Centro e Curso
siga-nos no Instagram para ficar por dentro de tudo que acontece no laboratório
Centro e Curso
O Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) tem suas raízes históricas em 1930, quando foi fundada a Faculdade de Direito no Estado, que foi incorporada, em 1950, ao sistema federal de ensino superior. Anos mais tarde, em 1957, foi criada a Faculdade de Ciências Econômicas. Essas duas faculdades são, então, em 1968, formalmente aglutinadas no que veio a ser o CCJE, a partir de uma reestruturação da Universidade. De lá para cá, crescemos muito. Temos hoje oito departamentos: Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Direito, Economia, Gemologia e Serviço Social.
Temos dez cursos de graduação ofertados Administração (matutino e noturno), Arquivologia (noturno), Biblioteconomia (noturno), Ciências Contábeis (vespertino e noturno), Direito (matutino), Economia (matutino), Gemologia (vespertino) e Serviço Social (noturno).
O CCJE conta ainda com 6 cursos em nível de mestrado acadêmico (Pós-graduação stricto-sensu) nas áreas de Administração, Ciências Contábeis, Ciência da Informação, Direito Processual Civil, Economia, Política Social e o Mestrado Profissional em Gestão Pública. Possui cursos de Doutorado em Administração, Ciências Contábeis, Economia e Política Social. Esses cursos são públicos, gratuitos e abertos à comunidade, mediante processos específicos de seleção. Por meio desses cursos é concretizada não só a formação de pessoal especializado como também o desenvolvimento de pesquisas científicas, por meio de núcleos de pesquisa, que forjam a vida acadêmica do CCJE.
Nos últimos anos, o CCJE vem investindo maciçamente na pesquisa e na extensão, bem como na qualidade do ensino. Outro pilar de sua atuação tem sido a reestruturação de diversos setores (como, por exemplo, os laboratórios de informática, os documentos e arquivos e o almoxarifado) e a consolidação de novas práticas de gestão.
O Curso de Graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) foi implantado na estrutura do Departamento de Administração, situado no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE). Com o passar do tempo caracterizou-se a necessidade de criação do Departamento de Biblioteconomia. Esse fato é considerado marcante na história do Curso, pois representou a sua autonomia política, administrativa e acadêmica necessária à gestão e ao reconhecimento da área pela comunidade universitária.
Essa foi uma reivindicação dos doze professores que constituíam o seu quadro docente que, em 27 de março de 1980, sob a coordenação as Professoras Maria de Fátima Barreto e Maria do Carmo Iório Bizzo encaminharam ao Departamento de Administração um documento propondo a desvinculação do Curso daquele Departamento e a criação do Departamento de Biblioteconomia, o que se concretizou em 30 de abril de 1980. Assim, seguindo o trâmite, o pleito foi aprovado no Conselho Departamental do CCJE e, posteriormente, no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), mediante a Resolução nº 14/80.
Em 19 de maio de 1980, o Departamento de Biblioteconomia realizou a sua primeira consulta pública para chefe e subchefe do Departamento, sendo eleitas respectivamente as Professoras Isabel Cristina Louzada e Maria Luiza Loures Rocha Perota para administrarem o Departamento por um período de dois anos.
Em 1999, quando o Curso de Graduação em Arquivologia foi criado pelos docentes de biblioteconomia, para incorporá-lo o Departamento passou a denominar-se Departamento de Ciências da Informação.