Na primeira semana, o grupo iniciou o contato criando grupo no WhatsApp (por ser o meio mais eficiente de comunicação) e foi realizado um call para apresentação dos integrantes que ainda não se conheciam e o início de algumas atividades. Nesse primeiro encontro, foi discutido o planejamento da unidade curricular, foi criado o site com sua estrutura básica, e encaminhado a discussão das próximas atividades (preenchimento do acompanhamento semanal e elaboração do Termo de Abertura do projeto).
Lições da semana: Durante essa semana as principais lições aprendidas foram: a de como criar um site e a de como elaborar uma documentação de um projeto. A dificuldade encontrada foi em relação ao horário das reuniões do grupo, devido as atividades dos membros, mas a equipe conseguiu achar alternativas para discussão para as atividades do projeto.
Nessa semana, inicialmente nos reunimos para entender o funcionamento do software GanttProject , com cada membro da equipe baixando o programa em seu respectivo computador. Em seguida, esboçamos em texto o WBS, com o fluxo geral das atividades do projeto, para então passar para o programa, associando as atividades aos membros, de modo que estamos todos, em conjunto, responsáveis por algum ponto das atividades a serem desenvolvidas, como, por exemplo, às relacionadas ao R.
Lições da semana: A lição central dessa semana foi a respeito da importância de nos organizarmos de modo rápido e pragmático, a fim de desenvolver as atividades propostas. Como muitos tópicos são novidade, como o próprio software Gantt, são essenciais rapidez e organização para aprendermos a usar e explorar a ferramenta em tempo hábil.
Semana 3 (22/10 - 28/10) - Rede de Atividades
Para essa semana estava programado o upload da Rede de Atividades aqui no site, entretanto, nosso grupo já havia feito essa tarefa na semana anterior, e entregue essa rede juntamente com o WBS. Sendo assim, o grupo decidiu focar a semana em antecipar os estudos e a capacitação individual de cada membro para as olímpiadas de data science, que é o foco principal do projeto.
Lições da Semana: A principal lição dessa semana foi a importância da organização e eficiência na execução de um projeto como esse. Isso porque graças ao arranjo do grupo, tivemos a oportunidade de antecipar certas tarefas e agilizar nosso cronograma.
Semana 4 (29/10 - 04/11) - Controle de Riscos
No encontro síncrono do dia 29/10, o professor e orientador do nosso projeto, Dr. João Alberto Arantes do Amaral, nos passou um excelente feedback a respeito do WBS e da Rede de Atividades, elencando uma série de problemas com esses documentos. Tendo isso em vista, nosso grupo deu início à semana objetivando primeiramente a correção desses problemas. Portanto, reestruturamos nosso WBS e Rede de Atividades e fizemos o upload aqui nesse site.
Em seguida, o grupo marcou uma reunião para discutir e elaborar a nova etapa do planejamento do nosso projeto, a criação do Controle de Riscos, que confeccionamos com sucesso. Para isso, dividimos - com a ajuda do livro "Elaboração e Gestão de Projetos" cujo autor é o nosso próprio professor e orientador - os diferentes tipos de riscos em algumas categorias, e depois demos início a um brainstorming para imaginar e reunir o máximo possível de situação que pudessem colocar nosso projeto em cheque. Após esse processo, nosso grupo passou a discutir como classificaríamos a probabilidade e gravidade de cada risco pautado, além de decidir como lidaríamos com cada um deles.
Lições da Semana: A elaboração do Controle de Riscos foi uma tarefa bem interessante e pudemos ver rapidamente em nossa própria pele a importância dela, uma vez que durante a semana tivemos que lidar com um dos riscos que inclusive selecionamos em nossa planilha: O desligamento de um integrante do grupo do projeto. O fato ocorreu por motivos pessoais do membro e não houve nenhum conflito interno entre nós, entretanto, é definitivamente algo que tem o potencial de enfraquecer nosso projeto e, para que isso não aconteça, precisamos sempre estar atentos e preparados para esse tipo de situação, nos ensinando aí a importância de manter um controle acerca de todos os riscos que estamos incorrendo.
Semana 5 (05/11 - 11/11) - Gestão de Qualidade
Inicialmente, devido ao feedback negativo com relação ao Plano de Riscos, o grupo se dispôs a arrumar esse documento e deixar ele mais de acordo com as exigências e logo fizemos o upload dele aqui no site.
Em seguida, tivemos que lidar com uma atividade que remetia à tarefa anterior sobre o mapeamento dos riscos: a Gestão de Qualidade, que parece apontar justamente para indicadores que nos auxiliam a mensurar a correção e precisão daquilo que está sendo desenvolvido, sendo que, nesse sentido, fatalmente traz à tona fatores que colocam em risco essa qualidade. Para isso, marcamos uma reunião com o grupo todo e utilizamos o mesmo mecanismo que havíamos usado para a confecção do Controle de Riscos, fizemos um brainstorming inicial para apurar bastante ideias a respeito do que colocar nos diversos "pontos" e fomos lapidando essas ideias aos poucos. Por fim, formatamos e fizemos o upload no site. De todo modo, foi mais uma oportunidade de explorar a bibliografia do curso, tomando nota dos pontos centrais desenvolvidos pelo professor João Arantes, no tocante à essa discussão da qualidade.
Além disso, pensando em um aspecto macro, que veio a impactar a rotina de todos os grupos, salientamos o questionário proposto pelo professor, oportunidade de refletirmos sobre não apenas o desenvolvimento do projeto, mas acerca da disciplina como um todo, no que tange à bibliografia, aulas e dinâmicas ao longo das semanas.
Lições da Semana: um aspecto importante a ser ressaltado diz respeito à importância da visão de conjunto ao longo do projeto. Sem dúvidas é fundamental atinarmos para cada passo e ponto do que está sendo desenvolvido, semana a semana, porém, faz-se bastante importante também olharmos para o conjunto e para como as coisas vão se encaixando, como no caso da matriz de qualidade, que nos fazem refletir sobre elementos que colocam em risco o bom andamento do projeto, risco esse - enquanto tópico - discutido na semana anterior. Possivelmente essas conexões permanecerão surgindo, nos direcionando assim a essa visão global do trabalho.
Semana 6 (12/11 - 18/11) - Primeiro Desafio
Iniciamos a semana refletindo o resultado de nossas ações da semana anterior, onde conseguimos finalizar o questionário enviado para o professor de forma antecipada. Para a realização do primeiro desafio, nosso grupo se organizou e resgatou os conteúdos estudados, de acordo com o nosso planejamento, para pôr em pratica por meio da atividade disponibilizada pelo professor. Foi através dessa atividade e do nosso controle e gestão de projetos que começamos a observar se o nosso planejamento foi estratégico e adequado. Isso tudo, através da aplicação prática dos nossos estudos e dos resultados obtidos no primeiro questionário. Com ele será possível perceber se estamos no caminho certo ou se teremos que mudar a estratégia e ajustar nosso planejamento buscando mitigar os riscos de acordo como prevemos no arquivo de Gestão de Qualidade. Ademais, fizemos o nosso encontro semanal onde o grupo compartilhou e atualizou a atividade que cada um ficou responsável, juntamente com o desempenho dos estudos.
Lições da Semana: um dos pontos mais relevantes que percebemos e aprendemos essa semana foi a importância da preparação prévia e distribuição correta das atividades. Com uma divisão adequada - que permitiu o grupo fazer diferentes etapas de modo paralelo - e com o início dos estudos logo no começo da matéria, o grupo pôde ter maior agilidade e tranquilidade para realizar a tarefa, uma vez que o conteúdo já estava estudado e foi necessário apenas aplicá-lo. Além disso, percebemos a otimização de tempo que todo esse planejamento traz para o projeto, deixando tudo mais organizado.
Semana 7 (19/11 - 25/11) - Segundo Desafio
A presente semana veio a dar continuidade aos Desafios propostos pela Disciplina, nos oferendo mais uma oportunidade de nos confrontar com o R e suas respectivas funcionalidades. Interessante destacar as intersecções com outras disciplinas, como Estatística II e Econometria I, matérias que estão sendo atualmente cursadas por diferentes integrantes do grupo, e que vêm a somar elementos teóricos e conceituais para o enfrentamento das atividades, como no que diz respeito aos testes estatístico desse segundo desafio. Além disso, esse paralelo entre R e Estatística apenas reforça a necessidade do permanente estudo dos conceitos estatísticos e bem como dos tópicos em R, software com potencial inclusive de auxiliar na compreensão do entendimento de determinados tópicos teóricos. Por fim, vale ressaltar a necessidade desse estado de investigação e pesquisa perpassar todo o grupo, possibilitando o desenvolvimento das habilidades de modo como que paralelo, por parte de cada estudante.
Lições da Semana: fica aqui o destaque para um aspecto bastante central na Disciplina, até em função do caráter coletivo da empreitada, a saber, no espírito do colocado anteriormente, a necessidade dos integrantes como um todo irem desenvolvendo fluência em todas as frentes do curso, práticas e teóricas, uma vez que isso permite uma maior flexibilização e melhor divisão das tarefas, na medida em que, com todos se desenvolvendo nos diferentes tópicos, é possível que um integrante priorize determinada atividade em certa semana, em seguida um outro priorize atividade de natureza semelhante numa semana próxima, dada a incursão por parte de todos nos diferentes assuntos, sem necessariamente implicar que não tenhamos frentes mais prioritárias de assuntos, dos quais somos mais diretamente responsáveis.
Semana 8 (26/11 - 01/12) - Terceiro Desafio
Nesta semana, tivemos uma erro de comunicação no grupo, o que causou a entrega da segunda atividade ao professor (enviada na sexta de manhã). Além disso, o grupo finalizou os assuntos propostos para estudo. No grupo temos basicamente 3 níveis de conhecimentos prévios, onde 2 estão estudando estatística 2, 2 estão cursando econometria 1, e os outros 2 já finalizaram esses conteúdos. Dessa forma, os estudos foram divididos de acordo com a facilidade e conhecimento já obtido na grade curricular do curso. Ademais, divididos em duplas, mesclando conhecimentos, o grupo desenvolveu a resolução do terceiro desafio. No encontro semanal, partilhamos as atualizações de cada dupla e concluímos os estudos. O grupo decidiu agora focar em resolver os problemas e dificuldades que possam surgir nas próximas atividades, além de ter maior tempo para resolver os próximos desafios antes da competição final.
Lições da Semana: um ponto muito relevante de aprendizado dessa semana foi a importância e necessidade de comunicação clara! A falha do grupo atrasou uma entrega, mas conversamos e refletimos no nosso encontro semanal sobre o ocorrido. Percebemos que, como cada um tem sua rotina e rotinas "pesadas", a chance de nos perdermos é maior, sendo assim, vimos uma necessidade ainda maior de nos organizarmos e não atrasarmos mais entregas. Para isso, solucionamos em deixar um lembrete no dia anterior a entrega para que caso haja esquecimento por algum do grupo, seremos notificados. Vimos como uma solução também, discutir previamente a resolução das atividades com o grupo e não apenas no dia anterior a entrega. Quanto aos estudo finalizados, percebemos o quão importante foi nosso planejamento inicial pra que nessa reta final a carga de estudo seja menor e sobre mais tempo hábil para a execução dos entregáveis.
Semana 9 (03/12 - 09/12) - Quarto Desafio
Nessa semana nos deparamos com um desafio representativo de um conteúdo novo para determinados membros da equipe: a ideia de testes de hipóteses ainda não foi vista em sua profundidade por alguns membros, como o Paulo e o Pedro, que ainda estão a fazer a disciplina de Estatística II. Nesse sentido, tais membros acabaram por focar na parte mais operacional da semana, como a própria redação do "Semana a Semana", tendo em vista, no entanto, o que foi desenvolvido na busca de resolução do presente desafio. Com isso, membros como o Nicholas e Nayara, que já têm certa bagagem em testes de hipóteses, puderam fazer a frente nessa tarefa da semana, auxiliando inclusive na compreensão do problema por parte dos demais. Em síntese, oportunidade interessante, para alguns, de antecipar um importante conteúdo que será visto mais adiante, e, para outros, possibilidade de colocar em prática a retenção de conceito que se deu há pouco tempo e que, em certa medida, se vê em curso na disciplina de Econometria I, que em muito aproveita noções desenvolvidas nas Estatísticas I e II.
Lições da Semana: vale destacar essa necessidade de todos estarem a par dos mais diversos conteúdos e conceitos trabalhados ao longo da disciplina, mas também atentos a essa possibilidade de compartilhar a liderança ao longo dos tópicos, permitindo assim diferentes protagonismos, em momentos diversos do projeto. Havendo aqui uma construção de conhecimento coletiva, em certa dimensão, parece ser fundamental essa flexibilidade de aprender com o outro, como também a sensibilidade de compartilhar algo que, por ventura, já temos com um pouco mais de propriedade, profundidade.
Semana 10 (10/12 - 16/12) - Quinto Desafio
No desafio desta semana o grupo se deparou com soluções diferentes para o mesmo exercício, após conversar e analisar minuciosamente as soluções obtidas foi encontrado um erro em um dos códigos e após corrigi-lo os resultados estavam análogos. Além disso, alguns alunos se depararam, novamente, com uma matéria que não foi seu objeto de estudo, até o momento, em suas graduações, desta maneira os alunos que já estudaram o assunto ficaram responsáveis pela resolução destes exercícios, porém um dos alunos que já estudou grande parte do material necessário para os desafios, enfrentou dificuldades para realizar o mesmo.
Lições da Semana: Muitas vezes durante um projeto nós se deparamos com uma divergência de informações ou resultados conflitantes, quando isso acontece é necessário sentar e analisar toda a situação, e tomar uma decisão, no nosso caso analisamos a metodologia minuciosamente e encontramos a solução. Também percebemos que apesar de alguns já terem estudado todas as matérias necessárias, isso não é garantia de nada, o que ressalta a necessidade de todos estudarem mais a fundo o material necessário para realizar as olimpíadas.
Semana 11 (03/01 - 07/01) - Sexto Desafio
Com esse desafio semanal, chegamos à reta final das atividades, aproximando-se o momento das Olímpiadas em si. Nesse sentido, vão ficando mais claros os conceitos e noções desenvolvidos, especialmente no que tange às noções de Estatística e Projetos. Com isso, tal desafio trouxe consigo já de saída a ideia de conversão de arquivos, no caso a passagem da extensão .sav para .csv, o que, à primeira vista pode parecer trivial, mas já apontando para uma dimensão bastante importante nos trabalhos até aqui desenvolvidos: a necessidade de bem manipular as diferentes bases de dados, a fim de delas podermos extrair os melhores insights e desenvolver as análises mais satisfatórias. Com esse intento, nos dividimos de modo que nessa semana, Michel, Nayara e Nicholas se dedicaram mais diretamente à programação e à resolução do presente case, de modo que Nathan, Paulo e Pedro ficaram voltados ao Semana a Semana, ao Gantt e as tarefas por assim dizer mais operacionais, como essas de atualização desses campos, mídias.
Lições da Semana: Tem se mostrado fundamental a habilidade para se trabalhar com as mais diversas extensões e formatos de base, variando desde o mais tradicional .xlsx até extensões menos conhecidas, como, por exemplo, .log (voltada para a contabilização de acessos, por exemplo, a um banco de dados). Além disso, vai sendo possível vislumbrar cada vez com maior clareza a dimensão do trabalho coletivo, ficando mais importante a boa divisão das tarefas e responsabilidades, a fim de que todos cheguem bem para o desafio final, as Olimpíadas em si, com conceitos bem consolidadas e com a experiência de ter vivenciado as diversas frentes dos desafios propostos.
Semana 12 (08/01 - 13/01) - Olimpíada
Nessa semana de Olimpíada e como que de fechamento das atividades do curso, pudemos fazer uma espécie de balanço do curso, com a "atividade olímpica" abarcando mais de um conteúdo, como, por exemplo, regressão linear, tema caro à Estatística. Desse modo, nos dividimos de modo que a Nayara liderou a resolução das questões, com o auxílio mais direto do Michel e Nicholas, embora Nathan, Paulo e Pedro também tenham tentado contribuir com as questões, sendo que íamos nos comunicando, por meio especialmente do WhatsApp, quanto ao andamento das resoluções. Paulo se voltou ao Semana a Semana, com a companhia da Nayara e dos demais, havendo esse envolvimento geral para atualização das tarefas mais operacionais, com o gráfico do Gantt.
Lições da Semana: Mesmo em meio a contextos de menor tempo disponível, como no caso de fim de semestre, nos foi e é fundamental seguir contribuindo com o produto final do grupo. Independente do tamanho da contribuição individual de cada um, no limite, ao fim e só cabo, cada membro buscou contribuir com suas respectivas facilidades e colaborar com o desenvolvimento dos colegas, à nível técnico, mas também "soft", no que tange às habilidades para o tocar do projeto em si, como responsabilidade e senso de urgência, responsividade.
CONCLUSÃO DO PROJETO
Conforme a proposta original da matéria, o grupo finaliza o projeto da Olimpíadas de dados. Concluímos todas as fases e tarefas definidas no plano do projeto bem como a meta de realizar os exercícios da olimpíada.
Sendo assim vale ressaltar que apesar de alguns problemas que encontramos ao decorrer do projeto, como dificuldade com a matéria necessária para cumprir algum desafio, dificuldade em comunicação com os integrantes devido a aspectos externos ao projeto, complicações com softwares e afins, conseguimos atender as expectativas e realizar o projeto conforme planejado.
Com o projeto aprendemos as aplicações e práticas dos aprendizados de estatística e econometria do curso e trabalho em equipe. Além de como estruturar e desenvolver um projeto.
Uma recomendação para as próximas turmas, seria realizar uma divisão onde sempre tem duas pessoas envolvidas em qualquer passo, pois caso você tenha uma única pessoa responsável por uma etapa do projeto e ela acaba não conseguindo realizar ou se comunicar com o grupo o grupo inteiro ficará em atraso, o que não ocorreria tendo dois ou mais responsáveis.
Por fim , damos como encerradas todas as responsabilidades e atividades do grupo.