Laboratorio de Ecologia de Rios & Córregos

Timothy Moulton | Eugenia Zandonà | Aliny Patricia F. Pires | Vinicius Neres de Lima

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

LERC

Nossas Novidades

Novas publicações!

Foi publicado o Volume Especial da Oecologia Australis sobre Ecologia de Peixes de Riachos. O LERC foi representado no volume publicando 2 artigos. Um deles é sobre o papel dos peixes como recicladores de nutrientes e o outro é sobre o uso de isótopos estáveis em estudos com peixes de riachos.

Os artigos do Volume Especial são em português e bem didáticos, com o objetivo de auxiliar alunos de graduação e pós-graduação. Além dos nossos artigos, também estão publicados artigos de alguns dos nossos colaboradores (Rosana Mazzoni, Luisa Manna e Piatã Marques) e outros muito interessantes.

O link para acesso do volume é https://revistas.ufrj.br/index.php/oa

Aproveitem a leitura e compartilhem!


PPGEE - Semana de Abertura

O Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da UERJ entre os dias 8 e 12 de Agosto irá realizar sua semana de abertura. O evento terá início com a palestra dos Coordenadores do programa, os professores Dr. Bruno Rosado e a Dra. Eugenia Zandonà, e contará com uma aula inaugural ministrada pela Profa. Dra. Swanne Gordon da University of Washington in St. Louis (EUA). Além disso, a aluna Quezia Ramalho, que teve sua dissertação eleita como o melhor texto do ano de 2020, será premiado e apresentará seu trabalho. Os jovens doutores do programa também farão apresentações sobre seus trabalhos. Para mais informações, acompanha a página do programa no instagram @ppgeeuerj.

Apresentações no Forum Internacional sobre peixes Poeciliidae

No dia 26/02/2021, a Profa. Dr. Eugenia Zandonà participou do Forum Internacional sobre peixes da Família Poeciliidae apresentando seu trabalho sobre os modos de provisionamento materno em peixes do gênero Phalloceros. Além disso, o técnico do laboratório Jeferson R. Amaral apresentou parte dos resultados de sua pesquisa de mestrado. O link para essa palestra e outras já se encontram disponíveis no site do evento. Basta clicar abaixo e aproveitar os conteúdos.

Link para palestra Dr. Eugenia Zandonà: Mode of maternal provisioning in the fish genus Phalloceros

Link para outras palestras: https://sulfide-life.info/virtual-forum-program/

Alunos premiados com Bolsas FUNBIO - Conservando o Futuro

No mês de Dezembro de 2020 dois dos nossos alunos foram premiados com a bolsa FUNBIO - Conservando o Futuro. Dentre mais de 400 propostas, apenas 37 foram escolhidas das quais faziam parte os projetos da aluna de doutorado MSc. Tauany Aparecida da Silva Santa Rosa Rodrigues e do mestrando João Luiz de Caires Souza.

"O Programa Bolsas FUNBIO – Conservando o Futuro é uma iniciativa criada para apoiar pesquisas de campo de estudantes de mestrado e doutorado que fazem parte de quatro eixos temáticos: Conservação, manejo e uso sustentável de fauna e flora; Gestão territorial para a proteção da biodiversidade; Mudanças climáticas e conservação da biodiversidade; Recuperação de paisagens e áreas degradadas. Em 2021, o programa conta com o apoio da Eurofins Foundation."

FUNBIO

Para saber mais sobre a bolsa, acesso o site do FUNBIO: https://www.funbio.org.br/bolsasfunbio/

Workshop - Ecologia de Peixes de Riachos

Na semana dos dias 24 e 26/08/20, transmissões com palestras sobre a segunda edição do livro "Ecologia de Peixes de Riacho" aconteceram de forma online na plataforma Zoom e foram disponibilizadas no YouTube. Fazem parte dos autores e palestrantes três integrantes do nosso laboratório: a Profª. Dr. Eugenia Zandonà e suas alunas de doutorado Priscila Cunha e Beatriz Ferreira. No livro, elas foram responsáveis pelo capítulo que trata sobre o papel dos peixes na reciclagem de nutrientes em riachos tropicais. O link para a live com a apresentação de nossas pesquisadoras encontra-se abaixo.

Artigo - Nexo Políticas Públicas

No dia 4/08/20 a Profª. Drª. Aliny Pires participou do quadro "Pergunte a um Pesquisador" do canal Nexo Políticas Públicas. No vídeo ela explica da importância da água em um país com dimensões continentais como o Brasil. O link para o vídeo segue abaixo.

Live Sobre Mulheres e Mães na Ciência no @ppgeeuerj

No dia 9/06/20 a Profª. Drª. Eugenia Zandonà, que é credenciada no Programa de Pós graduação em Ecologia e Evolução da UERJ, participou de uma live com sua aluna de Doutorado Beatriz M. Ferreira na qual o tema Mulheres e Mães na Ciência foi abordado. Este tema é cada vez mais importante para refletirmos sobre nossas pesquisadoras e as potenciais dificuldades que enfrentam no cenário da pesquisa brasileira e mundial. Segue link para a live.