Atividades a decorrer...


Aqui encontra todas as atividades que estão a decorrer....

Se estiveres interessado(a) em participar nas atividades, por favor, manifesta o teu interesse enviando um email para a biblioteca:  becre.rsi@gmail.com. 

Direitos de Autor e Licenças Creative Commons 

Objetivos:

Público-Alvo: 1.º e 2.º CEB

Para saber mais, clique na imagem

Direitos de Autor e Licenças Creative Commons 

Objetivos:

Público-Alvo: 3.º CEB

Para saber mais, clique na imagem

Vozes da Liberdade: Um Olhar Juvenil sobre o 25 de abril através de um Livro!

Objetivo: Promover a compreensão do significado e da importância do 25 de abril de 1974, bem como estimular a criatividade dos alunos na produção de conteúdo multimédia. 

Recursos necessários:

      Livros relacionados com a Revolução do 25 de Abril de 1974, disponíveis nas Bibliotecas Escolares.

      Acesso à internet para utilizar as ferramentas de IA "Ready Player Me" e "Vidnoz".

      Computadores para os alunos criarem os seus avatares e os filmes.

      Os alunos necessitam de uma conta de email.

Público-Alvo: 1.º (3.º e 4.º anos),  2.º e 3.º CEB

Para saber mais, clique na imagem

"Abril a Cores: Explorando a História e a Arte Digital"

Objetivo: Apresentar aos alunos, com idades entre 8 e 12 anos, o contexto histórico da Revolução dos Cravos em Portugal através da leitura do livro "Abril o peixe vermelho" de Marjolaine Leray e da criação de um cartaz digital.

Público-Alvo: 1.o CEB (3.º e 4.º anos) e 2.º CEB

Para saber mais, clique na imagem

Animação do Personagem "O Senhor Ramo" 

Público-Alvo: 1.º e 2.º CEB

Objetivo:

Para saber mais, clique na imagem

Descobre o Amor com o Livro:  "Adivinha Quanto Eu Gosto de Ti" 

Público-Alvo: 1.º CEB

Objetivo:

Duração: 1 hora

Para saber mais, clique na imagem

Quem foi Salgueiro Maia?

3ª feira - 14:30h (1.º CEB-3.º e 4.º anos)

5ª feira - 10:30h (1.º CEB-3.º e 4.º anos)

2ª feira - 12:50h (2.º CEB)

4ª feira: 11:05h e 12:00h (2.º CEB)

Para saber mais, clique na imagem

25 de abril- Conta lá outra vez!

3ª feira - 09:30h (Educação Pré-Escolar e 1.º CEB)


Para saber mais, clique na imagem

Associação de Professores de Latim e Grego (APLG) 

PLANO DE ATIVIDADES       2023-2024

Consulta aqui o Plano de Atividades.  


Educação Pré-Escolar e 1.º CEB 

Com o objetivo de proporcionar mais e melhores aprendizagens, a Direção-Geral da Educação (DGE) disponibiliza, neste espaço, recursos educativos digitais, abertos e interativos, para as áreas curriculares de Ciências Experimentais, Matemática e Português do 1º ciclo do ensino básico.

Estes recursos foram produzidos no âmbito de um projeto cofinanciado pelo POCH, que reuniu especialistas das didáticas específicas e especialistas multimédia, através de uma parceria entre a DGE, o iNOVA Media Lab da Universidade Nova de Lisboa, a Universidade de Aveiro, o Instituto Politécnico de Setúbal e a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Este é o resultado de uma reinterpretação, atualização e adaptação para o formato digital, dos guiões didáticos analógicos produzidos no âmbito da Estratégia Nacional de Formação de professores do 1º ciclo do ensino básico, promovida pelo Ministério da Educação entre 2006 e 2011.

Os recursos englobam um jogo sobre Sustentabilidade e um jogo sobre o Corpo Humano, quatro jogos para a promoção da aprendizagem da leitura e da escrita, dez jogos que percorrem vários temas do currículo de Matemática e diversos recursos para apoiar o ensino experimental das Ciências.

Na Educação pré-escolar também educamos contra a desinformação

A educação pré-escolar é muito importante na formação das crianças, pois é a altura em que elas começam a desenvolver habilidades cognitivas, emocionais e sociais e que são fundamentais no seu futuro. É uma oportunidade para as crianças aprenderem a conviver em grupo, respeitando as diferenças e construindo relações saudáveis.

É essencial nesta etapa escolar começar a combater a desinformação. Ao oferecer um ambiente acolhedor e estimulante, os educadores de infância podem incentivar o pensamento crítico e a curiosidade nas crianças, ajudando-as a se tornarem cidadãos conscientes e informados.

Vivemos numa sociedade cada vez mais complexa e cheia de informações, torna-se fundamental que as crianças aprendam desde cedo a lidar com a desinformação e identificar quais são as informações verdadeiras. Podemos começar na educação pré-escolar esta “luta”, estimulando as crianças a desenvolverem habilidades cognitivas, emocionais e sociais fundamentais para o seu futuro, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e informados, capazes de tomar decisões conscientes e de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e democrática.