Uma escola que transforma adversidades em sucesso

MISSÃO DA ESCOLA

Promover a formação do cidadão através da sua ação pedagógica pautada na democracia, no respeito às diversidades e igualdade, trabalhando para sensibilização da consciência de que o cidadão é um sujeito de direitos civis, políticos, sociais e culturais; mas também conscientes das suas responsabilidades enquanto parte integrante de uma coletividade.

OBJETIVO GERAL:

Promover a organização do trabalho pedagógico com um olhar mais holístico, na construção da qualidade de uma educação transformadora, por meio de ações pedagógicas, administrativas e financeiras na gestão e na construção em um espaço de vivências democráticas, tendo o processo ensino e aprendizagem como instrumento na formação de cidadãos comprometidos com as transformações sociopolíticas da sociedade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Colaborar na formulação de propostas de intervenção pedagógicas voltadas para a reorganização do trabalho escolar, tendo em vista, uma educação que melhor prepare os/as alunos/as para vivência em sociedade e para o mercado de trabalho, visando o progresso e sucesso de todos eles;

• Possibilitar o uso pedagógico das novas tecnologias de informação e de comunicação disponíveis na escola para a ação de docentes, discentes e comunidade escolar no geral dependendo da necessidade;

• Subsidiar a elaboração e execução de projetos comprometidos com o desenvolvimento profissional, com a ampliação do horizonte cultural e a formação permanente dos profissionais da educação;

• Oportunizar a participação efetiva da comunidade garantindo a gestão democrática da escola como princípio da cidadania;

• Favorecer a gestão democrática e autônoma da escola;

• Estabelecer compromissos coletivamente respeitando o direito às diferenças e a pluralidade de ideias;

• promover os princípios da cidadania como inerentes à educação e à vida cotidiana;

• Favorecer reflexões e a busca de informações para a compreensão do significado e da importância da qualidade de uma educação democrática no ensino público.

DIRETRIZES PEDAGÓGICAS

A BNCC define quais habilidades precisam ser aprendidas e o que e desejado que os estudantes saibam em nível nacional, segundo o estabelecido na LDB de 1996. Segundo a LDB, em todas as escolas deve ser garantida a igualdade de acesso dos alunos a uma base comum, de forma a legitimar a unidade e a qualidade da ação pedagógica na diversidade do país. Define, assim, o conjunto e os conteúdos básicos das áreas de conhecimento articulados com os aspectos da vida cidadã que precisam constar dos currículos escolares da Educação Básica. De acordo com essa lei, também é preciso considerar uma dimensão diversificada envolvendo os conteúdos complementares.

A Escola Laurival Cunha acredita na qualidade do ensino através da valorização do ser humano, através de projetos e incentivo a leitura, de forma reflexiva e critica. Considerando o aluno, como sujeito de sua própria aprendizagem, onde o conhecimento e construído progressivamente pelo aluno, mediado e incentivado pelo professor com o suporte da organização escolar. Este trabalho escolar busca proporcionar também prazer de conhecer e descobrir, o que estimula o desenvolvimento pleno de nossos alunos e junto com a participação da família promover a articulação entre experiências e saberes apreendidos.

Percebendo o que é ensinado por meio do currículo observa se uma tem estreita ligação com essas questões que anuncia uma prática produtiva que terá muitos efeitos na relação social, na relação de poder e nas identidades Sociais.

No Documento Curricular do estado do Pará, temas de tamanha relevância são indicados para reflexão e reelaborados no cotidiano escolar por meio de quatro Eixos Estruturantes no desenvolvimento das unidades escolares. Evidente que, nos planos de ensino anuais e nos planos de aula de cada professor e/ou de cada componente curricular que compõe as áreas de conhecimento poderão ser desdobrados em subeixos, que suscitarão em objetivos de aprendizagem. São eles:

• Espaço/tempo e suas transformações

• Linguagens e suas formas comunicativas

• Valores a vida social

• Cultura e identidade