A hora da estrela não é apenas mais um livro icônico da literatura brasileira, mas uma obra que carrega delicadeza e potência em cada palavra. O objetivo foi fazer um projeto editorial que traduzisse tudo isso.
A ideia consistiu em utilizar as mãos segurando o elemento icônico da estrela, como quem tenta guardar algo precioso e, ao mesmo tempo, efêmero. Esse conceito guiou toda a criação. Trabalhei com traços delicados, uma paleta limitada e detalhes editoriais para constituir o universo da protagonista Macabéa.
Jenifer Ramos: Diagramação, ilustração e projeto gráfico
A ilustração central do projeto tem como elemento simbólico as mãos segurando uma estrela. A ilustração da capa foi criada utilizando pinceis com diferentes texturas, escolha estética que busca trazer profundidade e riqueza visual à composição. Além disso, a cada novo capítulo, a primeira folha traz uma ilustração diferente dessas mãos, compondo uma sequência visual que, ao longo dos treze capítulos, forma uma animação: uma mão fechada se abrindo e revelando a estrela.
ILUSTRAÇÃO (CAPA)
PROCESSO DE ILUSTRAÇÃO
VERSÃO MONOCROMÁTICA (GUARDA)
ILUSTRAÇÕES UTILIZADAS NO INTERIOR DO LIVRO
A diagramação do projeto foi pensada para respeitar a fluidez da escrita de Clarice Lispector, equilibrando espaços em branco, tipografia e elementos visuais. A utilização de três cores base sustenta a unidade estética da edição, criando contrastes e reforçando a dramaticidade do texto.