Minhas primeiras experiências com programação de computadores ocorreram na adolescência e foi desenvolvida com foco em audiovisual digital. Participei como palestrante convidado de diversos eventos sobre Software Livre com o tema “Animação e desenvolvimento de ambientes interativos” e “jogos 3d utilizando Software Livre” no IFES de Colatina, Serra e Vitória, Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC) de Aimorés e Teófilo Otoni, Teatro Municipal de Vila Velha, Prefeitura de Cariacica, Prefeitura de Vitória, Faculdade Doctum em Guarapari.

Minha formação prática na área cultural caminha em paralelo com minha formação técnica/acadêmica. Desde 1998 trabalho com computação gráfica 3d e animações. Trabalhei como desenhista técnico (cadista) até 2006 e sempre fiz pequenas vinhetas e animações, desde então uso minhas habilidades em computação gráfica e TI para atuar no setor audiovisual, produção de jogos e novas mídias. Também participei de diversos filmes realizados no Espírito Santo. Sou integrante/fundador do projeto AnimaES, projeto de produção de animação infantil colaborativa. Participo como integrante/fundador do cineclube Carapebuçu e do Coletivo Botocudos, que atuam nas periferias do município da Serra/ES estimulando a prática do cine clubismo e promovendo culturas próprias da periferia: Graffite, RAP, Discotecagem, Reggae/DUB. Participei como entrevistado do "Estudo da cadeia produtiva do audiovisual do estado do Espírito Santo", realizado e produzido pela da PUC RIO.

Fui contemplado com uma vaga na incubadora de empresas do IFES - Instituto Federal Espírito Santo, com um projeto de empresa inovadora chamado estúdio Gaba, start-up de produção de projeção mapeada e mídias interativas que respondem aos movimentos das pessoas.

Atualmente atuo como artista digital no projeto "Nina Aventuras", livro digital infantil, uma narrativa interativa que explora junto com o leitor soluções criativas para problemas ambientais cotidianos.

Cursos livres recentes:


Besides the Screen 2019 - Ciclo de Oficinas UFES - CINEMAS FUTUROS

(19/11/2019 à 07/12/2019)

Ciclo de oficinas derivado do Festival Besides the Screen 2019 – Inteligências Gráficas & Ficções Algorítmicas. Os cursos, ministrados por tutores convidados de todo o país, buscam cobrir as principais técnicas necessárias para a realização de conteúdo em mídias interativas e imersivas. A iniciativa busca fomentar a produção capixaba em novos formatos audiovisuais, tais como espetáculos multimídia, videogame e realidade virtual.


  • Caminhos Escritos: Roteiro para Experiências Multimídia, com Guilherme Lessa

  • Festival Multiplicidade + Direção de Arte + experiências multimídias extrapoladas, com Batman Zavareze

  • Masterclass ARVORE - Produção executiva e pesquisa de linguagens, com Rodrigo Terra e Andrei Speridião (ARVORE)

  • Desenvolvimento em Unity para Realidade Aumentada, com Almiro Júnior (3D Voyage)


Algumas oficinas de audiovisual que participei:

Oficina de produção audiovisual orientado por Luiza Lubiana (2012), com produção do curta “Um dia de cores”;

Oficina de produção audiovisual orientado pelo documentarista Orlando Bonfim (2012), com produção do curta “Belinha”;

Oficina prática de produção de longa-metragem com o cineasta “Seu Manoelzinho” (2011), produzido por Ricardo Sá e com produção do longa “A gripe do frango”;

Formação acadêmica

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

IFES – Instituto Federal de Educação / campus Serra

(matrícula trancada)

Bacharelado em História

(até o 4º período)

Instituição: Centro de Ensino Superior Anísio Teixeira

Técnico em Geomática – 2004/2006

CEFETES – Centro Federal de Educação Tecnológica (Atual IFES - Vitória)

Técnico em Programação e Processamento de dados – conclusão em 1999

CCI – Centro Capixaba de Informática (Atual TecFaesa)