OFICINAS
As oficinas acontecerão no dia 04 de dezembro de 2025 (quinta-feira), das 16h às 17h30
As oficinas acontecerão no dia 04 de dezembro de 2025 (quinta-feira), das 16h às 17h30
EQUOTERAPIA
Palestrante: Deraldo Gomes Azevedo
Graduado em Educação Física (UCSal)
Professor titular da Faculdade Nobre
Diretor técnico - Clínica de Fortalecimento Muscular e Condicionamento Físico
Coordenador técnico da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Feira de Santana
Especialista em Ciência da Motricidade Humana (UCB)
Especialista em Esporte Escolar (UNB)
Ementa: A história da Equoterapia no Brasil, na Bahia e em Feira de Santana; O projeto de Equoterapia da APAE; Os benefícios da proposta e os procedimentos metodológicos
A PSICOMOTRICIDADE NO ESPORTE ADAPTADO COMO PRÁTICAS INCLUSIVAS NA ESCOLA
Palestrante: Jéssica Santos Passos Costa
Graduada em Educação Física (UEFS)
Mestre em Saúde Coletiva (UEFS)
Doutora em Saúde Coletiva (UEFS)
Professora da UEFS
Ementa: A psicomotricidade no esporte adaptada promove o desenvolvimento global de alunos com deficiência, estimulando habilidade motoras, sociais e cognitivas. Essa prática valoriza a inclusão, a diversidade e o fortalecimento do respeito às diferenças.
LUTAS
Palestrante: Christiane Luna
Graduação em Educação Física (UFBA)
Mestrado em Educação e Contemporaneidade (UNEB)
Doutora em Educação (UFBA)
Professora da UESB
Ementa: Lutas x Arte Marcial X Espotes de combate. Lutas e a pessoas com deficiência. LUTAS paralimpicas. ADAPTAÇÕES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
BOCHA
Ementa: Objetivo Geral: Promover a inclusão,reabilitação e desenvolvimento integral de pessoas com comprometimentos motores severos através da prática da Bocha Adaptada, utilizando o esporte como ferramenta de superação e socialização.
Objetivos Específicos:
· Físicos: Desenvolver e aprimorar a coordenação motora fina, o controle de movimento, o equilíbrio e a força muscular residual.
· Cognitivos: Estimular a concentração, o raciocínio lógico-estratégico, a capacidade de planejamento e a tomada de decisões.
· Psicossociais: Fortalecer a autoestima, a autonomia e a confiança dos participantes, criando um ambiente de convivência que reduza o isolamento social.
· Técnicos: Ensinar as regras, fundamentos e técnicas do esporte, incluindo o uso de equipamentos de adaptação como calhas (rampas) e ponteiros.
· Inclusivos: Oferecer uma atividade esportiva acessível e adaptada, garantindo a participação plena de indivíduos com paralisia cerebral, lesões medulares e outras doenças neuromusculares.