PERDEU ALGUMA LIVE?
Doutora em Antropologia, Mestre em Educação e pedagoga. Apaixonada pelas crianças e pelo brincar, atua, desde os anos 80, como formadora, pesquisadora e consultora junto a fundações, ONGs, escolas, universidades e secretarias de educação, cultura e saúde. Criadora e coordenadora do Mapa da Infância Brasileira e do NEPSID (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Simbolismo, Infância e Desenvolvimento), impulsiona e mapeia diversidade de iniciativas e forma empreendedores na área. Tem vários livros publicados, dentre eles: “Quem está na escuta”, “Linguagens e culturas infantis”, “O olhar antropológico por dentro da infância”, “O desenvolvimento da criança através do brincar” e “A arte de brincar”.
Possui graduação em Letras, mestrado e doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e coordenador acadêmico da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais, Sede Acadêmica Brasil, onde atua como pesquisador e ocupa também a coordenação do Programa Políticas de Educação Superior. Participou da criação da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD), na qual desempenhou as funções de Diretor e posteriormente de Secretário. É diretor de Políticas Públicas da Fundação Santillana.
Mestra em Educação pela Universidade de Brasília (2016). Executiva em Primeira Infância – Harvard (2017). Ex-coordenadora geral de Educação Infantil no Ministério da Educação, representou o MEC no Grupo de Trabalho em Primeira Infância do Mercosul, no Conanda e no Grupo Gestor do Programa Criança Feliz. Foi membro do Grupo Gestor do FEIDF- Fórum de Educação Infantil /DF. Atualmente integra o GPEIS - Grupo de Pesquisa em Educação Infantil e Subjetividade (UNB), é professora de pós-graduação, dirige o CEI – Cultura, Educação e Infâncias e realiza consultoria para organismos internacionais, além de integrar a Rede Nacional da Primeira Infância (RNPI) – Amiga Rede.
Pedagoga formada pela USP, Mestra em Educação formada pela PUC e Psicopedagoga formada pela UNICSUL. Atua como coordenadora educacional e pedagógica no Colégio Miguel de Cervantes e como assessora em escolas públicas e privadas. Como idealizadora e coordenadora do Centro de Formação Saber Mais e Mais e formadora de professores, colabora com o Instituto Avisalá, PRISMA (Centro de Estudos do Colégio Santa Maria), Casa Diálogos, Mathema, Undine, Grupo Santillana e Editora Moderna Formação, tanto em cursos presenciais quanto à distância. Também colabora com a produção de materiais didáticos e publicações para professores, na Editora Moderna, Cultura Escrita, Revista Nova Escola e Editora Triolet.
Atualmente é professor associado do Departamento de Estudos Especializados da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui graduação em Pedagogia, mestrado em Educação (Supervisão e Currículo) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela PUC - SP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento e avaliação, seleção e articulação de conteúdos, práticas pedagógicas, organização do trabalho do professor, currículo e produção das crianças e das infâncias a partir de múltiplas linguagens, interdisciplinaridade, pesquisa com crianças, formação de professores.
Tem um amor profundo pelas mais diversas narrativas. Esse afeto está ligado diretamente à sua origem, pois é israelense, naturalizado brasileiro, filho de argentinos, neto de poloneses e russos. Psicólogo de formação, Ilan é mestre e doutor pela Faculdade de Educação da USP, já ministrou centenas de cursos e palestras pelo país afora, sempre discutindo a importância das histórias lidas e contadas oralmente na vida de bebês, crianças, jovens e adultos. Possui mais de 70 livros publicados (inclusive no exterior) e muitas das suas obras ganharam selos de Altamente Recomendável da FNLIJ, além de participarem do catálogo da Feira de Bolonha, Itália. Em 2019, tornou-se autor exclusivo da Editora Moderna.
Graduada em comunicação pela UFRJ, mestre em Educação pela FGV/RJ, doutora em Educação pela PUC-Rio; e pós doutoranda em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc/Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro). Educadora-ambientalista, atua no campo da Educação Infantil, em interface com a Educação Ambiental, a Educação Popular e a Educação Escolar Indígena. Membro do Movimento Articulação Infâncias, do Fórum Permanente de Educação Infantil/RJ e do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil/MIEIB. Coordenadora da Associação de Educadores da América Latina e do Caribe/RJ e Professora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
Socióloga com pós-graduação em educação na Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO), na Argentina. Atua com educação e comunicação, produz conteúdos para editoras, edita a revista Pátio e é consultora da Faber Castell, onde trabalha sobretudo na capacitação de professores. Viaja há 40 anos pelo Brasil falando de educação.
Professora há quase 30 anos, lecionou em vários segmentos, da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, passando também pela Educação de Jovens e Adultos (EJA). Recebeu o Prêmio Educador Nota 10, na área de Alfabetização, com o projeto Escrevendo com Lengalenga.
Licenciada em Geografia, com Especialização em Gestão e Planejamento da Educação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Missões - Campus Santiago. Experiência em Direção de Escola, Coordenação Pedagógica, Conselho Municipal de Educação, Conselho Municipal da Merenda Escolar. Já atuou como vereadora e assessora parlamentar. Atualmente, é Secretária Municipal de Educação de Santiago/RS e Secretária de Coordenação Técnica da Undime/RS.
Formada em Letras e Pedagogia. Possui especialização em Psicopedagogia, Supervisão Escolar, Gestão na Educação Infantil e especialização em Alfabetização. É diretora de escola efetiva na rede municipal de ensino de Atibaia, mas trabalha como Dirigente Municipal de Educação do município há quase 8 anos. Já atuou e atua em diversas frentes e grupos de trabalho relacionados às políticas públicas educacionais, regime de colaboração e educação infantil no Estado de São Paulo e na esfera federal. Já foi vice-presidente Regionais/Interior da Undime - SP e, também, vice-presidente da instituição. É professora universitária da Unifaat- Centro Universitário. Hoje é presidente da Undime - SP.
Graduada em pedagogia, especialista em Alfabetização em Classes Populares e em Problemas no Desenvolvimento Infantil e mestre em Planejamento em Educação e Doutora em Educação. Pós-doutora pela Universitat de Vic, Catalunya, Espanha. Atualmente é professora na Faculdade de Educação da UFRGS e atua como professora no programa de pós-graduação em Educação. É editora da Revista Pátio e da Revista Infância Latinoamericana. Atua no Grupo de Estudos em Educação Infantil e Infância – GEIN. Participa do Movimento Interfóruns de Educação Infantil - MIEIB e foi consultora de currículo da COEDI/SEB/MEC.
Coordenadora do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Foi Secretária de Educação do Município de Curitiba e coordenadora do Fórum Municipal de Educação. Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Vice-coordenadora do Projeto de Extensão Planejamento na organização do trabalho pedagógico escolar. Tem experiência na área de Gestão Pública e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: equidade na educação, direito à educação e desigualdade intraescolar, gestão educacional, história da formação docente e historiografia da educação.
Diretor Executivo do PIPA (Primeira Infância, Plantar Amor) e líder MLG pelo Master em Liderança e Gestão Pública. Antes foi Secretário Executivo para a Primeira Infância do Recife, por 11 meses; e Secretário Executivo de Gestão Pedagógica da Secretaria de Educação e Conselheiro Municipal de Educação do Recife, por seis anos. É administrador e especialista em Gestão Educacional pela Universidade de Pernambuco.
Doutora em Linguagem e Educação e Mestre em teorias do ensino, didática e formação de professores pela Faculdade de Educação - USP. Graduada em Filosofia pela Universidade de São Paulo, especialização em Educação a Distância - SENAC - Rio. Atualmente é assessora pedagógica para Educação Infantil e professora de cursos de extensão universitária na área de alfabetização. Coordenadora pedagógica de cursos de pós- graduação e professora do Instituto Singularidades, coordenadora de projetos do Instituto Avisa Lá. É autora de livros especializados em formação de professores.
Psicanalista, Mestre e Doutora em Psicologia pela USP, membro do Instituto Sedes Sapientiae e membro de Escola do Fórum do Campo Lacaniano - SP. Diretora do Instituto Gerar de Psicanálise, autora de “Mal-estar na maternidade” (Annablume, 2015), “Criar filhos no século XXI” (Contexto, 2019), organizadora da Coleção Psicanálise & Parentalidade (Autêntica/Cult, 2020, 5 volumes), conselheira consultiva do Educamídia e colunista da Folha de São Paulo.