Grupos de Pesquisa

Grupo de Pesquisa 'Funcionalismo e Discurso'

O grupo 'Funcionalismo e discurso' visa a desenvolver na UFSCar a pesquisa linguística baseada em princípios funcionalistas de descrição de línguas naturais. Nesse sentido, espera-se desenvolver, junto a alunos de graduação e pós-graduação, análises das línguas em seus usos efetivos e reais, de modo a dar conta dos processos pragmático-discursivos presentes na interação social. As questões relacionadas à interface ensino/gramática terão interesse particular nas pesquisas do grupo, no que diz respeito não só à proposição de novas formas de análise de fenômenos linguísticos como de novas estratégias de ensino, pautadas no texto e no discurso. Além disso, espera-se estreitar o contato com as pesquisas em processamento de linguagem natural (PLN), já desenvolvidas no âmbito da UFSCar, uma vez que os estudos do componente discursivo ainda são pouco explorados na linguística computacional.


Participantes

Coordenador:

Flávia Bezerra de Menezes Hirata-Vale

Discentes:

Beatriz de Souza Mella (Estudante do PPGL)

Camila Pires Alves (Egressa)

Camila da Cruz Clemente (Estudante do PPGL)

Daniel William Ferreira de Camargo (Estudante do PPGL)

Eder Cavalcanti Coimbra (Egresso)

Fabiana Pirotta Camargo Lourenço (Estudante do PPGL)

Guilherme Teixeira (TCC)

Lucas Xavier (Estudante do PPGL)

Maria Carolina Coradini (Egressa)

Maria Julia Bernardo Comarim (Iniciação Científica)

Mayara Nascimento (TCC)

Wilquer Quadros dos Santos (Egresso)

GeSER - Grupo de Pesquisa em Sintaxe, Semântica e Pragmática Formais

O GeSER atua unindo pesquisadores que desejam se apoiar mutuamente, organizando oportunidades de colaboração e crescimento mútuo na descrição de fenômenos linguísticos dentro do escopo da semântica, sintaxe e pragmática formais e da divulgação da ciência linguística e sua colaboração com a aprendizagem de quaisquer níveis.


Participantes

Coordenadores:

Dirceu Cleber Conde

Renato Miguel Basso


Discentes:

Roger Alfredo de Marci Rodrigues Antunes (Egresso)

Yan Masetto Nicolai (Estudante do PPGL)

Jane Eder Girardi (Estudante do PPGL)

Tainara Duro Agostini (Estudante do PPGL)

Elisa Anju Britto Alves Rodrigues (Graduação em Linguística)

Gabrielli dos Santos Pereira (Graduação em Linguística)

Beatriz Habara Morgon (Graduação em Linguística)

Leticia de Souza Cunha (Graduação em Linguística)

Ester Souza (Graduação em Linguística)

Ana Maria de Souza Gui (Graduação em Linguística)

Stefanie Santos (Graduação em Linguística)


NILC - Núcleo Interinstitucional de Linguística Computacional

Criado em 1993, o NILC fomenta projetos de pesquisa e desenvolvimento em Processamento de Língua Natural, contando com cientistas da computação e linguistas de diferentes instituições de pesquisa, como Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Esses pesquisadores têm atuado na construção de recursos, ferramentas e aplicativos (principalmente para o português brasileiro), tendo diversos projetos financiados por agências brasileiras e parcerias com a indústria para transferência de conhecimento e tecnologia. Os tópicos de interesse incluem análise de sentimento e mineração de opinião, sumarização automática, simplificação de texto, ferramentas de apoio à leitura e escrita, tradução automática, linguística de corpus, terminologia computacional, métodos de análise para diferentes níveis linguísticos (partes do discurso, sintaxe, semântica e discurso), avaliação automática, processamento de fala e aplicação de técnicas de aprendizado de máquina e estratégias variadas de modelagem como soluções para o processamento de língua, etc.


Participantes

Coordenador:

Ariani Di Felippo

Discentes:

Bryan Khelven (Estudante do PPGL)

Clarissa Scandarolli (Graduação em Linguística)

Lucas Lopes (Graduação em Linguística)

Grupo de Pesquisa 'Caracterização de contextos bilíngues de português como língua adicional'

O objetivo deste grupo é analisar as línguas em contato, em contextos de português como língua adicional e línguas minoritárias como primeiras línguas. Esse contexto se verifica em países lusófonos, como Brasil, Guiné-Bissau e Moçambique, por exemplo. No Brasil, o bilinguismo está presente em comunidades surdas, que possuem a Libras como língua materna, e em comunidades indígenas, que possuem uma língua étnica como primeira língua. Em ambos os casos, o português, normalmente, é adquirido no ambiente escolar, ainda que as duas situações possuam caracterizações diferentes. A proposta de investigação recai sobre a visão que os usuários das línguas apresentam sobre elas, o que permite revelar uma hierarquização dos status dessas línguas.


Participantes

Coordenador:

Cássio Florêncio Rubio


Discentes:

Rosinete Vasconcelos Costa (Estudante do PPGL)

Fernando Cardoso (Estudante do PPGL)

Mamadú Saliu Djaló (Estudante do PPGL)

Janifer Nunes da Fonseca (Estudante do PPGL)

Letícia Macedo (Graduação em Tradução e Interpretação em Libras)

Enzo Soler de Lima Bueno Quirino (Graduação em Tradução e Interpretação em Libras)

Kayla Luiza Garcia (Graduação em Tradução e Interpretação em Libras)

Victor Hugo Nery (Graduação em Tradução e Interpretação em Libras)


Grupo de Pesquisa 'Laboratório de Fonética'

O Laboratório de Fonética é uma unidade de pesquisa do Departamento de Letras da UFSCar estabelecida em 2016, que reúne um grupo de docentes e estudantes da instituição, que realizam pesquisas de caráter empírico e experimental nas área da fonética e da fonologia. Os trabalhos desenvolvidos pela equipe de pesquisadores concentram-se na descrição e análise de fenômenos fônicos segmentais e prosódicos, principalmente do português brasileiro, línguas indígenas e Libras. Alguns temas de pesquisa desenvolvidos pelo grupo são: (i) a relação entre produção e percepção do ritmo da fala; (ii) aspectos fonéticos da entoação; (iii) a descrição fonético-acústica do português brasileiro e (iv) a contribuição dos estudos fonéticos para a área da fonética forense.


Participantes

Coordenador:

Pablo Arantes

Discentes:

Márcia Cruz (Estudante do PPGL)

Tiago Pereira Rodrigues (Estudante do PPGL)

Marcela Suardi da Cunha (Estudante do PPGL)

SoLAr – Núcleo de Pesquisas em Sociolinguística de Araraquara

O SoLAr - Núcleo de Pesquisas em Sociolinguística de Araraquara - tem por objetivo desenvolver estudos de variação e mudança linguística no Português Brasileiro e em estudos comparativos com outras variedades do português e outras línguas românicas. As pesquisas alinham-se a um dos grandes tópicos da agenda da Linguística Brasileira - o processo de constituição do Português Brasileiro - e às reflexões teórico-metodológicas vigentes na área. O grupo foi criado em 2005 dentro do Grupo de Estudos em Linguística Histórica (2002) (UNESP/Araraquara), assumindo, gradualmente, autonomia. Tem sido coordenado, desde então, pela Profa. Dra. Rosane de Andrade Berlinck, em parceria, a partir de 2022, com a Profa. Dra. Caroline Carnielli Biazolli (UFSCar), que atua como vice-líder do grupo. Reúne pesquisadoras(es) de diferentes níveis – doutoras(es), pós-graduandas(os), graduandas(os) - que investigam as relações língua-sociedade e língua-cultura, em seus diferentes matizes. Dentre os projetos coletivos em desenvolvimento, destacam-se: Estabilidades e mudanças no português brasileiro, Descrição de construções do português e Projeto Língua EmCena: por uma Sociolinguística Histórica em peças teatrais brasileiras.


Participantes

Coordenador:

Caroline Carnielli Biazolli


Discentes:

Lana Camila Santos Gonçalves (Estudante do PPGL)

Larissa Peres Vitti de Carvalho (Estudante do PPGL)

Lívia Oliveira Azevedo (Estudante do PPGL)

Priscila Cristina Zambrano (Estudante do PPGL)

Rebeca dos Santos Sacchi (Licenciatura em Letras)


LeGOS - Léxico, Gramática, Opinião (Sentimento+Subjetividade)

O grupo se formou em 2002 com o objetivo de investigar as relações entre o léxico e a sintaxe no português do Brasil. De sua atuação esperam-se resultados teóricos importantes relacionados com a teoria do Léxico-Gramática e suas aplicações em Processamento de Linguagem Natural (PLN). Um dos aspectos interessantes dessa relação se encontra na possibilidade da busca de elementos de opinião e subjetividade por meio de expressões correntes na língua.


Participantes

Coordenador:

Oto Araújo Vale

Discentes:

Ester Gonçalves de Oliveira Graduação (Graduação em Linguística)

Francimeire Leme Coelho (Egresso)

Gabriela Wick Pedro (Egresso)

Isaac Souza de Miranda Junior (Egresso)

Marcella Monteiro Lemos Couto (Estudante do PPGL)

Ryan Marçal Saldanha Magaña Martinez (Estudante do PPGL)

Grupo de Pesquisa em Gramática Funcional

O Grupo de Pesquisa em Gramática Funcional investiga línguas sob a perspectiva da Gramática Discursivo-Funcional.


Participantes

Coordenador:

Joceli Catarina Stassi Se


Discentes:

Diogo Oliveira da Silva (Estudante do PPGL)