VI SEMINÁRIO INTERNACIONAL VIOLÊNCIA E CONFLITOS SOCIAIS:

FACÇÕES, CRIMES e SEGURANÇA PÚBLICA


19 A 22 DE NOVEMBRO DE 2019 | FORTALEZA - CEARÁ - BRASIL

convidados


O Laboratório de Estudos da Violência (LEV) é um órgão vinculado ao Departamento de Ciências Sociais e ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFC. Está completando 25 anos de uma rica e plural trajetória acadêmica. O LEV surgiu no bojo do processo de abertura democrática pela qual passava a sociedade brasileira. Mais precisamente, em 1994, no contexto em que em diferentes centros de pesquisa eram criados, bem como núcleos, grupos de estudo e outras entidades, que tinham como objeto central a compreensão das diferentes formas de manifestação da violência. Destarte, o LEV esteve ligado desde seus primórdios às redes de pesquisa que compõem o chamado campo de estudos da violência no Brasil.

Os 25 anos do LEV testemunham a importância da construção de um laboratório de ciências sociais no interior da universidade pública, cuja sobrevivência é importante destacar um aspecto, bastante atual, que é depender de um esforço constante e sistemático de busca por recursos para sua manutenção e reprodução no contexto parcerias de pesquisa. Este aspecto tem sido uma grande batalha, contribuindo, por outro lado, fortemente para a sua unidade e seu espírito de grupo.

Uma das principais atividades do LEV nesses seus 25 anos tem sido a realização de seminários, que marcam, profundamente, o seu espírito de diálogo, agregação e troca de ideias. O primeiro seminário em 2009 enfocou as práticas de pesquisa, reunindo metodologias de investigação e temas emergentes, no interior da temática da violência e dos conflitos sociais. O segundo seminário em 2010 abordou e mapeou as práticas de extermínio no Brasil e em alguns países da América Latina e da África, explorando as possibilidades de uma análise sociológica do fenômeno. O terceiro seminário realizado em 2013 enfocou o tema das moralidades, compreendendo que os valores e os supostos da avaliação moral são parte significativa da compreensão dos conflitos e da violência. O quarto seminário em 2014, denominado territórios de negociação, teve o objetivo geral de observar os conflitos em sua dinâmica socioespacial, compreendendo que as práticas de transgressão são localizadas e negociadas em diferentes planos de interação e de segregação que mobilizam marcadores locais e regionais do espaço físico apropriado pelas relações socioculturais humanas. O quinto seminário abordou, fundamentalmente, a problemática da criminalização, do controle e da punição.

No sexto seminário, que será realizado em novembro deste ano, tem como temas centrais as facções, as dinâmicas criminais e a segurança pública no Brasil contemporâneo. As dinâmicas criminais, no Nordeste do Brasil, sofreram com transformações substantivas desde o ano de 2016, quando grupos reconhecidos como facções criminosas começaram a prosperar em prisões e territórios das capitais nordestinas. Em 2016, esta realidade mudou e provocou mudanças substantivas nas maneiras de fazer o crime no Ceará, o que reflete o cenário nordestino. O VI seminário tentará analisar e contribuir na elucidação desta problemática.

Os Seminários Internacionais do LEV fazem parte da consolidação das redes nacionais e internacionais com os mais diversos grupos de pesquisa dedicados aos estudos do crime, da violência e da segurança pública no mundo. São a nossa parcela de contribuição para um trabalho científico que só pode ser de realizado por muitas redes pensantes, pois o trabalho de pesquisa é uma atividade que se insere numa ampla comunidade de esforços e parcerias institucionais.


Prof. César Barreira

Coordenador do LEV

e

Prof. Leonardo Sá

Coordenador Executivo do LEV