2023
AS FADAS
2023
AS FADAS
A série 'As Fadas' é uma releitura crítica de 3 imagens: 1-fotografia original de Cynthia Britto no livro Criança: realidade e sonho, 1992, p.93; 2-fotografia encontrada na matéria do portal informativo Angola Online intitulada “Moradores da Boa Fé pedem armas para se defender dos delinquentes”; 3-fotografia original de Regina Santos no livro Criança: realidade e sonho, 1992, p.88. Desenvolvido na disciplina de Tópicos Especiais Relações Raciais em 2023.
Realizado em grafite e colagem de papel holográfico (localizado nas asas, não visto na imagem por ter sido digitalizado antes), a obra tem como objetivo refletir certas concepções sociais. As imagens originais são fotografias reais de crianças negras em contexto de violência e droga. A ideia de acrescentar asas a essas crianças têm como finalidade questionar questões de gênero, infância e racismo.
No imaginário popular, fada, um ser místico e fictício, tem sua figura atrelada ao feminino, à delicadeza e ao branco. Associar esse simbolismo a meninos subverte um entendimento que é pré-estabelecido socialmente. Outro ponto relevante é a associação com a criança. Quem tem direito à infância? O Brasil sempre teve um projeto político muito explícito quanto a marginalização do negro na sociedade. Diversas leis ainda reforçam o racismo, como a lei de drogas, que encarcera massivamente homens pretos, e toda uma população preta que se é negada direitos básicos e dignidade, os direcionando em condições de violência e droga. A criança preta não escapa. Acrescentar asas é, para o espectador, reforçar a dicotomia entre ela e seu contexto perturbador, onde é e deveria ser seu lugar.
Sem título, 297 x 420 mm
Sem título, 297 x 420 mm
Sem título, 297 x 420 mm