Laboratório de Estudos de Bryozoa

Caracterização morfológica e molecular dos briozoários marinhos do Brasil

Coordenação: Dr. Leandro Manzoni Vieira

Financiamentos: CAPES, CNPq e FACEPE.

Objetivo: Caracterizar a fauna de briozoários marinhos do Brasil, incluindo a reavaliação dos caracteres tradicionalmente utilizados na taxonomia e discussão de aspectos biogeográficos das espécies. Vários subprojetos são desenvolvimentos pelos membros do LAEBry sob essa temática, incluindo trabalhos de Iniciação Científica, Dissertações de Mestrado e Tese de Doutorado. Os dados e resultados do projeto servem como base para o preenchimento do Catálogo Taxonômica da Fauna do Brasil.

Sistemática e filogenia do gênero Licornia van Beneden, 1850 (Bryozoa, Cheilostomata) com base em caracteres morfológicos e moleculares

Coordenação: Dr. Leandro Manzoni Vieira

Chamada MCTIC/CNPq Nº 28/2018 - Universal/Faixa B

Objetivo: A proposta tem como objetivo o estudo taxonômico e sistemático do gênero Licornia utilizando dados morfológicos e moleculares, para: i) reavaliar os caracteres morfológicos tradicionalmente utilizados, buscando novas características diagnósticas para o grupo; ii) caracterizar diferentes populações de Licornia diadema ao longo da costa brasileira, a partir de dados morfológicos e moleculares; iii) realizar uma revisão taxonômica e inferir relações filogenéticas com base em dados morfológicos e moleculares; iv) elaborar chave de identificação das espécies do gênero.

Caracterização morfológica e molecular de espécies de Malacostegina (Bryozoa, Gymnolaemata) do Brasil: uma abordagem integrativa

Coordenação: Dra. Ana Carolina Sousa de Almeida

Chamada MCTIC/CNPq Nº 28/2018 - Universal/Faixa A

Objetivo: Avaliar por meio de um estudo integrado a diversidade de espécies de Malacostegina do Brasil que, devido a ampla gama de substratos naturais e artificiais habitados e a larva planctotrófica dispersável em água de lastro, possuem reconhecido potencial bioinvasor.

A Função da Química na Adaptação de Holobiontes

Coordenação: Dr. Roberto Gomes de Souza Berlinck

Financiamento: FAPESP.

Objetivo: Um holobionte é constituído por um hospedeiro e toda a sua comunidade ecológica de microorganismos associados. É uma unidade evolutiva e a seleção de holobiontes é uma importante força evolucionária. Uma característica que ainda é pouco abordada é o papel dos metabólitos secundários nas relações microorganismos-hospedeiro, bem como nas interações quimicamente mediadas entre holobiontes (o conjunto micróbio-hospedeiro) e o ambiente. Nesta proposta, pretendemos investigar: aspectos selecionados da Química de esponjas marinhas holobiontes e como a Química influencia no sucesso evolutivo de esponjas marinhas; como microorganismos participam na transferência química de presas para predadores no ambiente marinho; a Química de grupos selecionados de invertebrados marinhos e de microorganismos associados a invertebrados e plantas, visando a obtenção de novas substâncias químicas bioativas; para explorar ainda mais a Química e a Biologia de "lead compounds" já obtidos, a fim de elaborar estruturas bioativas mais ativas e estruturalmente menos complexas, com o objetivo de explorar ainda mais a Farmacologia desses compostos; investigar a biossíntese de dois grupos selecionados de metabólitos microbianos, a fim de revelar aglomerados de genes e enzimas envolvidas em etapas biossintéticas e prever modificações estruturais de Bioengenharia para melhorar sua atividade biológica; desenvolver uma abordagem inédita para a seleção automatizada de microorganismos. O objetivo final é responder a perguntas desafiadoras, a fim de avançar o conhecimento da adaptação holobiontes, e explorar produtos químicos úteis que influenciam a adaptação dos holobiontes e que resultam no sucesso dos holobiontes na natureza..