Uma das mais belas cidade do litoral brasileiro, possui uma rica biodiversidade em suas águas, principalmente em sua extensa baía, muito procurada para pesca amadora e esportiva.
Sua ampla faixa de praias está entre as mais limpas e belas do Brasil, mas Guaratuba não é só praia, possuindo em seu território lindas cachoeiras, rios de água cristalina, morros propícios para caminhadas e uma linda baía que é conhecida por ter um dos mais bonitos pores de sol do Brasil.
Sua gastronomia caiçara é rica em opções, tendo uma das ostras mais saborosas do mundo.
Com extensão de aproximadamente 2,4 km a Praia Central de Guaratuba é um das praias preferidas em nossa cidade pelos banhistas, suas calmas águas proporcionam muita diversão para toda família. Diversas conveniências estão dispostas ao longo da orla. São bares, restaurantes, lachonetes, quiosques, banheiros, sorveterias e etc.
A Praia Brava de Guaratuba divide-se em diversos balneários, entre eles: Brejatuba, Eliane, Estoril, Coroados e Barra do Saí, sendo que este último faz divisa com o estado de Santa Catarina (Itapoá), e, possui um rio e uma ilha onde em determinadas circunstâncias é possível chegar andando até a ilha.
É muito apreciada por surfistas e pescadores. Suas fortes ondas e mar aberto proporcionam boas condições para prática de esportes e pesca de praia.
São aproximadamente 11km de extensão de uma ponta a outra, água limpa e de qualidade para banho, além de areia fofa para passar o dia.
A Praia de Caieiras reserva pra você um dia incrível junto a natureza, aqui você encontra águas calmas, restaurantes e bares próximos a areia, com árvores sombreiras convidativas. Uma ótima opção para quem gosta de sossego e tranquilidade.
Aqui também é possível ver em dias e horários de maré baixa o Vapor São Paulo, barco que naufragou a vários anos em nossa cidade durante a Guerra do Paraguai com mais de 600 pessoas a bordo.
O acesso a praia é através de uma curta e sinuosa estrada que começa próximo a bilheteria do Ferry Boat Guaratuba-Matinhos.
Você sabia?
Com a maré baixa na praia de Caieiras, em Guaratuba, revelam partes do Vapor São Paulo. Em novembro de 1868, sob o comando do oficial Jacinto Ribeiro do Amaral, marido da compositora e pianista Chiquinha Gonzaga, a embarcação voltava da Guerra do Paraguai com cerca de 600 passageiros, entre eles soldados feridos e médicos.
Em meio ao nevoeiro, o vapor encalhou ao se aproximar da costa e tombou. Um soldado morreu e os demais tripulantes se abrigaram nas grutas e nas casas dos moradores do povoado por três dias, aguardando o resgate.
A Barra do Saí pode ser considerada a primeira e a última beleza natural de nosso litoral, dependendo do seu ponto de partida, São mais de 2 km de areias brancas divididos entre os municípios de Guaratuba - PR e Itapoá - SC a divisa entre os estados é feita pela barra do rio Saí-Guaçu, que desemboca no mar formando um cenário digno de admiração, em frente ao canal há uma ilhota que guarda o marco de divisão dos estados. Pode ser considerada uma dos pontos turísticos menos visitados de Guaratuba, mas não por falta de beleza, é habitat de aves marinhas como o Gaivotão, Gavião-Carijó e Garça-branca-grande e caranguejos, este último dá nome ao bloco de carnaval que é tradição da comunidade. Suas águas claras são ótimas para o banho e suas ondas perfeitas para a pratica do surf.
Um paraíso escondido, a Prainha é uma praia com águas calmas, quando se vem para Guaratuba via travessia é a primeira praia pertencente ao município de Guaratuba, é considerada um dos refúgios da cidade, de águas transparentes, é propício para o banho e prática de esportes náuticos, como kitesurf.
Um belo pôr do sol lhe aguarda aqui! Local muito procurado para prática de pesca amadora ou esportiva e passeios incríveis. Não deixe de conhecer a Baía de Guaratuba. São diversas opções de passeio de barco para diversos pontos inclusive rios como o Salto Parati, que fica em meio a Mata Atlântica preservada. Também é possível observar do Ferry Boat sua extensão que some no horizonte. É possível aventurar-se de canoa, caiaque ou stand-up. A Praça dos namorados no centro, reserva um lindo fim de tarde para ser admirado e registrado.
ECOTURISMO
Uma região não muito visitada pela grande maioria dos turistas, mas que merece uma visita, localizada na zona rural de Guaratuba, para chegar lá é necessário fazer a travessia de Guaratuba e seguir à esquerda pela Estrada do Cabaraquara.
Para quem gosta de natureza é um prato cheio, lá você encontra mata atlântica, rios, mangues, montanhas, cachoeiras
Vale também conhecer as fazendas de ostras e os restaurantes que servem pratos caiçaras.
Quem acha que Guaratuba é só praia, então precisa conhecer a área rural da cidade. A região da Pedra Branca do Araraquara, que fica a cerca de 80 quilômetros de Curitiba, oferece uma variedade de opções para o visitante. Começando pela ponte pênsil e a ponte molhada (na qual você pode passar com seu carro sobre a água). Além disso, o local é conhecido por sua biodiversidade de fauna e flora.
Lá encontramos ainda, cachoeiras, chácaras para eventos, lanchonetes e mercearias.
Ou seja, é repleta de atividades ao ar livre, sendo um ótimo destino para quem gosta de praticar trilhas, caminhadas e passeios de bicicleta.
Se você está procurando um lugar para descansar e se desconectar da rotina, a região da Pedra Branca do Araraguara é o lugar perfeito para você.
No Rio São João, dá para pescar lambari, se refrescar nas águas geladíssimas e transparentes, alugar boias infláveis e churrasqueira para passar o dia.