Alguns países e algumas Regiões Escoteiras do Brasil, sentindo as dificuldades financeiras de parte do Escotismo e das famílias, para realizar um grande acampamento geral, resolveram propor a realização de acampamentos simultâneos em diversos pontos com a mesma data, valorizando a Fraternidade Escoteira "a distancia". assim surgiu no Rio Grande do Sul a durante dois anos foram realizados os ELOs como sigla de "Escoteiros Locais em Operação.
Algumas Regiões Escoteiras no Brasil, sentindo as dificuldades para realizar um grande acampamento, resolveram propor a realização de acampamentos simultâneos em diversos pontos, valorizando a fraternidade escoteira “à distância”. A iniciativa pioneira foi no Rio Grande do Sul e durante dois anos foram realizados os ELOs, um acrônimo para “Escoteiros Locais em Operação”.
A partir de 1978 começaram a ser realizados os ELOs Nacionais buscando-se inicialmente concentrar numa única data, no terceiro fim de semana de agosto, tendo a primeira experiência nacional resultando em 47 acampamentos interdistritais, com os mais de 4 mil escoteiros e seniores usando o mesmo distintivo e a mesma programação.
Em 1979 a data foi transferida para os dias 21 a 23 de setembro e, pela primeira vez, os lobinhos puderam participar no domingo. Tendo em vista o cancelamento do Jamboree Mundial do Irã, o tema foi o “Join-Jamboree” proposto pela Organização Mundial. Foi a maior atividade escoteira realizada naquele ano na América Latina, reunindo 9.000 participantes, em 62 acampamentos Interdistritais.
Novamente em agosto, em 1980 o 3º ELO Nacional foi realizado de forma internacional sob a denominação de “Campamentos en Cadena”. Várias Associações Escoteiras do continente participaram da atividade, que foi um grande sucesso.
De 18 a 20 de setembro de 1981, tendo como tema central a cultura indígena, o 4º ELO Nacional foi promovido em 60 locais distintos, com 15.000 participantes.
Em 1982 o 5º ELO Nacional, novamente em agosto, teve como tema “Relembrando Brownsea”, comemorando os 75 anos do Escotismo e 125 anos de B-P, com uma programação que lembra o 1º Acampamento.
Ao mesmo tempo em que se realizava o 15º Jamboree Mundial no Canadá, em Alberta, junto às montanhas rochosas, em julho de 1983 foi realizado o 6º ELO Nacional, com a presença de mais de uma centena de Grupos Escoteiros.
De 17 a 19 de agosto de 1984 realizou-se o 7º ELO Nacional, também constituído como o 2º “Campamento em Cadena”, comemorando os 75 anos do Escotismo no continente americano.
Mais de 30 mil pessoas, acampadas em mais de 200 cidades de 1º a 3 de novembro de 1985, homenagearam o “Ano Internacional de Juventude”, na 8ª edição do ELO Nacional e num acampamento internacional, reunindo as Associações Escoteiras do Cone Sul com a da Bolívia.
Em novembro de 1986 o 9º ELO Nacional homenageou a “Paz Mundial”, propiciando atividades comunitárias extremamente ricas, em mais de uma centena de acampamentos Interdistritais de Integração.
O 10º ELO Nacional aconteceu com a realização simultânea na Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e Bolívia, em 1987, constituindo-se no 3º “Campamento em Cadena”, e teve em todos os países o mesmo distintivo, com o tema homenageando os 80 anos do Acampamento de Brownsea.
Constatando-se uma dificuldade de escolha de datas em épocas de menor chuva, face ao tamanho do país, o 11º ELO Nacional, em 1988 foi pela primeira vez realizado com duas datas alternativas com o tema “Conhecendo outras Organizações Juvenis”.
Mais de 15 mil associados participaram, em 1989, do 12º ELO Nacional, que enfatizou no seu programa a sustentabilidade, ou seja, atividades de valorização do meio ambiente.
Homenageando os 490 anos do descobrimento do Brasil, o 13º ELO Nacional, em 1990, teve a participação de mais de 20 mil associados.
O tema “Junto à Comunidade” destaca o distintivo do 14º ELO Nacional, em 1991, com intensas atividades comunitárias.
Os ELOs passaram a ser realizados a cada dois anos, e assim o 15º ELO Nacional foi realizado em 1993, com o tema “Uma Cadeia em Expansão", reforçando o crescimento interno dos Grupos Escoteiros com atividades envolvendo jovens não integrantes do Movimento Escoteiro.
Em 1995, o 16º ELO Nacional comemorou os 50 Anos da ONU, com o tema “50 anos pela paz”.
O 17º ELO Nacional, em 1997, comemorou os 90 anos do Acampamento de Brownsea, e seu programa relembrou o primeiro acampamento escoteiro.
Em 1999 foi realizado o 18º ELO Nacional, abordando na programação “As Grandes Navegações Portuguesas e o Descobrimento do Brasil”.
O 19º ELO Nacional, em outubro de 2001, foi realizado com o tema “Somos Todos Irmãos”. (o distintivo foi confeccionado errado o correto é XIX e não XXII).
O ELO Nacional de 2003 foi o 20º, e comemorou os 25 anos de Elo Nacional, oferecendo em seu programa um pouco da história deste evento que já se tornava tradicional.
Em 2005, no 21º ELO Nacional, o programa celebrou o escritor Júlio Verne, no ano do centenário de sua morte.
O 22º ELO Nacional aconteceu em 2007, e teve como tema Centenário para Todos, comemorando o Centenário do Movimento Escoteiro e do primeiro acampamento, em Brownsea.
2009 foi o ano em que os Escoteiros do Brasil adotaram o tema Escotismo é Inclusão, é o 23º ELO Nacional versou justamente sobre esse conteúdo.
Como o ano de 2011 foi o de realização do Jamboree Mundial da Suécia, o 24º ELO Nacional usou o mesmo tema daquele evento, que foi “Simplesmente Escotismo”, com algumas atividades baseadas no programa do Jamboree.
Em 2013 realizou-se o 25º ELO Nacional, com o tema Água: O mundo que queremos, unindo os escoteiros a uma preocupação mundial.
O 26º ELO Nacional foi realizado em 2015, mesmo ano do 23º Jamboree Mundial, no Japão, e utilizou o mesmo tema do evento mundial: Espírito de União.
O 27º ELO segue o tema anual 2017 dos Escoteiros do Brasil, com o tema Desenvolvimento Sustentável, incorporando os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU.
No ano de 2019, foi realizado o 28º ELO Nacional, no mesmo ano em que se realizou o 24º Jamboree Mundial Escoteiro, nos Estados Unidos, sob o tema “Descobrir um Novo Mundo''. Tal como em um Jamboree Mundial o ELO Nacional também é uma espécie de viagem por um universo mais amplo, onde, como o tema do Jamboree Mundial sugere, é possível conviver diferenças de culturas, aventuras inesquecíveis, novos amigos, muitas emoções, histórias incríveis e muito mais.
A proposta do 29º ELO Nacional é um convite, não só para refletirmos sobre as diversas lições aprendidas, mas também para nos reencontrarmos e juntos vivermos com intensidade esse momento de transformação e crescimento.
2023
Neste ano de 2025, ano da atualização do nosso Programa Educativo, homenageamos o Almirante Benjamin Sodré, o Velho Lobo, que há 100 anos escreveu o “Guia do Escoteiro”. A programação foi elaborada em consonância à atualização do Programa Educativo, que tem como essência “Escoteiros fazendo coisas de Escoteiros”