O Jornal Edson Luís surgiu da necessidade de ampliar e aprimorar a organização e a comunicação entre os estudantes do Colégio Bernoulli. É um projeto feito por estudantes para outros estudantes, sem vínculo com nenhuma instituição de ensino. A importância da criação desse veículo de comunicação está na proposta de independência dos discentes para compartilhar informações e experiências, criando assim um espaço de liberdade de expressão e troca de conhecimento.
Os estudantes são um grupo que tem grande importância histórica na transformação da sociedade e a comunicação e a informação são os meios para inspirar os mesmos a entenderem e participarem das lutas políticas e sociais. A juventude crítica tem papel fundamental na transformação do mundo e no caminho para uma sociedade justa. A mobilização desse grupo se mostrou essencial para muitas conquistas do povo ao longo da história brasileira, desde a participação dos estudantes em eventos históricos até a organização formal do Movimento Estudantil.
O nome escolhido para o jornal é uma homenagem, não só ao estudante Edson Luís, mas também a todos os estudantes que lutaram por seus direitos, pela liberdade de expressão e por uma sociedade mais justa. Edson Luís de Lima Souto se tornou um símbolo do movimento estudantil e da luta contra a Ditadura Militar após ser assassinado em um confronto de estudantes com a polícia militar em 1968. A morte causou grande comoção e inspirou ainda mais a luta contra o regime autoritário. Os estudantes que lutaram e deram suas vidas na Ditadura Militar devem ser uma inspiração para que os estudantes de hoje busquem organização e coragem na luta por seus direitos, além de serem um grande exemplo da importância de uma juventude crítica e consciente de seu papel nos movimentos sociais e na política.