Palestra de Abertura: "Atuação do Engenheiro de Processamento no processamento primário de Petróleo"
Possui graduação em ENGENHARIA QUÍMICA pela Universidade Federal de Uberlândia (1995) e Mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos (1997), Engenheiro de Processamento pela Universidade Petrobras (2003), MBA em Tecnologia de Negócios: AI, Data Science e Big Data pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2020). Atualmente coordena o curso de Engenharia Química da Faculdade Católica Salesiana de Macaé-RJ e atua como Engenheiro de Processamento e Consultor na PETROBRAS. Tem experiência na área de Engenharia Química, tratamento de águas e efluentes, processamento primário de petróleo, gestão de custos com produtos químicos auxiliares de processo.
"Indústria de Fertilizantes: Desafios e Perspectivas"
Graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Viçosa (2014) com reconhecimento da instituição pelo desempenho acadêmico. Mestre em Engenharia Química pela Universidade Federal de Uberlândia (2021), na área de concentração de modelagem, controle e otimização de processos químicos. Atualmente atua como Engenheiro de Processos na Mosaic Fertilizantes, com foco em acompanhamento de rotina produtiva e desenvolvimento de processos de fertilizantes fosfatados, ácido sulfúrico e utilidades industriais.
"Machine Learning no Desenvolvimento de Soft Sensors, Surrogate Models e Otimização Avançada na Engenharia Química"
Prof. Dr. Nicolas Spogis é pesquisador visitante na UNICAMP e fundador da AI4Tech, empresa especializada em soluções de inteligência artificial para a indústria de processos. Ele tem experiência como professor na PUC Campinas e na UNICAMP, lecionando disciplinas nas áreas de Engenharia Química, Engenharia de Produção, e automação de processos. Sua carreira inclui atuação internacional na ESSS, onde liderou escritórios na América Latina e trabalhou com simulação computacional e modelagem de processos.
Com expertise em machine learning, otimização e controle de processos, Spogis desenvolve soft sensors e modelos híbridos, além de integrar IA a simuladores como o DWSIM. Ele também ministra cursos especializados, como Operações Unitárias no DWSIM com Python e Controle de Processos na Udemy, com destaque na avaliação de alunos.
"Desafios e Perspectivas na indústria de Óleo e Gás"
Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Uberlândia (2000), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos (2002) e Doutorado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é Engenheiro de Processamento Master na PETROBRAS, consultor em Engenharia de Processamento de Gás Natural. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Processos Industriais de Engenharia Química, atuando principalmente nos seguintes temas: produção e tratamento de gás, incluindo processos tecnológicos para a desidratação, remoção de CO2 e H2S do gás do gás natural.
"Materiais Avançados no Combate à Poluição: O Papel dos Hidróxidos Duplo Lamelares"
Dr. Lucas Meili é Professor no Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em Maceió, Alagoas, Brasil. O Prof. Meili se formou em Engenharia Química na Universidade Federal do Rio Grande (Brasil) e obteve seu doutorado em Engenharia Química na Universidade Federal de São Carlos (Brasil) em 2009. Suas áreas de interesse estão focadas em processos de separação, tratamento de água e efluentes e síntese de materiais. Em particular, ele tem interesse em processos de adsorção de corantes e produtos farmacêuticos e síntese de biocarvão, argilas e pontos quânticos de carbono. Ele possui várias publicações em revistas científicas revisadas por pares e atua como editor da Heliyon (Elsevier), Water Science Technology (IWA), Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) e Journal of Applied Water Engineering and Research (Taylor and Francis). Dr. Meili tem publicações de artigos em revistas científicas de alto impacto, abrangendo diversos tópicos relacionados à remoção de poluentes, adsorção, síntese de materiais e tratamento de água. Suas publicações demonstram um foco particular na aplicação de materiais como adsorventes em processos de remoção de poluentes, bem como na avaliação de métodos de síntese e processos de tratamento de água. Além disso, suas publicações indicam uma abordagem interdisciplinar, abrangendo áreas como química, engenharia química e ciência dos materiais. Suas pesquisas têm aplicação direta na área ambiental, contribuindo para o desenvolvimento de métodos e materiais mais eficientes para o tratamento de água e efluentes contaminados.
"Tomada de decisões de qualidade na vida, na carreira e na engenharia"
Possui BSc. e MSc. em Engenharia Química pela Universidade Federal de Uberlândia e doutorado em Engenharia de Petróleo pela Universidade Heriot-Watt (Escócia, Reino Unido). Experiência na realização, planejamento e análise/interpretação de experimentos de escoamento multifásico em meio poroso (injeção de água, gás, espumas), bem como caracterização interfacial de sistemas água/óleo, gás/óleo e gás/água em condições de reservatório. Atualmente, atua como líder de pesquisa em Engenharia de Reservatórios pela Shell Brasil, tendo como principal função o gerenciamento e direcionamento de projetos de pesquisa, identificação de aplicação das tecnologia desenvolvidas na solução de problemas do negócio, bem como ideação de novos projetos que possam auxiliar a melhoria da operação.
Palestra de encerramento: "O Processo da Anglo American e a Atuação do Engenheiro"
Profissional com 21 anos de experiência em produção. Atuação desde 2013 na Anglo American Niquel, sendo responsável pelas áreas de calcinação, pelotização e pulverização de carvão e gestão de equipe composta por engenheiros, supervisores e operadores. Atuação na produção de magnésio, nas áreas de fornos elétricos, calcinação e fundição. Realização de trabalhos objetivando a segurança operacional e dos funcionários, estabilização do processo, redução de custos e aumento de produção.