AGENDA
Participe das nossas reuniões, eventos e atividades! Elas são abertas a todas e todos! Informe-se também pelo nosso Instagram: https://www.instagram.com/lehs.uff/
AGENDA
Participe das nossas reuniões, eventos e atividades! Elas são abertas a todas e todos! Informe-se também pelo nosso Instagram: https://www.instagram.com/lehs.uff/
CONFIRA AQUI O CALENDÁRIO DAS REUNIÕES ORDINÁRIAS DO LEHS EM 2024
17 de setembro (terça), das 09:30h às 13h, na Sala 422 Bloco O Gragoatá
22 de outubro (terça), das 09:30h às 13h, na Sala 422 Bloco O Gragoatá
26 de novembro (terça), das 09:30h às 13h, na Sala 422 Bloco O Gragoatá
17 de dezembro (terça), das 09:30h às 13h, na Sala 422 Bloco O Gragoatá
EVENTOS RECENTES
Reunião Ordinária em 22 de agosto de 2024
Imagens da nossa última reunião ordinária com os membros do LEHS que ocorreu no dia 22/08 na UFF Gragoatá. A reunião foi pautada na mobilização do laboratório no que diz respeito às discussões sobre a possível contribuição ao projeto conjunto com a UFRRJ de regularização fundiária da Fazenda Nacional de Santa Cruz (FNSC-RJ).
Reunião Ordinária em 17 de junho de 2024
Como parte das atividades de greve, o LEHS fez a sua reunião ordinária do mês de junho ao lado do piquete montado no Bloco P do IHT-UFF. Foi um momento muito importante para trocas e sugestões referentes às pesquisas em andamento, conselhos e acolhimento nesse momento tão importante para todos que fazem a pós-graduação. Na reunião fizemos a leitura de um capítulo da dissertação em produção de uma das participantes do Laboratório. Além disso, debatemos o primeiro capítulo do livro “Silenciando o Passado” do antropólogo Michel-Rolph Trouillot.
Reunião Ordinária em 21 de maio de 2024
Como parte das atividades de greve, aqui vemos membros do LEHS no nosso encontro e roda de debates em maio de 2024. Nosso principal ponto nesse momento foi debater sobre a importância da greve e os desdobramentos das atividades de greve no Campus UFF-Gragoatá. Além disso, discutimos o capítulo 1 do livro "A interpretação das culturas" de Clifford Geertz, buscando a pertinência das ideias daquele antropólogo para nossas pesquisas em andamento, e fizemos a leitura crítica de um trecho da dissertação em edição do mestrando Bernardo Florentino, integrante do Laboratório.
Atividade de Greve em apoio ao MST
O LEHS, em conjunto com o Centro Acadêmico Ivan Mota Dias (CAIMD) e outras forças do movimento estudantil, celebrou no mês de abril os 40 anos do surgimento do Movimento dos Sem Terra (MST). Com o lema “Lutar, construir reforma agrária popular” o MST é atualmente um dos maiores agrupamentos populares da América Latina, sendo o maior do Brasil, pautando não somente a questão da reforma agrária, tendo como foco a soberania alimentar para todos os brasileiros. Em tempos de pós-política, avanço da extrema-direita, destruição dos direitos dos trabalhadores e sofrendo cada vez mais os efeitos das mudanças climáticas, celebrar a resistência do MST na UFF e no em todo Brasil se faz essencial e um dever de todos.
Para onde vai a História Econômica no Século XXI?
Durante a semana de lançamento do nosso laboratório realizamos o evento “Para onde vai a História Econômica no Século XXI?”, com participação de grandes nomes da historiografia nacional e internacional para questionarmos não somente a estruturação do campo da História Econômica e como esse atuou até o momento, mas para pensarmos quais são os nossos horizontes daqui para frente. O evento ocorreu no Bloco O, no campus Gragoatá, tendo como palestrantes professores Dr. Rafael de Bivar Marquese, Dr. Cezar Honorato e o professor catedrático da Universidade Pública de Navarra (Espanha) Dr. Jose-Miguel Lana Berassain. O evento foi coordenado pela professora Dr. Manoela Pedroza.
Conversa com Historiadorxs X
Inaugurando o lançamento do LEHS na UFF, ocorreu, nas dependências do IHT-UFF, o Conversa com Historiadorxs X em 2 de abril de 2024. No evento, coordenado pela pela professora Manoela Pedroza e mediado pelo mestrando Bernardo Florentino, o professor catedrático da Universidade Pública de Navarra (Espanha) Dr. Jose-Miguel Lana Berassain enunciou a palestra intitulada: Uma história da história social da propriedade: o problema do atraso econômico e seus desdobramentos historiográficos na Espanha. Foi um importante momento de crescimento profissional com a participação de estudantes tanto da graduação como da pós-graduação em história e outros cursos.