Inaugurado em abril de 2005, o LCPMA iniciou suas atividades trabalhando principalmente com catalisadores automotivos comerciais em um projeto financiado pela PETROBRAS, desde então já conta com diversos projetos de fomento o que expandiu suas linhas de pesquisa para outras reações, no entanto o foco continua na produção de catalisadores para a catálise heterogênea, nas reações de abatimento de NOx, hidrocarbonetos e monóxido de carbono. Recentemente, implantamos a reação RWGS que inicia a linha de pesquisa na valorização do CO2.
O LCPMA conta com linhas de pesquisa que vão do preparo e caracteização de catalisadores heterogêneos às suas respectivas aplicações, nas linhas de pesquisa abaixo:
1) Conversão de gases do efeito estufa associados às emissões veiculares;
2) Valorização do CO2 por (a) Reação reversa de deslocamento gás-água - RWGS e (b) Reação de Sabatier.
Coordenadoras
Fatima Maria Zanon Zotin
Graduada em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos (1983), mestre em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos (1985) e doutora em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Realizou estágio no Institut de Recherches sur la Catalyse (IRC-CNRS) de 1990 a 1993, onde desenvolveu parte de seu doutorado. Exerceu atividades de pesquisa vinculadas ao Centro de Tecnologia Mineral (CETEM) de 1989 a 1999. Atualmente é professora titular do Instituto de Química da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e coordenadora do curso de Engenharia Química. Também atua no Programa de Pós-graduação em Engenharia Química da UERJ. Tem experiência na área de Catálise Heterogênea, tendo atuado nas seguintes linhas de pesquisa: catálise ambiental (controle de emissões veiculares e de fontes fixas), processos catalíticos relacionados à transformação do etanol, petroquímica, biocombustíveis e adsorção.
Luz Amparo Palacio Santos
Possui graduação em Engenharia Química - Universidad de Antioquia (Colômbia, 1995), Doutorado em Engenharia Quimica - Universidad Nacional del Litoral (Argentina, 2001) e Pós-doutorado - Instituto Superior Técnico (Portugual, 2007). Tem experiência docente na área de Engenharia Química, com ênfase em Reatores, Matemáticas Aplicadas, Modelagem, Controle e Projeto. As linhas de pesquisa são Catálise, Síntese e Caracterização de catalisadores.
Corpo Técnico
Samara da Silva Montani
Cursou Engenharia Química na Universidade Federal do Rio de janeiro (2007), concluiu a graduação em Licenciatura em Química pela Universidade do Grande Rio (2009) e Mestrado em Engenharia Química na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014), Doutorado em Engenharia Química em andamento. Atualmente é Técnico em Química (Servidor) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, atuando tanto nas disciplinas de Laboratório de Engenharia Química I e II, estas envolvem principalmente mecânica dos fluidos, fenômenos de transporte e operações unitárias, quanto na pesquisa principalmente nos seguintes temas: catalisadores automotivos, catálise heterogênea, biodiesel, catalisadores modelo e materiais para captura e valorização do CO2 .
Rodrigo Escosteguy Medronho
Cursou Engenharia Química na Universidade Federal do Rio de janeiro (2018), Doutorado em Engenharia Química em andamento no PPGEQ-UERJ. Atualmente é bolsista do programa QUALITEC atuando na pesquisa principalmente nos seguintes temas: catalisadores automotivos, catálise heterogênea e valorização do CO2.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2010969628792326
Iniciação científica
Maria Eduarda Monsores
http://lattes.cnpq.br/1384394838611740
https://lattes.cnpq.br/9972719911199963
Mestrado
Doutorado
📍 ENDEREÇO
Rua São Francisco Xavier, 524, 20550-900, Maracanã, Rio de Janeiro/RJ, Brasil
Pavilhão Haroldo Lisboa da Cunha (Haroldinho), sala 319
📞 CONTATO
lcpmauerj@gmail.com
© 2024 LCPMA UERJ