Entre abril e setembro de 2020, o seguinte projeto: Máscaras Solidárias que distribuiu cerca de 10.000 máscaras de tecido, 1.000 protetores faciais e 4.000 clips para máscaras. As máscaras foram fabricadas de modo artesanal por costureiras de cidade de Santo Amaro onde se encontra o campus. O projeto arrecadou recursos para aquisição de insumos e pagamento das profissionais, além de contar com uma rede de voluntários para produzir e distribuir as máscaras. Dentre os voluntários, é possível destacar professores do campus que produziram nas próprias impressoras 3D os protetores faciais e os clips distribuídos para as redes municipais de saúde em Santo Amaro, Cachoeira e São Félix, municípios do Recôncavo Baiano que tiveram dificuldades em adquirir equipamentos de proteção individual no início da pandemia. Já as máscaras foram distribuídas em várias regiões da Bahia: para ONGs do Recôncavo Baiano; associação de povos indígenas no sul do estado; movimento de moradores sem teto, comunidades religiosas e bases comunitárias da Polícia Militar, em Salvador. As campanhas para arrecadação foram veiculadas nas redes sociais e aplicativos de mensagens, bem como a divulgação das ações, conforme pode ser verificado em https://instagram.com/mascaras.solidariass.
LIVE.OXE em 2020 visou a contribuir com a cadeia produtiva da literatura e das artes no estado, setores predominantemente atingidos durante o afastamento social recomendado para evitar contaminação pela covid-19. O projeto realizou 18 sessões de bate-papo, perfazendo 20h de material produzido sobre a literatura contemporânea na Bahia, acessadas livremente por estudantes, professores e pesquisadores através do Instagram @portaloxe que tem cerca de 2300 seguidores e alcance médio de mil visualizações entre postagens no feed, reels e stories. As lives obtiveram uma média de 52 visualizações simultâneas durante cada uma. Ao final, totaliza 1704 pessoas que passaram pela transmissão ao vivo no período de 1 hora e 2240 visualizações nas publicações do material através do IGTV.Online (Instagram @portaloxe)
Encontro de Computação do Recôncavo: ocorreu entre 14, 15 e 16 de julho de 2020, foi organizado por pesquisadores de Computação do Grupo de Informática Aplicada (GIA), do IFBA - campus Santo Amaro. O evento promoveu diálogos entre profissionais e pesquisadores de computação, educação e áreas afins, com exposições e debates acerca das experiências, desafios e inovação para enfrentamento da Covid-19 e para a Educação em tempos de pandemia. O encontro aconteceu em um momento que requereu a criação de novos espaços para aprofundar discussões em torno dos desafios trazidos pela pandemia, especialmente para as escolas, educadores, pais e estudantes, e como a computação pode contribuir nestes processos. Durante o evento foram realizadas 20 horas de atividades. O grande destaque foi a palestra sobre "Cultura Maker" dos convidados Jeff Feitosa e Priscilla Tudella da EngenhoTeca. (site www.encontrocomputação.com.br)
Participação de membros da equipe gestora no projeto: ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES DE POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E TECNOLOGIA ASSISTIVA PRIMEIRA EDIÇÃO (CNPQ) - O projeto é o resultado da articulação de Instituições de Ensino Superior (IES), Secretarias de Educação, comunidades escolares de unidades de ensino da Educação Básica, Educação Profissional e Educação de Jovens e Adultos (EJA), no Estado da Bahia. Tem como tema a Inteligência Artificial (IA) com o recorte do uso desses conhecimentos científicos no campo da Tecnologia Assistiva (TA). Entendendo-se TA como um campo de conhecimento interdisciplinar que envolve produtos maker, serviços, metodologia, voltados para a qualidade de vida, autonomia e independência da pessoa com deficiência e/ou com mobilidade reduzida. A escolha desse recorte foi motivada pela crescente demanda nos espaços educacionais envolvidos nesta proposta, por soluções tecnológicas baseados na cultura Maker que fomentem a entrada e permanência com qualidade de estudantes com deficiência. Como já referido, as atividades foram gestadas coletivamente por um grupo que envolve a Universidade Federal do Oeste da Bahia, Universidade Federal da Bahia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - Campus Barreiras, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - Campus Santo Amaro, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Universidade Estadual de Santa Cruz e as Secretarias de Educação das cidades envolvidas. O evento envolve três modalidades de ação, realizadas em três etapas, envolvendo 28 municípios, distribuídos em 5 (cinco) regiões do estado, a saber Feira de Santana e região do Portal do Sertão; Salvador e região Metropolitana; Barreiras e região do Oeste Baiano; Santo Amaro e região do Recôncavo da Bahia; Itabuna e região Sul da Bahia. O evento contou com um público de cerca de 2000 participantes, distribuídos entre professores, pesquisadores, estudantes de pós-graduação, estudantes de graduação, estudantes da Educação Básica, Educação Tecnológica e Educação de Jovens e Adultos, empresas, escolas, dentre outros. - Etapa 1(19 a 23 de out/2020) - Etapa 2 ( jan e fev/ 2021) - Etapa 3 (jun/ 2021). Online (www.redeassistiva.com.br)
Academia Viva: realizado no ano de 2021 em parceria com de Academia de Letras de Santo Amaro – ALSA e apoio da Prefeitura Municipal de Santo Amaro, o projeto editou e publicou 5 títulos – Caetanias, de Caetano Valladares; Gostas de orvalho, de Giseli Assumpção; Pequenas tempestades, de Igor Rossoni; Palavras engatadas, Marcos Valladares e Surfando no verso, de Raymundo Salles – que compõem a coleção literária do mesmo nome, visando a divulgar escritores do município junto a estudantes da educação básica. Foram publicados 1500 exemplares, distribuídos junto às escolas de Ensino Fundamental II da rede municipal de Santo Amaro que possui cerca de 2.600 estudantes e da rede estadual e federal na cidade que tem cerca de 910 alunos; desta maneira, as publicações físicas podem ser acessadas por mais 3.500 estudantes no município, além de o acesso digital ser livre para interessados de diversas regiões. As publicações físicas podem ser acessadas por mais 3.500 estudantes no município. Presencial.
Em 15 de fevereiro de 2021 ocorreu o Minicurso denominado "Brincando de programar com Scratch" com carga horária de 20h, as aulas foram pela plataforma Google Meet. Comunidade interna e externa do IFBA Online (https://www.instagram.com/p/CLMv6cZJEgr/?igshid=MDJmNzVkMjY=)
Percursos da leitura na Bahia: realizado entre janeiro e junho de 2021, o projeto abrangeu 3 frentes: i) pesquisa sobre ações de promoção de leitura na Bahia para montar um mapeamento e divulgá-las através do site https://percursosdaleituranabahia.com.br/festival/; ii) criar uma série de vídeos para divulgar autores, obras e editoras da Bahia, veiculada através do canal https://www.youtube.com/channel/UCz2fyxSLP3i0a8PENBQ0KGQ; iii) produzir um festival de leitura e leitores no estado, que ocorreu entre 26 e 30 de abril de 2021. O projeto contou com apoio da Lei Aldir Blanc executada pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e teve o propósito de mobilizar e visibilizar iniciativas de estímulo à leitura e seus principais atores, que assim como toda a cultura, se encontravam desarticuladas, congeladas e/ou restritas a ações pontuais, de alcance limitado. Na produção do projeto se envolveram 25 atores entre estudantes, docentes e técnicos, mais a equipe da produtora parceira e impactou, de modo direto, um público de cerca de 3.500 pessoas que participaram da pesquisa, assistiram aos vídeos e integraram o festival. Desta maneira, o projeto promoveu uma articulação com os territórios baianos que puderam mostrar as respectivas ações de leitura, agregando pessoas, iniciativas e ideias, de modo a, mesmo em isolamento social, produzir coletivamente e em rede. Na produção do projeto se envolveram 25 atores entre estudantes, docentes e técnicos, mais a equipe da produtora parceira e impactou, de modo direto, um público de cerca de 3.500 pessoas Online (https://percursosdaleituranabahia.com.br/festival/ https://www.youtube.com/channel/UCz2fyxSLP3i0a8PENBQ0KGQ)
1o ciclo: 21/09/2021 à 28/10/2021
2o ciclo: 23/11/2021 à 09/12/2021
Ciclo de oficinas AfroBit – Pensamento Computacional sem Preconceito - o projeto teve como objetivos contribuir com a valorização da identidade negra e o enfrentamento do racismo na educação, produzindo e socializando material didático-pedagógico digital em forma de vídeos animados, com conteúdo abordando e dialogando com as questões do racismo e das relações étnico-raciais, articulado com noções básicas do Pensamento Computacional. Para a socialização do material foram realizadas oito oficinas remotas (sendo seis no primeiro ciclo e duas no segundo) com estudantes de instituições públicas e particulares de ensino dos municípios de Santo Amaro, Saubara e São Francisco do Conde. Nas oficinas, que tiveram como público-alvo estudantes da Educação Básica, foram organizadas atividades relacionadas ao aprendizado de noções básicas de programação de computadores, envolvendo conceitos básicos do Pensamento Computacional e o uso do ambiente de programação visual Scratch, buscando refletir sobre racismo e desigualdades raciais, conscientização e valorização da diversidade étnico-racial e cultural. Somente as oficinas contaram com aproximadamente 80 participantes. Aproximadamente 80 estudantes participaram das Oficinas Online (https://portal.ifba.edu.br/santo-amaro/noticias/participe-do-ciclo-de-oficinas-afrobit-2013-pensamento-computacional-sem-preconceito)
(https://portal.ifba.edu.br/santo-amaro/noticias/participe-do-2o-ciclo-de-oficinas-afrobit-2013-pensamento-computacional-sem-preconceito)
Nos dias 10 e 11 de novembro de 2021 realizamos o I Festival das Besouras Digitais: aquilombamento das mulheres negra na tecnologia contribuiu para a representatividade negra, oferecendo ambiente virtual (Online) de socialização através da tecnologia, Cultura Maker e educação com vistas a enfatizar o pertencimento cultural da identidade negra e estimular a formação do pensamento crítico acerca do protagonismo feminino em um mundo tecnológico. Quanto ao impacto, vale destacar que o evento teve 24h de programação e contou com 49 participantes, entre os organizadores e o público em geral, gerando 323 visualizações nos dois dias. Comunidade interna e externa do IFBA Online (https://www.even3.com.br/festivaldasbesourasdigitais/ e https://portal.ifba.edu.br/santo-amaro/noticias/festival-promovido-pelo-ifba-destaca-protagonismo-da-mulher-negra.)
Em 2021 foi realizado um curso de Arduino para os alunos do IFBA.
Nos dias 18 a 20 de outubro de 2021 houve a Participação de um membro da equipe gestora na elaboração do comitê cientifico do VI CBEI que teve como tema: Educação Especial em tempos de transformação. Os eixos temáticos foram: Currículo e Formação de Professores em Educação Especial, Práticas de Inclusão Escolar: da Educação Básica à Educação Superior, Políticas Públicas para Inclusão de , Estudantes Público Alvo da Educação Especial, Pesquisa em Educação Especial/Inclusiva, Acessibilidade e Tecnologia Assistiva, Atendimento, Educacional Especializado e Salas de Recursos Multifuncionais, Educação Inclusiva: Família, Escola e Profissionais Especializados, Profissionalização e Educação Inclusiva. As principais questões levantadas foram a promoção da Cultura Maker na criacão de tecnologias assistivas. Estudantes, professores e profissionais
Online (https://eventos.galoa.com.br › cbei-2021 › page)
No dia 31/05/2022 participamos do Lançamentos da Rede Maker
Edital Fase 2 Lab Maker
Livro "O Aprender Fazendo da Rede Federal de EPCT" RedeMaker Online
No período de 14/05 a 22/06/2022 foi realizada a Participação na Capacitação de Discentes e Docentes - Hotel de Projetos 2022. O Hotel de Projetos Tecnológicos do IFBA é um programa da PRPGI que tem entre seus objetivos o fomento do empreendedorismo tecnológico e o estímulo ao desenvolvimento de tecnologias relevantes em nosso Instituto. O Hotel de Projetos é um grande sucesso! Já foram hospedadas diversas equipes nas últimas edições até o final o caminho do empreendedorismo tecnológico. Muitas dessas equipes foram muito além do que se esperava nesta primeira versão, e buscam nesse momento colocar-se no mercado como empresas com o apoio do Edital Centelha da FAPESB. Agora nós nos preparamos para a versão 2022 do nosso Hotel de Projetos. Serão 48 horas (75% síncronas e 25% assíncronas) de curso, dividido em 10 disciplinas: Empreendedorismo e Ideias Inovadoras (4h); Noções de Direito Aplicado ao Empreendedorismo (4h); Gestão de Projetos Tecnológicos (8h); Propriedade Intelectual (4h); Captação de Recursos (4h); Técnicas de Apresentação (4h); Elaboração de Modelos de Negócios (4h); Prospecção Tecnológica (8h); Técnicas de Negociação (4h); e Noções de Marketing Digital (4h).
362 estudantes e professores Online (https://www.even3.com.br/hoteldeprojetos2022)(https://www.youtube.com/watch?v=tne5BjMaHAQ)
Nos dias 13 e 14 de junho de 2022 participamos do evento TRILHAS DA INOVAÇÃO: HOTEL DE PROJETOS, IFMAKER E MENTORIAS. O principal objetivo do evento foi criar um espaço para discutir as ações/parcerias dos projetos do IFMaker e do Hotel de Projetos no IFBA. No evento ocorreu: (i) uma palestra sobre Inovação nos Institutos Federais do Prof. Dr. André Romero (Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação do Instituto Federal do Espírito Santo); (ii) uma Mesa Redonda denominada IFMaker e Hotel de Projetos: uma ação progressiva para o desenvolvimento tecnológico no IFBA com a presença dos representantes do (UHP Santo Amaro e IFMaker Santo Amaro), (UHP Eunápolis), (IFBA Salvador - IFMaker Salvador), (DINOV - PRPGI) e do Pró-reitor de PRPGI; e (iii) um Roda de conversa: Encontro do IFMaker do IFBA para discutir a melhor estratégia para implantação da Cultura Maker no IFBA. Estudantes e professores envolvidos nos laboratórios Makers e no Hotel de Projetos e do IFBA Presencial / Reitoria do IFBA() https://www.instagram.com/p/CejGrDALXgL/
No dia 13 de junho de 2022 foi realizada a Exposição do Lab Maker: Após a implantação do Lab IFMaker e retorno das atividades presenciais no final do mês de maio no IFBA Campus Santo Amaro foi realizada uma exposição do laboratório para a comunidade interna e externa. Onde os visitantes puderam conhecer os equipamentos do laboratório, ter a oportunidade de utilizar os equipamentos, principalmente as impressoras 3D e com a supervisão dos professores foi possível a confecção de produtos e do logo do Laboratório. Comunidade interna e externa do IFBA Presencial (Laboratório do IFMaker Campus Santo Amaro) https://www.instagram.com/labifmakersantoamaro/