O Lacaf da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FECFAU) da UNICAMP disponibilizará o uso de equipamentos de pesquisa para pesquisadores de dentro e de fora da UNICAMP.
Os Equipamentos Multiusuários (EMU) serão instalados a partir do financiamento de órgãos de fomento (FAPESP, FINEP, etc), contando com a capacidade técnica, infraestrutura e apoio institucional para facilitar o acesso.
PROJETOS EM ELABORAÇÃO
Especificações do EMU:
O Conjunto de Câmaras para ensaios de desempenho acústico de sistemas construtivos (CDA) é composto por 3 câmaras para ensaios de sistemas de vedações verticais e sistemas de pisos.
O CDA, a ser construído, visa atender ensaios para caracterização acústica de materiais e sistemas construtivos utilizados na construção civil, com ensaios de isolamento ao som aéreo e ruído de impacto padrão.
O CDA inclui uma câmara de emissão de ruído aéreo, uma câmara de emissão do ruído de impacto padrão e uma câmara de recepção, sendo a mesma câmara de recepção usada para os dois tipos de ensaio.
As câmaras de emissão e de recepção para ensaios de perda de transmissão sonora devem atender as recomendações da norma ISO 10140. Cada câmara deve ter 50 e 60 m³ de volume interno, sendo que as câmaras de emissão devem ter volume maior que a câmara de recepção. A ISO 10140 ainda indica que deve haver uma diferença de, no mínimo, 10% entre os volumes das câmaras.
As câmaras serão posicionadas de forma a permitir a inserção do corpo de prova entre elas. Sendo assim, uma das faces de cada câmara de emissão é aberta, com um vão que se estende do piso ao teto e de uma parede a outra.
Modo de operação:
Os equipamentos do CDA serão operados exclusivamente pelos técnicos da FECFAU da UNICAMP, devidamente treinados para a operação do CDA e de seus equipamentos acessórios.
Como acessar o EMU CDA?
Após a formalização de conclusão da instalação do CDA, a solicitação de agendamento para uso do CDA, para usuários internos e externos, deve ser enviada pelo responsável pela pesquisa por meio de formulário eletrônico (https://bit.ly/emu-cda-unicamp) com no mínimo 30 (trinta) dias de antecedência da data de uso pretendida.
As informações necessárias para o uso do equipamento são: nome do pesquisador, filiação, telefone e e-mail de contato, súmula curricular (conforme modelo FAPESP) demonstrando experiência na área da pesquisa proposta, resumo sucinto do projeto com descrição do uso pretendido e cronograma considerando as etapas de construção, demolição e descarte das amostras (máx. 3 páginas).
Quando o CDA será disponibilizado?
O EMU CDA estará disponível para usuários após a conclusão de sua instalação, sendo a data atrelada à liberação de recursos dos órgãos de fomento.