação ao genocídio indígena. Nos últimos vem dando palestras e levando a cada esquina a história não contada das grandes maiorias exploradas. Entre suas obras, temos: Los indios invisibles del Malón de la Paz, Desmonumentar a Roca, Pedagogía de la Desmemoria, Cazadores del poder, Descubri MIENTO entre outras.