Jornal
Recurso tecnológico:
O primeiro jornal surgiu em Roma em 59 A.C, chamava-se Acta Diurna. Ele nasceu pela vontade de Júlio César em informar o público sobre os acontecimentos sociais e políticos e divulgar os eventos programados. O jornal era escrito em grandes placas brancas e expostas em locais públicos onde passavam muitas pessoas.
Em 1447, a prensa, inventada por Johann Gutemberg inaugurou a era do jornal moderno e permitiu o livre intercâmbio de ideias e cultura, propagando o conhecimento. Foi só na primeira metade do século XVII que os jornais começaram a surgir como publicações periódicas. Foi em países da Europa Ocidental como Alemanha, França, Bélgica e Inglaterra que nasceram os primeiros jornais modernos, a maioria de suas publicações traziam notícias da Europa e raramente informações sobre América ou Ásia eram incluídas.
Características:
O uso do “ papel imprensa “ que é mais barato e de menor qualidade que o utilizado por outros materiais impressos caracterizado pela linguagem própria e por ser um meio de comunicação de massas. O gênero base do jornal é a notícia, este gênero deve apresentar uma linguagem formal, clara, objetiva e impessoal, apresenta fatos do cotidiano, preza veracidade. O jornal normalmente é dividido em várias seções entre elas: notícias locais e internacionais, economia, esportes, política, classificados, entretenimento, cultura, entre outros. A primeira página de um jornal serve para atrair o leitor e “vender o jornal” apresentando a manchete da semana e a chamada para as principais notícias.
Vantagens e desvantagens do Jornal
Dentre as vantagens do jornal está o alcance a qualquer tipo de público, é capaz de atingir diversas pessoas independente de classe social, idade ou gênero. O jornal é mais dinâmico quando se trata de mudanças, podendo fazer com que o anúncio possa ser inserido, trocado ou modificado com mais rapidez diferente de outros meios midiáticos como é o caso da TV. Possui variedade de matérias e inclui cadernos específicos para públicos específicos. Transfere atualidades e permite anúncios de oportunidades.
Como desvantagens destaca-se a leitura feita às pressas, fazendo com que a maioria dos leitores façam apenas uma breve leitura do conteúdo. Tem índices baixos de leitura regular e limita a circulação restringindo geograficamente a distribuição.
Uso no contexto educacional:
O jornal no contexto educacional utilizado na educação infantil possibilita que a criança dialogue com a realidade vivida por ela e compreenda a função social da escrita auxiliando na elaboração de formas de apropriação cultural. A criação de um jornal pelas crianças auxilia a inserção em situações de letramento, por meio de práticas sociais de escrita e leitura, aplicadas à contextualização da realidade.
Além da produção prática do jornal pelas crianças é possível construir nessa atividade uma relação entre a linguagem oral e as formas de representação gráfica, o que trará benefícios no futuro quando forem submetidas ao ensino dessa forma de linguagem.
Referências:
CASARIN,Inês Buglini. AZEVEDO, Heloisa Oliveira.O jornal impresso: possibilidade de letramento numa perspectiva discursiva na educação infantil.São Paulo, junho de 2020.
https://www.jornalista.com.br/historia-do-jornal.html
https://criativemidias.wordpress.com/2013/04/22/vantagens-e-desvantagens-do-jornal-impresso/