Tênis de Mesa
REGULAMENTO TÉCNICO DA MODALIDADE DE TÊNIS DE MESA
Art. 94 - A modalidade de Tênis de Mesa será conduzida pelas regras em vigor na Federação de Tênis de Mesa do Rio Grande do Sul e pelo que dispuser este regulamento.
Art. 95 - Será disputada somente de forma individual, nos gêneros masculino e feminino.
Art. 96 - Em relação ao uniforme e acessório da modalidade de Tênis de Mesa fica determinado:
I - é necessário que estejam com roupas adequadas para a prática esportiva, identificados com a escola, desde que, não seja na cor branca ou laranja, por coincidir com a cor da bola;
II - as raquetes devem ser de borracha, preferencialmente nas cores preta e vermelha.
Art. 97 - A contagem de pontos, para classificação por escola em cada categoria, será a seguinte:
a) 1º lugar - 13 pontos;
b) 2º lugar - 08 pontos;
c) 3º lugar - 06 pontos;
d) 4º lugar - 05 pontos;
e) 5º lugar - 04 pontos;
f) 6º lugar - 03 pontos;
g) 7º lugar - 02 pontos;
h) 8º lugar - 01 ponto.
Parágrafo Único - Os critérios de desempate para a premiação por escolas seguirão a seguinte ordem:
a) Maior número de primeiros lugares;
b) Maior número de segundos lugares;
c) Maior número de terceiros lugares;
d) Maior número de quartos lugares;
e) Maior número de quintos lugares;
f) Maior número de sextos lugares;
g) Maior número de sétimos lugares;
h) Maior número de oitavos lugares;
e) Maior número de alunos participantes na categoria e gênero;
f) Sorteio.
Art. 98 - Cada escola poderá inscrever no máximo 3 alunos por categoria e gênero.
§ 1º - Após a inscrição no link que será divulgado posteriormente, a ficha de inscrição, devidamente assinada e carimbada, deverá ser entregue no dia da competição.
§ 2º - Não serão aceitas novas inscrições no dia da competição. Qualquer tipo de mudança na inscrição efetuada, desde que justificada, somente será aceita com prazo de até 48 horas antes da realização da competição.
§ 3º - Para ter condição de participação, antes do início dos jogos, cada aluno deverá apresentar seu documento de identificação com foto, conforme documentos estipulados no art. 13, § 2º.
§ 4º - Estarão classificados para participar do JERGS, o melhor colocado de escolas públicas em cada categoria e gênero.
Art. 99 - Os jogos de tênis de mesa serão disputados em melhor de 03 (três) sets de 11 (onze) pontos. Em todos os sets será necessária a diferença de dois pontos entre os participantes para o seu final.
§ 1º - Para efeito de lado da mesa, os mesa-tenistas deverão trocar de lado entre o 1º (primeiro) e o 2º (segundo) sets e, um novo sorteio deverá ser realizado para o 3º (terceiro) set.
§ 2º - Quando houver 3º set, deverá ser efetuada troca de lado de mesa após os 05 (cinco) primeiros pontos de um dos participantes.
Art. 100 - Não será permitida a troca de raquete durante a realização de um jogo, exceto se esta sofrer danos irreparáveis, ocorridos unicamente por acidente ao longo do jogo.
Art. 101 - O formato de disputa será divulgado através de informativo posterior ao período de inscrição, com base no número de inscritos em cada categoria e gênero.
Art. 102 - Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação Técnica, sem contrariar as regras oficiais e o Regulamento Geral.