Professional Experience

2012-2016:

Casa Civil do Presidente da República de Portugal - Assessor económico e coordenador da Assessoria Económica e Empresarial.

Funções de assessoria económica: Produção de uma nota semanal de conjuntura e temas económicos e preparação da reunião do PR com o Primeiro-Ministro; Elaboração de pareceres e estudos sobre diversos temas económicos, financeiros e empresariais; Análise dos principais documentos do governo em matéria económica; Pareceres sobre a legislação com impacto económico/financeiro; Coordenação de todo o trabalho da assessoria económica e empresarial (total de 7 consultores e 3 secretárias)

Maio de 2011 a 2012:

Licença sabática por motivos do Ph.D.

Investigador no Observatório das PPP: Responsável pelo projeto de investigação: “PPP- Refinanciamentos” e pelo projeto de investigação “PPP - reequilíbrios financeiros”.

De Maio de 2010 a Abril de 2011:

Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) da Assembleia da República - Consultor Técnico.

Membro da UTAO, tendo participado nos pareceres da Unidade relativos ao OE/2011 e restantes documentos da política orçamental do governo, bem como da execução orçamental e de análise de propostas legislativas. Participação num grupo de trabalho no âmbito da Lei de Finanças Locais.

De Setembro de 2009 a Maio de 2010:

Direção Geral do Orçamento (DGO) - Técnico Superior.

Exercício de funções na Direção de Serviços do Orçamento, tendo participado ativamente na preparação do OE/2010, bem como no acompanhamento da execução orçamental. Participação em 2 júris de recrutamento de técnicos superiores.

De Fevereiro de 2008 a Setembro de 2009:

Ministério das Finanças, Gabinete do Ministro das Finanças - Técnico Superior da DGO destacado.

Funções na Comissão de Orçamentação por Programas.

Membro do Grupo de Trabalho da implementação da Orçamentação por Programas.

Participação na elaboração do OE/2008; OE/2009 e OE/2010.

De Outubro de 2005 a Janeiro de 2008:

Direção Geral do Orçamento (DGO), Ministério das Finanças - Técnico Superior – Em funções na CNCAP – Comissão de Normalização Contabilística da Administração Pública (Conselho Superior de Finanças).

Exercício de funções de apoio à Comissão e de elaboração de pareceres e normas resultantes dos pedidos de apoio solicitados pelos diversos serviços da Administração Pública relativamente à gestão financeira e à implementação e aplicação do POCP e dos restantes instrumentos da Contabilidade Pública.

De Fevereiro de 2002 a Outubro de 2005:

Direção Geral dos Impostos (DGCI) Ministério das Finanças - Técnico Tributário.

Elaboração de pareceres na área do IRC e do IVA. Apoio à divisão de liquidação e cobrança da Direção de Finanças de Lisboa. Exercício de funções de controller da divida executiva.

De Agosto de 1999 a Fevereiro de 2002:

Direção Geral dos Impostos (DGCI) Ministério das Finanças - Estagiário.

Estágio, tendo exercido funções em todas as áreas da DGCI: IRS, IRC, IVA, Impostos sobre o património e justiça tributária. Cerca de 300 horas de formação teórica sobre impostos.

Reuniões e trabalhos internacionais:

Responsável pela ligação da DGO à OCDE, sendo o participante nas “Working Party of Senior Budget Officials”, entre 2006 e 2010 (total de 12 reuniões internacionais).

Responsável pelo acompanhamento do “OCDE Avaliação do Processo Orçamental em Portugal – OECD Budget Review on Portugal - 2008” (Janeiro a Julho de 2008) – citado no relatório final da OCDE.