Futsal
REGULAMENTO TÉCNICO DA MODALIDADE DE FUTSAL
Art. 58 - Na modalidade de Futsal, a contagem de pontos para efeito de classificação terá o seguinte valor:
a) Vitória - 3;
b) Empate - 1;
c) Derrota - 0
Parágrafo Único - No caso de W.O., a partida terá como placar 01x00 em favor da equipe que estiver presente.
Art. 59 - A modalidade de Futsal será desenvolvida de acordo com as regras em vigor na Liga Gaúcha de Futsal e pelo que dispuser este regulamento.
§ 1º - No início de cada partida, deverá ser realizado cerimônia de entrada simultânea das equipes para a quadra, com devido cumprimento entre elas. Tal cumprimento deve ser realizado, também, ao término da partida.
§ 2º - Não será permitido jogar com piercing, brinco, colar, presilha ou qualquer outro objeto que ponha em risco a integridade física dos alunos/atletas, não sendo permitido o uso de esparadrapo para cobrir as peças citadas. O uso de óculos só será permitido com autorização por escrito do responsável pelo aluno/atleta, entregue à equipe de arbitragem antes do início da partida.
Art. 60 - O material esportivo será oferecido pela organização da competição e nomenclatura das bolas para as categorias em disputa será conforme segue abaixo:
Categoria: Infantil e Juvenil / Mirim / Pré mirim
Pressão (lbs) : 9 9 9
Peso (g): 420-440 350-380 300-350
Diâmetro (cm): 61-64 55-59 50-55
Art. 61 - Os jogos de Futsal serão divididos em três (03) períodos de dez (10) minutos corridos. O último minuto do terceiro tempo será cronometrado, no restante do jogo, o cronômetro será parado somente na cobrança de tiros livres dos 10 metros, pênaltis, pedidos de tempo ou por determinação da arbitragem. Para efeito de lado da quadra, as equipes deverão trocar de lado entre o primeiro (1º) e o segundo (2º) período e, um novo sorteio deverá ser realizado para o terceiro (3º) período.
Parágrafo Único - Cada equipe terá direito a dois (02) pedidos de tempo por jogo. Sendo um (01) pedido de tempo para os dois primeiros períodos e mais um (01) para o terceiro período.
Art. 62 - O número mínimo de jogadores para iniciar uma partida é de (03) três, podendo ser inscritos em súmula até (15) quinze.
§ 1º - Todos os alunos inscritos em súmula deverão participar do jogo, sendo que cada um poderá participar, no máximo, em dois (02) períodos.
§ 2º- O aluno poderá ser substituído durante um período, neste caso contará para ambos a participação naquela etapa.
§ 3º- Toda a substituição deverá ser comunicada ao anotador e realizada na zona de substituição o mais próximo da mesa de arbitragem.
§ 4º- A equipe que jogar sem cumprir este artigo marcará zero ponto para a classificação, mas não será desclassificada podendo cumprir seus demais jogos. Cabe ao professor responsável pela equipe o controle do cumprimento deste artigo.
§ 5º- A arbitragem deverá fazer o registro em súmula caso um aluno inscrito em súmula não participe do jogo ou participe nos 03 (três) tempos e comunicar aos professores das escolas envolvidas.
Art. 63 - A contagem dos cartões disciplinares se fará cumulativamente e implicará suspensão automática:
Dois cartões amarelos - 01 jogo; Um cartão vermelho/expulsão - 01 jogo.
Parágrafo Único - A contagem de cartões amarelos será zerada na partida anterior à final. Suspensões decorrentes de decisões da Comissão Disciplinar ou através de cartão vermelho/expulsão, permanecerão vigentes.
Art. 64 - A partir da quarta (4ª) falta cumulativa de cada equipe em cada período de jogo, haverá cobrança de tiro livre direto sem formação de barreiras de atletas.
Art. 65 - Nas categorias pré mirim e mirim aos goleiros será aplicada a regra conforme rege a Liga Gaúcha de Futsal.
Art. 66 - Nos casos de empate a contagem geral proceder-se-á da seguinte maneira:
I - Entre Duas Equipes
a) será decidido pelo confronto direto, no turno ou chave;
b) maior número de vitórias, no turno ou chave;
c) será decidido pelo maior saldo de gols, no turno ou chave;
d) será decidido pelo maior número de gols feitos, no turno ou chave;
e) será decidido pelo menor número de Cartões Vermelhos, no turno ou chave;
f) será decidido pelo menor número de Cartões Amarelos, no turno ou chave;
g) sorteio.
II - Entre Três ou mais equipes
a) maior número de vitórias, no turno ou chave;
b) será decidido pelo melhor saldo de gols nos jogos entre as equipes empatadas no turno ou chave;
c) será decidido pelo maior número de gols feitos nos jogos realizados entre as equipes empatadas, no turno ou chave;
d) será decidido pelo melhor saldo de gols em todos os jogos no turno ou chave;
e) será decidido pelo maior número de gols feitos em todos os jogos no turno ou chave;
f) será decidido pelo menor número de Cartões Vermelhos, no turno ou chave;
g) será decidido pelo menor número de Cartões Amarelos, no turno ou chave;
h) sorteio.
III - Em caso de Empate em jogos eliminatórios ou na Semifinal ou Final:
a) será executada uma série de três (03) pênaltis, alternados para cada equipe;
b) caso não seja definido um vencedor, serão cobrados alternadamente, um pênalti, por atletas diferentes que ainda não tenham executado, até surgir um vencedor. Será vedada a repetição de cobrança pelo mesmo atleta antes que os demais de sua equipe tenham realizado um tiro livre da marca do pênalti.
§ 1º - Para fins de classificação final, a definição das posições quando não há jogo decisivo específico, será dada conforme melhor campanha na última fase em que participaram as equipes envolvidas.
§ 2º - Em caso de sistema de disputa que envolva melhor de três partidas, a equipe que vencer a primeira partida tem vantagem do empate na segunda. Só haverá terceira partida, caso cada equipe tenha vencido uma das partidas ou empate nas duas primeiras partidas.