Bióloga pela Universidade de São Paulo e fez mestrado em biologia vegetal na Universidade Estadual de Campinas. O doutorado em ecologia da produção e conservação de recursos foi obtido na Wageningen University, Holanda.
Atualmente é professora na Universidade Federal de Santa Catarina, no Departamento de Fitotecnia do Centro de Ciências Agrárias. É credenciada no programa de pós-graduação em Recursos Genéticos Vegetais.
Pós-doutorando (Serrapilheira)
Mestre em Botânica e Doutor em Ecologia pela UNICAMP
Possuo experiência em ecologia funcional de plantas, efeitos de distúrbios em comunidades vegetais e restauração ecológica. Atua nesses temas em ecossistemas florestais e abertos, principalemnte na floresta Amazônia e Cerrado. Atualmente, está focado no desenvolvimento de indicadores ecológicos para monitoramento da integridade da Regeneração Natural na Amazônia. Seu projeto também visa desvendar como o histórico de uso do solo e restrições hídricas afetam a composição floristica e funcionalidade Regeneração Natural.
Graduada em Ciências Biológicas pela UFSC, atualmente mestranda no RGV.
Contato: biancapintomorais@gmail.com
Devido a constante ação antrópica e fragmentação do bioma Mata Atlântica, a recuperação da funcionalidade ecológica se torna necessária. Assim, busco compreender como é o processo de regeneração de espécies no ecossistema de restinga, especificamente da Byrsonima ligustrifolia e testo métodos de propagação eficientes.
Entender os métodos contribui para a produção de mudas nativas da Mata Atlântica para fornecer aos projetos de restauração. Além disso, gosto de treinar e ouvir música brasileira.
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Recursos Genéticos vegetais
Mestra em ciências e Engenheira florestal
Com a crescente preocupação em relação às mudanças climáticas e às consequências das ações humanas, a restauração florestal se tornou uma prioridade global. No entanto, entender como as florestas regeneradas evoluem é crucial, uma vez que elas representam o futuro do nosso planeta. Nesse contexto, no projeto de pesquisa que faço parte exploraremos os efeitos das modificações no solo, paisagem e clima nas trajetórias sucessionais das florestas, com foco especial no bioma Amazônia, conhecido por sua diversidade e importância ecológica.
Doutora em Biologia Vegetal pela UNICAMP
Possuo experiência em dispersão de sementes, redes de interações e restauração ecológica. Atualmente meu projeto investiga como a antropização está afetando as florestas em SC, com a pergunta central: Florestas regenerantes em regiões úmidas tendem a se tornar semelhantes a florestas secas? Está ocorrendo a homogeneização entre as formações florestais em Santa Catarina?
Licenciado em Geografia pela UFJF (2022) e cursando Bacharelado em Geografia pela UFSC (2023-)
Contato: danielalvezbraga@gmail.com
Através do uso de técnicas de inteligência artificial e imagens de alta resolução, mapeio de maneira automatizada a degradação florestal na Amazônia Brasileira. Além disso, estimo a intensidade da degradação e como esta interfere no balanço de carbono por meio de dados LiDAR aerotransportados e de campo. De maneira geral, o mapeamento é realizado para monitorar o processo de concessão florestal em áreas de manejo e cálculo das taxas de carbono florestal. Agora, começo a trabalhar com florestas secundárias no LEMEF – CCA UFSC.
“Organizar dados de maneira independente e inserir uma visão geográfica no meio das Engenharias e Programação”
Graduado em Engenharia Elétrica pela UFSC.
Contato: fred.ferreira.a97@gmail.com
Atuei como mestrando no MAGLAB/UFSC, em problemas de compatibilidade eletromagnetica e simulação de elementos finitos.
Atualmente sou voluntário no LEMEF, onde investigo a aplicação de modelos de IA na Ecologia, com dados provenientes do projeto Regenera.