LABORATÓRIO DE GUERRA ELETRÔNICA DO ITA
LABORATÓRIO DE GUERRA ELETRÔNICA DO ITA
Ciência e Tecnologia Aplicados à Defesa Nacional
Nossa história
A necessidade de formação sistematizada de oficiais, graduados e civis em nível de especialização, mestrado e doutorado voltados para Aplicações Operacionais da Força Aérea Brasileira, foi identificada no final da década de noventa, como parte do processo de modernização da frota aérea e especialização dos recursos humanos, os quais deveriam estar aptos a operar os novos vetores. Esta culminou com a criação de programas especializados e cursos de formação no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) a partir de então.
Em 1998, foi criado, no ITA, o Curso de Especialização em Análise de Ambiente Eletromagnético (CEAAE), destinado à formação em nível lato sensu. Desde então, este curso é ofertado anualmente a oficiais das três Forças Armadas, capacitando especialistas que retornam às suas Unidades de origem com uma capacitação técnica voltada à solução de problemas reais da Força.
Em 2001, houve a criação do Programa de Pós-Graduação em Aplicações Operacionais (PPGAO), destinado à formação stricto sensu nos níveis de mestrado e doutorado, atendendo às áreas de: Análise Operacional (AO), Comando e Controle (C2), Guerra Eletrônica (GE) e Sistemas de Armas (SA).
Nosso Mestre
“O homem erudito é um descobridor de fatos que já existem - mas o homem sábio é um criador de valores que não existem e que ele faz existir. ”Albert Einsten.
O Professor JOSÉ EDIMAR BARBOSA OLIVEIRA, se dedicou ao esforço da construção no ITA de um ambiente favorável e harmônico de aproximação do setor acadêmico com o setor operacional das Forças Armadas, no âmbito do ensino e pesquisa em nível de pós-graduação.
O entendimento da relevância e a total entrega do Professor Edimar a seu trabalho, foram certamente os grandes catalisadores da transformação ocorrida no ITA a partir do final da década de 90, em atendimento ao chamado do Comando da Aeronáutica para implantação de um modelo de ensino e pesquisa de pós-graduação com foco em aplicações operacionais das Forças Armadas. Seguiu-se então, em 1998, a criação do Curso de Especialização em Análise de Ambiente Eletromagnético (CEAAE), que abriu as portas do ITA para a chegada de novos alunos com um perfil de formação um pouco diferente do perfil de engenharia que tradicionalmente o ITA costumava receber.
O desafio estava lançado…. Receber no ITA Oficiais sem formação em engenharia, vindos diretamente dos Esquadrões e Unidades Operacionais de combate da Força Aérea, Exército e Marinha do Brasil, e ministrar com êxito instrução no padrão ITA nas áreas de ciências exatas aplicadas ao eletromagnetismo e processamento de sinais em Guerra Eletrônica. Nesta ocasião, o pensamento visionário e a liderança do Professor Edimar foram essenciais para tornar essa empreitada de alto risco no sucesso que hoje presenciamos.
Na visão do Professor Edimar, a pós-graduação não se fazia apenas com ensino. Era necessário fazer pesquisa também. E a melhor forma de tirar os trabalhos da biblioteca e colocá-los no setor operacional era criando uma infraestrutura de laboratório no modelo de apoio à instrução, suporte à pesquisa e uso compartilhado da infraestrutura com o próprio setor operacional. Neste caminho, o Professor Edimar mobilizou os órgãos envolvidos, em especial o EMAER, o então COMGAR, hoje COMPREP, e o DCTA para a criação no ITA do Laboratório de Guerra Eletrônica em 2001, que hoje, merecidamente, referência seu nome em sua designação.
Com o CEAAE e LAB-GE, a análise, domínio e aplicação do conhecimento estavam assegurados. Mas ainda faltava a geração de conhecimento de alto nível, impulsionada nos cursos de pós-graduação strito sensu nos níveis de mestrado e doutorado. Novamente, o pensamento visionário do Professor Edimar, aliado à incondicional dedicação às suas convicções, mobilizou professores do ITA e autoridades do COMAER para a criação em 2001 do Programa de Pós-graduação em Aplicações Operacionais, o PPGAO, transbordando a temática de Guerra Eletrônica, para contemplar as áreas de sensoriamento remoto, comando e controle, defesa cibernática, análise operacional, engenharia logística, sistemas de armas, sistemas espaciais, defesa DQBRN e bioengenharia..
Hoje o ITA conta com um extenso portfólio de cursos de pós-graduação nos níveis de doutorado, mestrado e especialização, além de uma excelente rede de laboratórios criados como "spin off" das iniciativas e modelo idealizado no passado pelo Professor Edimar.
“O modelo”, segundo o próprio Professor, era robusto, e após mais de 20 anos havia alcançado resultados muito além do que se propunha, por um efeito de transbordamento ou puramente através de resultados positivos óbvios do ecossistema implantado, e este foi responsável por impulsionar, de forma direta ou indireta, para que a FAB obtivesse a entrada conhecimentos complexos e os recursos humanos qualificados que facilitariam os desafios futuros, e o acolhimento perfeito de seus grandes projetos, o cargueiro KC-390 e a Aeronave Gripen F-39.
Entretanto, o maior legado que o Professor Edimar nos deixou foi seu exemplo acadêmico e científico, que, de forma unânime, motiva seus ex-alunos e todos aqueles que tiveram a oportunidade de interagir profissionalmente com ele. O Professor Edimar foi o único do ITA com publicação na capa da Revista Nature, Revista Acadêmica mais importante do mundo, e como forma de incentivo aos alunos em alcançar a vanguarda acadêmica nas suas áreas de pesquisa esta revista está emoldurada e colocada no Corredor do LAB-GE.
O Professor Edimar foi, e sempre será uma referência entre nós. Seu nome, que hora se perpetua de forma explícita no Laboratório de Guerra Eletrõnica, é nossa justa homenagem e reconhecimento pelo seu legado. Também em nosso Laboratório, dedicamos a ele uma sala onde, em sua memória, preservamos um pouco de sua biblioteca particular gentilmente doada por sua família. Uma sala destinada a realização de reuniões entre alunos e seus orientadores de pesquisa, a “Sala de Orientação Acadêmica Professor Edimar". Um ambiente especial para a atividade a qual nosso querido Professor dedicou sua vida profissional em prol da evolução tecnológica e de competências na FAB e no Brasil.
Por fim, hoje queremos tornar inseparáveis a estrutura LAB-GE com sua missão definida pelo Comando da Aeronáutica e a personificação do Prof Edimar com suas qualidades e seus valores, e essa é uma união que não pode ser desfeita, e como acadêmico evito utilizar essa palavra, mas será para "sempre".
Assina - Cel Lucio Pinheiro Amaro - Chefe do Laboratório de Guerra Eletrônica - Laborat´´orio Professor JOSÉ EDIMAR BARBOSA OLIVEIRA.
São José dos Campos - SP, 26 de setembro de 2023. Inauguração de Placa alusiva a modificação de nomenclatura do LAB-GE.