ÍDOLOS

QUIM BARREIROS

Quem não gosta do Quim Barreiros não é português! Quem é que nunca trauteou uma música do grande mestre da culinária? O meu interesse pelo trabalho do Quim nasceu desde sempre, não só por a sua alegria e vitalidade contagiante, como a sua mente aberta para o duplo sentido encontardo nas palavras.

O Quim é muito acarinhado pelos portugueses, começando uma carreira profissional em 1971, hoje no presente continua a ser um ponto de referência para muitos jovens.

"O QUIM MAMA NA CABRITA

E NUNCA NO BODE

E CONHECIDO PELO DUPLO SENTIDO,

ACORDEÃO, CHAPÉU E BIGODE."  - JOÃO CAÇOILAS

ALEXANDRA LENCASTRE

Como já tinha referido na minha biografia, o meu gosto pelo teatro começou muito cedo e nada mais nada menos, do que ter como referência no mundo da representação a grande Alexandra Lencastre.

A primeira novela vista da Alexandra foi "Ninguém Como Tu", quando estava em reposição nas tardes da TVI, aí eu com os meus 5 anos comecei a admirar o trabalho desta grande atriz que é a Alexandra Lencastre, não só pela sua simpatia como também pelas suas grandes interpretações. Quando se fala da Alexandra os portugueses dizem que ela é sempre a "má" nas telenovelas.

"ADORO VER NOVELAS

MAS NÃO PELA TRAGÉDIA E DESASTRE 

É PORQUE QUERO SER ATOR

E SOU FÃ DA ALEXANDRA LENCASTRE". - JOÃO CAÇOILAS

FERNANDO MENDES

Humilde, simpático e divertido, três dos muitos adjetivos que descrevem o Fernando Mendes o eterno "gordo" que está no coração dos portugueses (mesmo depois de perder 40 kilos). O Fernando Mendes é há 20 anos o afintrião do programa mais famoso (e com mais história) do nosso Portugal.

Conhecido pela sua humilde maneira de ser "entra" todos os dias na casa dos portugueses com o horário habitual "às sete" da tarde. Todos nós conhecemos as expressões dele, como por exemplo o incomparável "Espetáculo", ou o "Já foste", ou o "Arrebentou", ou então o recente "Quer mandar beijinhos para alguém minha querida?".

O "gordo" está no coração dos portugueses não só no "canal 1 da RTP, antes do Telejornal e depois da Dina Aguiar", como também 


KELLY BAILEY

Deixando os veteranos da arte em Portugal, o meu gosto para as jovens esperanças neste leque dos famosos vai para a nossa Kelly Bailey.

Na verdade, assim como o Saúl era a miniatura do Quim Barreiros, sempre achei a Kelly a miniatura da Alexandra Lencastre e não é por ser loira!, É porque admiro o seu trabalho e acho que se encaixa perfeitamente em qualquer papel, seja de boa, má ou cómica. Um dia ainda vou ser colega da Kelly!

Comecei a ver a Kelly pela primeira vez na novela de sucesso "A Única Mulher", mas só a destaquei mais tarde quando protagonizou "A Herdeira", uma das novelas que me marcou e que me vai marcar para sempre.