Profª. Me. Mônica Maria Silva
Olá, aluno(a). Você sabia que, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o Brasil apresenta o maior índice de depressão e ansiedade dentre os países da América Latina? E que a depressão será a principal causa de afastamento do trabalho?
A partir destes indicadores, faz-se necessário refletir como as organizações, por meio de seus modelos de gestão, têm responsabilidade nestes resultados.
As mudanças constantes no ambiente organizacional dão dinamismo ao mercado, mas também causam incertezas e aumentam a competição entre as organizações. Neste cenário, equipes bem alinhadas e motivadas por uma liderança eficaz podem alcançar produtividade. Mas não é tão fácil encontrar equipes motivadas por um líder inspirador e que conseguem trabalhar unidas. O que está presente, no dia a dia de muitas equipes, são a falta de comunicação, os conflitos e a punição ao erro, tornando os ambientes tóxicos. Em ambientes assim, predominam a alienação e a luta pela sobrevivência. A energia que poderia ser investida em inovação é consumida nessa luta, e as pessoas se sentem esgotadas.
Para que a inovação aconteça, é preciso um ambiente seguro, em que os colaboradores se sintam confiantes para correr riscos e tenham a certeza de que não serão avaliados com padrões rígidos, mesmo quando aparecem desacordos.
A empresa Google é considerada uma das organizações mais disruptivas e inovadoras do mundo, e a segurança psicológica é muito importante para que esse ambiente seja propício à inovação. O trabalho em equipe é mais propício para a construção das melhores soluções e para a criatividade.
Os líderes cometem alguns erros que poderiam ser evitados, esta é uma constatação feita pelo Instituto Gallup (PENDELL, 2019, on-line), com base em pesquisas realizadas. Proponho a você responder às seguintes perguntas definidas pelo Instituto Gallup:
Você tem uma compreensão abrangente dos grupos que mais afetam a capacidade da organização de atingir os seus objetivos?
Você sabe quem são os seus principais clientes e os funcionários mais importantes?
Agora que você os identificou, pergunte-se:
Por que esses clientes e funcionários escolhem a sua empresa?
Por que eles ficam?
Qual é a probabilidade de lealdade futura por parte deles?
Porém, mesmo na Google, foram identificados times que não alcançaram esses resultados. Veja, aluno(a), que o êxito do trabalho, neste tipo de organização, está, intimamente, relacionado com a inovação, a qual se torna uma peça-chave.
Diante de uma situação como essa, a empresa iniciou um projeto chamado Aristóteles, que tinha, como objetivo, identificar quais eram os elementos que contribuíam para que um time fosse perfeito e produtivo.
O resultado foi: a empresa pôde concluir que a convivência entre as pessoas está, diretamente, relacionada com a produtividade. Ou seja, não basta, somente, reunir pessoas muito capacitadas, tecnicamente, para alcançar alto desempenho.
Investir na criação de um ambiente seguro, psicologicamente, é tão importante quanto oferecer um pacote de remuneração atrativo. Esse ambiente traz conforto e tranquilidade para que o trabalho aconteça.
Nesta unidade, você conhecerá o conceito e identificará os diferentes tipos de liderança. Será levado(a) a compreender como um grupo pode ser transformado em uma equipe de alta performance. Para tanto, você terá a oportunidade de estudar o processo grupal e as possibilidades de intervenção dentro deste contexto. Também conhecerá os tipos e a abrangência dos conflitos, os conceitos de negociação e como negociar.