Um Pouco de História

Em 14 de fevereiro de 1994, assumiu a Chefia do Laboratório Geral o Biólogo Eduardo Almeida Pernambuco. Em 1997, foi iniciado o processo de transformação do Laboratório Geral do IPPMG. O primeiro processo foi a informatização da área administrativa em 1998, com a implantação do software "LABOL", que informatizou desde a entrada do paciente até a emissão do laudo final. Logo em seguida, recebemos o primeiro analisador automático de hematologia, chamado "cigano", um analisador automático de hematologia húngaro, ou MEDICOR PHA, que produz contagem da série vermelha, plaquetas e global de leucócitos. No ano 2000, recebemos o primeiro analisador automático de Bioquímica, o Ciba Corning 550 Chemistry Analyzer, que considerada sua evolução; chegamos a três operações em uso simultâneo (veja foto), o equipamento foi instalado pela empresa PADRÃO. Nesse mesmo ano, iniciamos os contratos de comodato, iniciando com um COULTER® STKS, automatizando nossa hematologia no padrão ocidental. instalado pela empresa RUMALOT, automatizamos também nossa hemostasia com o koagulab 32s do Ortho Diagnostics instalado pela empresa PADRÃO. 2001 é iniciado como novas instalações do Laboratório Geral, depois de seis meses de reforma. O novo ambiente passou a atender a todos os requisitos das normas técnicas vigentes. 2001 é inaugurado como novas instalações do Laboratório Geral, depois de seis meses de reforma. O novo ambiente passou a atender a todos os requisitos das normas técnicas vigentes. 2001 é inaugurado como novas instalações do Laboratório Geral, depois de seis meses de reforma. O novo ambiente passou a atender a todos os requisitos das normas técnicas vigentes.

Em 2003, é instalado o coagulometro automático MLA Electra 1000C.

Em 2004, o HORIBA-ABX, vence o pregão de hematologia com o HORIBA-ABX PENTRA-80, equipamento totalmente automatizado, velocidade de 80 hemogramas com diferencial (cinco partes) por hora.

Utilizamos na bioquímica por um breve período o AMS LIASYS analisador automático de bioquímica, instalado pela empresa RUMALOT.

Em 2006, iniciamos a implantação do módulo Laboratório do Sistema Informatizado MV200i. Em 2007, assuma a direção do Prof. Marcelo Land, iniciando um processo de profissionalização das atividades do IPPMG.

Em 2007, nossa coagulação passou a ser executada pelo coagulômetro automático TRINITY BIOTECH AMAX2000, fornecido pela RUMALOT.

Em 2008, por decisão do Conselho Diretor do IPPMG, houve a integração dos laboratórios Geral, de Imunologia e Bacteriologia, criando o Laboratório de Análises Clínicas do IPPMG ou LAC - IPPMG. (Anos antes, o Laboratório Geral já absorvido o Laboratório de Hematologia Clínica.) Todo o material do acervo, pessoal e histórico de três laboratórios foi transferido para a LAC - IPPMG. Neste novo laboratório com áreas de Bacteriologia e Imunologia, que realizaram seus exames automatizados e otimizados, com gestão de economia, modernização, dinamização e eficiência para o IPPMG.

2008 marca introdução do método de eletroquímioluminescência e ELFA, com a chegada do Ortho Clinical Diagnostics VITROS ECi e do BioMérieux VIDAS, esses equipamentos que permitem uma individualização dos testes que são executados em qualquer número de rotina laboratorial, uma nova aplicação de novas metodologias na área de imunologia , fez com que os resultados fossem liberados mais rapidamente. Antes, pelo método ELISA, os prazos eram até quinze dias, hoje o resultado pode sair até o mesmo dia, algumas horas após a coleta. Em 2009, integramos o LAC-IPPMG ao restante do IPPMG através do Sistema Integrado de Informática MV2000i. Agora os médicos podem fazer solicitações e receber resultados diretamente de suas unidades funcionais.

Em 2010, recebemos nossa primeira certificação internacional de qualidade (veja em Qualidade). 2010 marca também ou o início de novos testes imunológicos. Os pacientes ambulatoriais de quimioterapia, e os internados, recebem os resultados da ROTINA DIÁRIA de hematologia, às onze horas da manhã, hemostasia às doze e bioquímica, mais tarde às três horas. Todas as cópias processadas são acompanhadas de controles de controle, de valor conhecido, para garantir a qualidade de cada exame processado no LAC.

Em 2011 o IPPMG está com nova direção, e o Prof. Edimilson Migowski lança um novo desafio: ser o LAC - IPPMG ou Laboratório de Convênio IPPMG-UFRJ / CBDA, neste convênio na UFRJ será um centro de atividades para alunos da CBDA (Confederação Brasileiras Desportos Aquáticos). Dia 26 de setembro o LAC realiza coleta biológica de exames laboratoriais de atletas do CBDA que participam do Pan-Americano de 2011.

Em 24 de outubro de 2011, inicie uma automação plena da uroanálise. Com o sistema IQ200 e Ichem VELOCITY fabricado pela IRIS, ele passa a ser realizado por automação de análises químicas, medidos e sedimentados com dados digitalizados preservados como imagens de sedimentos urinários, equipamentos implantados pelo D-MED. Este ano também foi renovado pela Pró-Reitoria de Pessoal (PR-4), ou convenceu a reiterar o contrato de qualificação ou o LAC-IPPMG para realização de exames laboratoriais de periódicos de servidores da UFRJ.

Chegamos em 2012, o ano que segundo os intérpretes do Calendário Maia, seria o fim do mundo. Para nós, se o mundo vai acabar, será com muito trabalho e determinação. E assim, um ano de muitas dificuldades, mas também de vitórias. O LAC - IPPMG foi usado como cenário de um especial sobre assédio moral no lançamento do Programa Na moral da Rede Globo de televisão. Depois seguiram-se várias entrevistas jornalísticas de várias Emissoras tendo o LAC, como plano de fundo de diversas entrevistas televisivas do Nosso Diretor. Este ano foi incorporado o HORIBA - ABX Pentra DX 120, passando a contar uma contagem de reticulócitos 24 horas por dia por automação. Incorporamos também o Sistema de Química VITROS® 5.1, da Ortho Clinical Diagnostics, implantado pelo ANILLAB, que possibilitou a realização de diversos novos exames para atender ao corpo médico do IPPMG. Destacando-se a dosagem de Metotrexato (MTX), Vancomicina e Amônia, os exames são realizados 24 horas por dia, somos uma das únicas unidades públicas, senão uma única com esta capacidade. Passamos pelas auditorias da EBSERH e logo depois pelas auditórias da Reitoria da UFRJ. Recebemos mais dois certificados do Control-Lab, atestando a qualidade do nosso trabalho. Chegou no ano de 2013, José Maria e Mônica Canevello, após anos de dedicação total, deixaram um grande vazio devido às suas características pessoais e profissionais. São ícones de uma época, inseridos como estagiários e usados ​​como referência na instituição agora partem para uma aposentadoria justa. 2013 marca também a entrada do LAC - IPPMG na compra de produtos através de pregões eletrônicos. Os primeiros foram de Uroanálise e Gasometria. 2014 chega com novidades, implantando uma análise por imagens digitalizadas de células sanguíneas através do equipamento CELLAVISION DM96. O processo é precedido pela confecção do esfregaço sanguineo pelo XS-1000i - Sysmex, que além da confecção do esfregaço e identificação e coloração do esfregaço e em seguida realiza uma análise digital. Esse processo agilizou e trouxe mais eficiência além de permitir que as imagens de cada bloco sejam armazenadas no formato digital e possam ser analisadas de forma independente. Através dos Vitros ECi passamos a realizar dosagens de Beta HCG, T4 Livre e TSH. Implantamos o LIAISON XL Analisador Imunológico da DiaSorin, através do PROMOVENDO, para testes de hepatites, HIV, ferritina e PSA Total e Livre. Recebemos mais um certificado de qualidade internacional. Recebemos três servidores técnicos (Karen, Roselaine e Tânia) e um administrativo (Alexandre), além disso, dois recepcionistas e dois almoxarifes, no total quatro terceirizados. Lamentavelmente esses recepcionistas e almoxarifes, permanecem no IPPMG por pouco tempo.

Mais uma semana marcada na nossa história: terça-feira, 27 de outubro de 2014, início da realização da dosagem de pró-calcitonina, através do VIDAS® | BioMérieux, com o apoio técnico do DIAGPRIME. Na quinta-feira 30 de outubro de 2014, iniciamos o uso de etiquetas de códigos de barras e o uso de interfaces de equipamentos de bioquímica Sistema Químico VITROS® 5.1 FUSION / 4600 e VITROS® 250/350 com parceria da ANILLAB pregão eletrônico em vigor. Recebemos também esta semana mais uma servidora através de concurso, a Servidora Juliana Osório veio se juntar à nossa equipe.

Em 2015, assume como Diretor “Pro-Tempore” o Enfermeiro Bruno Moreira no lugar do Prof. Edimilson Migowski que foi convidado pela Presidência do Instituto Vital Brasil. Recebemos nosso primeiro Residente , Stefane Caroline Alves de Andrade da Azeredo, iniciando a Residência Integrada Multiprofissional em Saúde da Criança e do Adolescente. Foi uma experiência maravilhosa. Dedicada, atenciosa e eficiente em tudo o que faz, com profissionalismo com elegância, carisma e sensibilidade.

2016 chegou com Novos Desafios, com uma solicitação do Ambulatório de Endocrinologia, para o protocolo completo para coleta e envio de testes para diagnóstico de hipofosfatasia (HPP), sem ônus para o IPPMG. No final do ano, recebemos o LIAISON de bancada e logo em fevereiro de 2017, receba novamente o LIAISON® XL, Analisador Imunológico de DiaSorin, através de PROMOVENDO, Vencedora de pregação de imunologia. Sendo desta vez ampliado no menu de testes, incluindo HTLV e Herpes vírus. Pela primeira vez no LAC, vários exames laboratoriais deixaram de ser realizados por falta de reagentes devido a uma crise financeira no país. Felizmente, graças ao trabalho incansável de Dra. Claudia Lopes e as funcionárias Maria Nazareth de Moura Silva e da recem chegada Ingrid Karla Gama de Souza, somadas ao apoio de toda a equipe, conseguimos sair desta crise. Através da Greiner Bio-One, recebemos o VeinViewer Flex, escaner de veias para melhor atender aos nossos pacientes. Recebemos duas concursadas, Priscila e Ingrid e três contratados: Leidjane, Fernanda e Letícia. Na hematologia foram implantados dois contadores automáticos Sysmex XE-5000 . O novo aparelho de hematologia refaz as contagens automaticamente leucócitos e hemácias que que apresentaram alguma falha, também produzrealizacontagem de leucocitos e hemacias em amostras de fluidos biológicos como LCR, líquido pleural e outros. Na área de bacteriologia É implantado o BD BACTEC ™ FX. Durante este ano, passamos a realizar como dosagens de MTX para o INCA, Hospital Federal da Lagoa, Hospital dos Servidores do Estado e HUCFF. Em 2018, reiniciamos a realização de Exames de Proficiência usando o PNCQ, vencedor do pregão eletrônico. No Posto de Coleta o BC-ROBO etiquetador de tubos da Greiner Bio-One foi implantado para automatizar a identificação e etiquetagem de tubos da coleta ambulatorial. A empresa ADEB LINE, substitui o D-MED na uroanálise, embora os equipamentos continue o IRIS IQ 200, em uma versão mais atual. Em setembro, nos despedimentos de Fernanda e Leidjane, que foram buscar novas horizontes e receber as biomédicas Tatiana e Julia novas contratadas. O LAC-IPPMG é o Primeiro Laboratório Público do Brasil, implantado no Sistema PCR Multiplex da BioMérieux através do Diagprime, através do pregão eletrônico. Implantamos o ALIFAX ROLLER20PN, VHS automatizado de baixo volume de amostra através do PROMOVENDO, mais rápido e menor volume. Em 06 de novembro, realizamos os primeiros ensaios de biologia molecular PCR - Multiplex - BioMérieux / BioFire - Sistema FILMARRAY 2.0

26 de dezembro de 2018, um dado triste para o nosso LAC-IPPMG, o último plantão do nosso amigo Carlão ou Carlos Fernando Gonçalves. Ele fez história. Foram 32 anos dedicados ao IPPMG. Brincalhão, bem humorado, sempre com uma frase pronta para cada ocasião. É, o nosso LAC não será mais o mesmo.

Em fevereiro de 2019, Tatiane deixou o LAC, em seu lugar recebido na Biomédica Pamela, que foi estagiária no nosso Laboratório. No mês de março, iniciamos contatos para treinar uma equipe do Hospital Federal da Lagoa para realizar uma dosagem de MTX nas suas dependências.

Foram eleitos Diretor e Enfermeiro Bruno e Vice-Diretor o Dr. Mario Marques pelos próximos quatro anos (2019-2022).

É instalado pela empresa STANDARD o Sistema de Automação em Coagulação IL ACL TOP 350 CTS, trazendo o conceito de avaliação pré-analítica das hemostasias.

Em abril, recebemos dois novos funcionários RJU, Simone e Wagner. Em junho nos despedimos de Ester Zuckerman, que se aposenta depois de muitos anos dedicados à instituição.

A empresa Standard vence os pregões de hematologia e de uroanálise. O primeiro com o sistema automatizado Yumizem P8000 da Horiba e o de uroanálise com o sistema automatizado H2000 da DIRUI.

Fevereiro de 2020 começou com a aposentadoria da Servidora Floriscena. Muitos anos dedicados ao IPPMG e muitos deles dedicados ao LAC-IPPMG encerraram no dia três com a publicação do Diário Oficial da União.

Logo depois o SARS-CoV-2 chegou ao Brasil e o nunca visto aconteceu. Decretado o isolamento Social, todo mundo em casa, escolas, creches, comercio, indústria, aeroportos, tudo fechado, mas nós da área de saúde estamos de frente para garantir a saúde dos nossos pequenos clientes. Dos 28 membros de nossa equipe, cinco precisaram se afastar por pertencerem aos grupos com maior risco (grávidas, diabéticos, cardiopatas, etc) mantivemos até maio 25 funcionários ainda que durante estes dois últimos meses tivéssemos baixas temporárias de funcionários afetados pelo SARS-CoV-2, felizmente de formas não tão graves. A partir de 8 de junho recebemos 38 novos funcionários, fruto de uma contratação temporária pela empresa MEDPRIME, por 3 meses prorrogáveis por mais 3 meses, enquanto durar a pandemia. A maioria são ex-estagiários do LAC-IPPMG. Biomédicos, Farmacêuticos e Técnicos de Laboratório. A primeira grande missão por orientação do nosso Diretor Bruno Moreira foi executada de 15 à 19 de junho, o LAC-IPPMG colheu mais de 600 amostras para testagem sorológicas dos funcionários do IPPMG que estão no enfrentamento à COVID19 realizando a pesquisa do IgG para o SARS-CoV-2.

Recebemos da ANILLAB o reforço de um segundo VITROS 5.1/4600 para bioquímica e imunoquímica. Neste período foram incorporados os exames: D-Dímero, Troponina, Mioglobina, CK-MB massa, Influenza A&B, RSV e Strepto, todos realizados no LAC-IPPMG em caráter emergencial 24 horas por dia. O primeiro realizado no IL ACL TOP350 CTS da Standard e os demais realizados na plataforma ID NOW e no METER PRO da PROMOVENDO. Infelizmente em dois de dezembro foi finalizado o contrato com a empresa MEDPRIME. Perdemos de um dia para o outro 38 excelentes e eficientes funcionários. Mas a pandemia continua, os exames e rotinas criados continuam. 28 funcionários realizando o trabalho antes executado por 66.