Sou graduado em Física Bacharelado na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) onde desenvolvi meu trabalho de graduação na área de computação quântica e inteligência artificial.

Neste período eu trabalhei no grupo Quantum Information and Emergent Phenomena (QIEP) sob orientação do doutor Jonas Maziero e desenvolvi meu TFG intitulado "Implementação de técnicas de aprendizado de máquina em computadores quânticos" apoiado pela CNPq e FAPERGS através de bolsas. Além disto, tive passagem no Laboratório de Estrutura Eletrônica dos Materiais (LEELMAT) e na Divisão de Altas Energias (DAE), onde pesquisei sobre dinâmica molecular e hidrodinâmica respectivamente.

Atualmente sou mestrando no programa de pós graduação em física da UFRGS também com bolsa CNPq. Desenvolvo meu atual projeto de pesquisa no grupo Sociophysics, Econophysics, and Complex Networks, envolvendo ecologia matemática sob orientação dos doutores Sebastián Gonçalves (UFRGS) e Fabiana Laguna (CONICET - Argentina).

sbjhordan@gmail.com, Currículo Lattes, LinkedIn, Instagram, GitHub

Par quem quiser saber um pouco mais sobre a física na minha visão, participei do evento de profissões do Cursinho Popular TRIU e falei um pouco sobre, conforme pode ser visto aqui.

Experiências

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS): Mestrado
2021-presente
Atual bolsista CAPES, desenvolvo meu projeto de pesquisa no grupo Sociophysics, Econophysics, and Complex Networks onde busco desenvolver um modelo baseado em indivíduos motivado no ecossistema da patagônia argentina para compreender melhor a dinâmica entre diferentes espécies da fauna nativa e a degradação do próprio ecossistema.

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM): Iniciação científica
2019-2020
Durante esse período recebi bolsa tanto da FAPERGS quando da CNPQ. O primeiro projeto no qual me envolvi, no ano de 2019 envolveu o estudo de propriedades de macromoléculas no Laboratório de Estrutura Eletrônica dos Materiais (LEELMAT) onde estudei modelagem e dinâmica molecular da enzima LOXL2. Em 2020 ingressei no grupo de pesquisa Quantum Information and Emergent Phenomena (QIEP) onde estudei a implementação de um modelo de inteligência artificial em computadores quânticos.

Universidade Federal do Rio Grande (FURG): Iniciação científica
2013-2015
Durante este período recebi bolsas da própria universidade e das agências de fomentos FAPERGS e CNPQ. Esta experiência me deu a oportunidade de começar minha carreira como pesquisador, tanto estudando temas de física básica e física de partículas, quanto aprendendo sobre a carreira de pesquisador em si.

Observação: Meu período entre a FURG e UFSM foi marcado por um episódio depressivo no qual culminou no meu diagnóstico como autista. Apesar disso, neste período ainda cursei 1,5 ano de gestão em tecnologia da informação na UNINTER de forma remota (2016-2017) e um semestre em engenharia da computação na própria FURG(2018). Ainda antes da própria FURG, havia investido mais outro ano e meio em gestão da tecnologia da informação na URCAMP (2011-2012), onde também pude realizar um estágio em manutenção de computadores. Antes de todas estas experiências ainda tive uma passagem pela UNIPAMPA em física (2011), mas na modalidade licenciatura, onde descobri que queria ser pesquisador.

Experiências como voluntário

Universidade Federal do Rio Grande (FURG): Desenvolvedor
2018
Durante este período colaborei com o projeto Jogo da Água, sendo responsável pela tarefa de reconstruí-lo o para dispositivos móveis. Este é um projeto que tem como foco principal o desenvolvimento de um jogo sério voltado ao público infantil visando conscientizá-lo da importância de não desperdiçar água.

Universidade Federal do Rio Grande (FURG): Pesquisador
2016
Colaborei com o grupo de pesquisa de física de altas energias da FURG, o ASTROFURG – Divisão de Altas Energias (D.A.E.) realizando tanto estudos na área de instabilidades hidrodinâmicas quanto no gerenciamento do cluster.

Universidade Federal do Rio Grande (FURG): Membro do diretório acadêmico
2014-2015
No primeiro ano participei da fundação do diretório acadêmico e atuei no setor de organização de eventos, e no ano seguinte migrei para o setor de assistência estudantil e movimentos sociais.