Drones são pequenas câmeras de alta qualidade acopladas em mini “helicópteros”que funcionam com baterias, voam e são monitorados por controle via rádio (ou até mesmo por smartphones). Em uma simples comparação, é um helicóptero de brinquedo que é direcionado via controle remoto e que possui uma câmera filmadora com alta resolução e bateria de longa duração.
Os drones estão sendo muito usados como complemento do trabalho da polícia (monitoramento, vigia de áreas), na área ambiental (explorar lugares onde o homem ainda não conseguiu chegar, eventos (casamentos, festivais, esportes, entre outros) ou ainda no auxílio em acidentes, como, por exemplo, o Japão, que usou drones para verificar a situação de Fukushima após o vazamento radioativo. Abaixo listamos os principais usos de drones no Brasil:
● Supervisionamento em estradas, ruas, avenidas e fronteiras;
● Monitoramento em matas, bosques, plantação e gado;
● Fiscalização de obras (construção de prédios e casas);
● Processamento de dados no meio ambiente;
● Filmagens para televisão e cinema.
● Aumento de vendas no mercado imobiliário.
1. Facilidade no manuseio: Apesar de ser uma tecnologia nova, os drones possuem fácil manuseio e suas filmagens são gravadas em alta resolução em uma memória interna, possibilitando a edição e compartilhamento do conteúdo..
2. Exibição de áreas extensas: Para filmagens em amplos terrenos ou condomínios, você não precisa mais percorrer todo o percurso, ficar debaixo de sol e perder vários dias. O drone faz isso e você pode mostrar todos os detalhes do local de forma simples, rápida e visualmente mais agradável, assim o cliente que assistir já tem melhor dimensão do espaço real do lugar. Com certeza, com um belo material visual e mostrando detalhes de um imóvel ou terreno, aumentam as chances de crescer as vendas no mercado imobiliário.
3. Trabalho programado: É possível filmar vários ao mesmo tempo ou em um tempo muito mais curto do que usando outras ferramentas. Além, disso, você pode fazer o serviço remotamente ou com muito mais agilidade, sem a necessidade de deslocamento até os locais. Ele também gera economia à empresa, já que o trabalho é rápido, fácil e não requer tantos deslocamentos, economizando também a gasolina que se gastaria em uma filmagem convencional;.
4. Baixo custo: Também é possível encontrar empresas especializadas nesta filmagem, não sendo necessário investir no equipamento e pagando apenas a mão de obra.
Esta fase da construção sempre representou um custo elevado da obra e consumiu boa parte do cronograma. Equipamentos caros e análises longas eram requeridas como estudo inicial de um empreendimento. É certo que em algumas circunstâncias, utilizar Drones na construção civil não substitui a presença humana e técnicas mais consagradas, porém a inovação que os Drones trouxeram já representam uma excelente economia e diminuição de prazos.
Construtoras com visão de Mercado, que utilizam a tecnologia a seu favor, investem muito na experiência do cliente. As chances de concretizar uma venda aumentam muito desde que o cliente consiga visualizar ou até mesmo fantasiar seu futuro lar e a vizinhança ao redor.
Uma atividade muito popular entre as construtoras é a simulação da vista por andar, onde o cliente tem a oportunidade de visualizar tudo que poderá desfrutar de sua futura sacada.
Verificar se os funcionários estão utilizando o equipamento de segurança adequado ou se uma estrutura da construção está torta são tarefas simples para os Drones e economizam um tempo precioso de recursos humanos que podem ser utilizados em outras funções de igual importância.
Utilizando Drones, as empresas podem detectar problemas com antecedência, antes que estes se tornem grandes dores de cabeça e custem muito mais caro do que uma simples contratação de serviço de Drones. Por fim, diminuindo o risco dentro da obra, as empresas ainda podem barganhar um bom desconto no valor final do seguro.
4 – Progresso da Obra
Se você já comprou um apartamento na planta, sabe o quão emocionante é acompanhar mês a mês o desenvolvimento da construção. Clientes ávidos por informações e detalhes pagariam mais e aumentariam os índices de satisfação com a compra caso tivessem mais ângulos de visão e relatórios quinzenais ou até semanais do andamento da obra. Tudo isso aplica-se ao que há de mais moderno em User Experience ou seja, a experiência que seu cliente terá com a sua empresa.
As inspeções costumam ser uma grande fatia do custo de uma obra. Cada setor deve respeitar leis específicas e gerar laudos seguindo sérios padrões de qualidade.
Inspeções com drones vão variar desde análise de fissuras e vazamentos em telhados a até o progresso de estruturas metálicas e acabamento utilizando concreto.
Por fim, não importa o tipo de obra, inspeções podem ser feitas de maneira mais rápida, segura e simples utilizando Drones.
Se as construtoras querem manter seus operários mais seguros e com alta produtividade sem gastar altas cifras contratando um time inteiro de supervisores, certamente um ou dois Drones ajudariam a manter um olho na operação, dependendo do tamanho da área em construção.
Os Drones podem monitorar toda uma área, substituindo inclusive motocicletas e automóveis que percorrem grandes áreas, são lentos e geram custo operacional altíssimo para as empresas.
Dependendo da altura de voo do Drone, os operários provavelmente nem perceberão que estão sendo monitorados, diferentemente de uma abordagem direta e em solo, feita por uma patrulha ou um supervisor.
Construtoras têm contratado serviços de Drones para terem certeza de que a obra está organizada, segura, correta e dentro do prazo do cronograma.
Lançamentos de empreendimentos comerciais ou residenciais têm demandado muito a utilização de Drones. O alto custo da contratação de helicópteros ficou no passado e as tomadas, aproximações e ângulos capturados pelos Drones são imbatíveis.