LIVRO DIDÁTICO
De acordo com Chopin (2004) o livro didático pode ser considerado um produto cultural complexo, que se situa no cruzamento da cultura, da pedagogia, da produção econômica e da sociedade. O livro didático ainda é pouco utilizado na educação física, no entanto ele pode auxiliar tanto o professor quanto o aluno em relação aos conteúdos, servindo como apoio. Relacionando com a tecnologia, os livros didáticos digitais estão cada vez mais populares devido a instauração da cibercultura na sociedade atual. Inclusive, o mercado de ebooks desde 2012 desde a chegada da empresa Amazon, vem crescendo.
JORNAL
O jornal já foi considerado um método de ensino revolucionário, há registros que o uso do jornal na sala de aula é bastante antigo. Para criação de um jornal didático, o professor deve se apropriar dos principais fundamentos da comunicação jornalística, como o maior objetivo é comunicar, deve passar a informação de forma objetiva. As tecnologias como o uso das mídias sociais, mudou a dinâmica da comunicação, tornando o jornal um pouco “antiquado”, mas assim como outros meios de comunicação rádios e tv, o jornal continua fazendo parte da nossa vida por meio de reportagens, só que agora totalmente na palma da nossa mão.
Referências
AIDAR, Flávia. O jornal como instrumento pedagógico: Programa Folha Educação: uma proposta de leitura de jornal em sala de aula. Comunicação & Educação, n. 2, p. 123-126, 1995.DARIDO, Suraya Cristina et al. Livro didático na Educação Física escolar: considerações iniciais. Motriz. Journal of Physical Education. UNESP. p. 450-457, 2010.DINIZ, I. K. D. S.; RODRIGUES, H. D. A.; DARIDO, S. C. Os usos da mídia em aulas de Educação Física escolar: possibilidades e dificuldades. Movimento, p. 183-202, 2012.GOMES, Bruno et al. Educação e novas tecnologias da informação e da comunicação: o livro didático digital no Brasil. Revista Temática, v. 7, p. 132-145, 2014.