Equipamentos

Equipamentos Multiusuários localizados no Laboratório

Fluorímetro - Fluorolog 3

O equipamento Fluorolog FL3C-22 possui alto poder de resolução espectral (duplos monocromadores) na faixa de trabalho de 200 a 800 nm. O equipamento permite medidas de emissão de fluorescência, excitação de amostras líquidas e sólidas além da obtenção do tempo de decaimento de processos fotofísicos que ocorrem nos tempos de mili e microsegundos (como a fosforescência) na região visível do espectro.
Agendamento: https://sites.google.com/view/fluorog-unifesp

Analisador Térmico TGA/DSC - SDT 650

Analisador térmico para medidas de DSC e TGA com capacidade de peso da amostra até 200 mg. Temperatura de trabalho: Ambiente a 1000 °C e vácuo de 50 µTorr. Precisão da Temperatura Dinâmica: ±0,5 °C e taxa de aquecimento (Linear) de até 100 °C/min. Atmosferas de trabalho: Nitrogênio e ar sintético.

Agendamento: https://sites.google.com/view/analisador-termico-sdt650

Reômetro de Cisalhamento Interfacial

O reômetro de cisalhamento interfacial (ISR-KSV Nima; é conectado com uma cuba de Langmuir (90.8×37.0×70.0 cm) e permite medições dinâmicas e estáticas para definir a viscoelasticidade das camadas interfaciais. Com a medição dinâmica, as propriedades viscoelásticas são medidas em função da frequência, tempo, tensão, temperatura ou pressão superficial. A medição estática permite que o teste de fluência seja realizado e indica se o sistema se comporta como um líquido newtoniano ideal (modelo de painel) ou elástico ideal (modelo de mola). Uma sonda magnetizada posicionada na interface é usada para criar deformação de cisalhamento na interface para a qual a resposta pode ser medida registrando opticamente o movimento da sonda.

Agendamento: https://sites.google.com/site/filmesultrafinoslc2/


Central Analítica UNIFESP

O Campus Diadema da UNIFESP conta com uma poderosa central analítica de equipamentos multiusuários com seis núcleos de especialidade técnica a disposição de seus pesquisadores, o qual fornece infraestrutura adicional aos pesquisadores vinculados ao LMH para complementar e aprimorar os dados de suas pesquisas. Mais informações em:

https://www.unifesp.br/campus/dia/organizacao/cesn-icqaf-menu

Demais equipamentos do Laboratório

Espectrofotômetro Cary-60

Medidas de Absorbância e transmitância na faixa de 200 -1100 nm para amostras líquidas e sólidas. Equipamento possui sistema Peltier de controle de temperatura

Espectrômetro de Infravermelho IR-Prestige 21

Medidas de espectros de infravermelho por transformada de Fourier (FTIR) para amostras sólidas e filmes finos

Spin-Coater Microtube A1V1.1.2

Com resoluções de velocidade de spin e repetibilidade de 0,2 rpm, os Spin Coater Microtube® fornece toda a precisão necessária para a formação de filmes finos a partir de materiais poliméricos

PM-IRRAS-KSV NIMA

Espectrofotômetro de Reflexão-Absorção no Infravermelho com modulação da Polarização (PM-IRRAS-KSV NIMA): para análise na interface ar-água e amostras sólidas reflexivas de infravermelho (800 - 4000 cm-1). Acoplado a uma cuba de Langmuir-Blodgett KSV-mini.

Microscópio no ângulo de Brewster

Microscópio no ângulo de Brewster (micro-BAM-KSVNima): Caracterização de padrões reflectivos da interface-água. Útil para observar morfologia em monocamadas de Langmuir. Ângulo de incidência: 53o; Resolução da imagem (µm); 12; Campo de visão (µm): 3600 × 4000;

Sensor de Potencial de Superfície

Sensor de Potencial de Superfície (KSV NIMA) permite complementar os dados a partir de medições de isotermas pressão superficial-área em monocamadas de Langmuir. Permite a determinação da composição da monocamada, orientação molecular, grau de dissociação molecular e interações moleculares na interface.

Cubas de Langmuir

Cubas de Langmuir: 4 cubas de Langmuir KSV-Nima; volumes: 250 mL (cuba acoplada a ISR), 220 mL (cuba acoplada ao PM-IRRAS), 180 mL (cuba acoplada ao BAM), 80 mL (minicuba), todas com duas barreiras móveis e dispositivo para barreiras oscilantes; 2 delas com dispositivos de imersão para transferência de monocamadas para suportes sólidos na forma de filmes Langmuir-Blodgett.

...Microbalança Cristal de Quartzo

Microbalança a Cristal de Quartzo (QCM200, Stanford Research Systems): mede a massa e a viscosidade em processos que ocorrem em ou perto de superfícies, ou dentro de filmes finos. Como um instrumento gravimétrico, o QCM200 pode medir a massa que varia de microgramas a frações de nanogramas. Os limites de detecção correspondem às submonocamadas de átomos.