Com apoio do edital da FAPERJ N.o 12/2010 Infra-estrutura foi possível adquirir um microscópio AFM/MFM da Attocube/Quantum Design (QD) que usa outro PPMS da QD com He líquido (Edital FAPERJ Nº 19/2011-Pensa Rio). Este PPMS permite tanto realizar medidas de transporte como operar com o microscópio AFM/MFM da Attocube.
A ponta de prova é utilizada para a caracterização de superfícies de supercondutores, filmes finos, multicamadas e nanoestruturas em baixas temperaturas e campo magnético. Esta técnica de alta tecnologia, primeira na América Latina, para a área de materiais avançados esta disponível desde o 18 de Agosto de 2014 quando foi instalado dentro do Laboratório 101-D de Supercondutividade e Microscopia AFM-MFM e abre novas perspectivas na caracterização dos materiais de interesse quanto aos seus domínios magnéticos e supercondutores.
As caracterizações por microscopia de força atômica e magnética (AFM e MFM) que pode ser realizadas no microscópio atto AFM/MFM Ixs da Attocube esta equipado com um controlador SPM ASC500. Nesse microscópio as medidas podem ser feitas tanto desde 400 K como a baixas temperaturas (1.9 K), altos campos magnético (até 8 T) e também alto vácuo. Este microscópio realiza, simultaneamente, topografia com alta resolução e imagens de força magnética.
Com este microscópio operando a baixas temperaturas e altos campos proporcionando pelo PPMS podemos estudar, por exemplo, a estrutura de domínios magnéticos e/ou supercondutores em materiais nano-estruturados. Além disso poderemos ampliar o espectro de propriedades dos materiais estudadas uma vez que o efeito de temperatura e campo magnético nas nano estruturas poderá ser explorado.