Realizo o atendimento de furo humanizado exclusivamente em domicílio. Primeiro para não tirar o bebê do seu ambiente, o que já causaria um estresse por si só, segundo porque no puerpério as mamães estão em período de adaptação e pode ser um transtorno sair de casa. Para aplicação de body piercing, o procedimento pode ser realizado no domicílio ou no meu espaço (em breve!)
Uma perfuração na pele ou cartilagem provoca dor. Mas utilizo várias técnicas para o alívio da dor neste momento. Muitos bebês continuam dormindo, o que significa para mim, que não foi tão perceptível. O próprio aplicador já diminui essa dor consideravelmente pois a perfuração é realizada com um brinco de ponta afiada e própria para este fim. Vários estudo comprovam que crioterapia e vibração reduzem a dor e a ansiedade, utilizo esponja massageadora (vibração) e gelo (crioterapia) no lóbulo segundos antes da perfuração. Aromas e sons também são eficazes. E se, mesmo assim, a mamãe ficar insegura, o uso de anestésico tópico local também pode ser usado (com a permissão do pediatra)
Mesmo com todas as técnicas utilizadas, alguns bebês choram sim. Ás vezes nem se trata de dor, pode ser estresse ou a percepção do incômodo da mamãe. Por isso é tão importante que a mãe mantenha-se calma no dia do procedimento.
O ideal é aos 2 meses (após a vacina pentavalente)
Manter a área limpa e seca, não colocar a mão suja ou manipular sem necessidade, higienizar com soro fisiológico e manter alta vigilância com acessórios como laços de cabelo, mantas, fraldas (para não enroscar).