Sobre a modalidade Skate de Longa Distância
A história do Skate de Longa Distância começou em 1959 com o Longboard/Skateboarding, que se originou em Oahu, no Havaí, quando os surfistas começaram a usar o longboard/skate para treinar, quando não havia ondas. No início chamava-se Sidewalk Surfing e as primeiras pranchas eram feitas de madeira com rodas de metal retiradas de patins.
Depois de um tempo as pessoas perceberam que as rodas de barro eram mais seguras, mas o esporte jovem ainda era muito inseguro e sua popularidade diminuiu até a chegada das rodas de uretano no início dos anos 1970, que eram mais seguras, suaves e com mais aderência. No entanto, com o aumento da usabilidade veio uma crescente ousadia e imprudência que elevou o preço do seguro para eventos e skateparks. Como resultado, o esporte sofreu outro declínio na popularidade até o início de 1990.
Impulsionado pela popularidade internacional de celebridades do skate como Tony Hawk, um grupo crescente de skatistas experientes e um público muito mais disposto a experimentar novos esportes ao ar livre, combinados com snowboarders que recorrem ao longboard no verão para experiências semelhantes, o Skate de Longa Distância começou a esculpir fora seu próprio nicho. Na virada do século, o skate a distância não era mais uma moda passageira, mas um esporte sério com imenso crescimento internacional e séria consideração como uma fonte viável de transporte. (https://theidsa.org/about/)
O skate para a prática da modalidade Skate de Longa Distância, conhecida também como LDP (P=Pump, Push/Paddle), apresenta algumas configurações específicas que melhoram a performance nas longas distâncias para os praticantes, (trucks, angulações específicas, bushings com diferentes durezas) entre outros detalhes no qual você poderá checar nos links disponíveis neste texto.
No Brasil a modalidade ganhou força com a divulgação da modalidade (2012) a partir do Blog Skate LDP, organizado pela Enia Lobo-Rio de Janeiro (http://skateldp.blogspot.com/), Vídeos no You Tube divulgados como Escola de LDP(Yuri-2015) organizado pelo pessoal do LDP Rio de Janeiro, um dos maiores grupos de praticantes do Brasil. (https://www.youtube.com/channel/UCPc3RSKrIJRbL7xgpcJHNlg/featured).
Na mesma época o Grupo LDP Baixada Santista (Fábio Gil e outros praticantes) também utilizou o You Tube para divulgação da modalidade em Santos. (https://www.youtube.com/channel/UCMKFIC70AOuVqBdrwGcFCYA)
Outros cidades do Brasil, como Espírito do Santo, são representados pelo Rafael Martins e o Hércules. (https://www.youtube.com/channel/UC9FiWQhm9YvR7yIj7cEFhpw) e em Brasília o praticante Flávio Marcondes.
Em São Paulo temos praticantes do Grupo LDS-São Paulo (Organizador Júlio Eduardo) que deu início em 2018 a divulgação da modalidade junto com outros praticantes da cidade, realizando encontros para rodar nas ciclovias dos parques da cidade e inspirados pelos demais movimentos no Brasil. O LDS-SP possui praticantes veteranos como o Artur Maniero (Diretores Internacionais-Brasil-The Skate International Distance and Supercross Association’s -SkateIDSA) e 2°lugar na Skate Run 2017-ABC/SP e que já tinha contato com o pessoal do LDP Rio de Janeiro (https://www.instagram.com/p/BcSXIllH3r_/) entre outros membros, assim como praticantes que já participaram da Skate Run São Paulo-ABC e que conquistaram boas colocações e pódios em algumas edições. (http://skaterun.com.br/)
O grupo também deu início a Live no You tube(LDS-SP e LDP RJ) sobre a modalidade com praticantes de renome, donos de marcas de shapes para a modalidade, assim como convidados internacionais. (https://www.youtube.com/watch?v=K7kwp1KQ2Dw , https://www.youtube.com/user/fescolfaro , https://www.youtube.com/channel/UCHDqX35TX0oXBo4r8twoYEw) , (https://www.instagram.com/ldssaopaulo/)
Temos também brasileiros competindo pela modalidade pelo mundo, são exemplos o Duh Machado (Marketing/LDP Cast -The IDSA) que compete nos EUA no evento Miami UltraSkate-24 horas, Marathon-LDP em Beijin (#beijingmarathon) e foi o organizador do primeiro evento Out law da modalidade em São Paulo, o Doze km Outlaw (https://www.instagram.com/dozekmoutlaw/) e fechando o breve histórico, temos o brasileiro Felipe Scolfaro (Campeão do Pusha 2019 na Itália- https://www.pusha.it/en/results-2019/) e 3° lugar no Dutch ULTRASKATE 2018-Holanda (https://www.instagram.com/p/Bk-ONnuACbe/).
Em julho de 2022 a Federação Paulista de Skate homologou pela primeira vez no Brasil o caderno Técnico da modalidade Skate de Longa Distância/Push Race, ampliando a divulgação e organização de futuros circuitos para a modalidade.
Em novembro de 2022 ocorreu em São Paulo a 1°Corrida de Skate de Longa Distância na 15° Virada Esportiva de São Paulo (SEME-SP), organizado pelo grupo LDS-São Paulo e que gerou o primeiro Ranking Paulista da modalidade pela FPS. (https://sites.google.com/view/eventoskatelongadistancia-sp/ranking-federa%C3%A7%C3%A3o-paulista-skate?authuser=0)
Esperamos ter você como um novo integrante da modalidade Skate de Longa Distância.
Texto original: Evento Skate de Longa Distância
https://sites.google.com/view/eventoskatelongadistancia-sp/modalidade?authuser=0