Tipos de jantes

1 – Jantes de aço:

Este é o tipo mais comum de jantes, sendo muito resistentes e também as mais baratas no mercado. Mas nem tudo são vantagens – são o tipo de jantes mais pesadas e não são muito apelativas esteticamente, quando comparadas com jantes feitas de outros materiais. Devido a isso, poucas são as pessoas que querem colocar jantes de aço nos seus carros, especialmente se forem novos, preferindo outros tipos de jantes. Há quem também goste de usar a tampa da roda do carro para disfarçar as jantes de aço, mas com uma olhadela atenta, o disfarce cai por terra.


2 – Jantes de liga leve:

Estas jantes estão a substituir as jantes de aço, para a maioria dos consumidores. As jantes de liga leve são feitas de alumínio, magnésio ou ambos. São mais leves que as jantes de aço, o que acaba por ser uma boa vantagem para o condutor, pois ele consegue obter uma maior aceleração e travagens mais rápidas. Outra vantagem das jantes de liga leve está relacionada com o facto de assim haver menos tensão na suspensão do carro. E claro, não esqueçamos a estética – este tipo de jantes consegue dar um contributo significativo à elegância do automóvel!


3 – Jantes cromadas:

As jantes cromadas não são comuns quanto as jantes de aço e de liga leve, sendo bastante conhecidas pela sua aparência brilhante. As jantes cromadas são maioritariamente utilizadas pela sua estética e não pela performance. Além disso, eles podem ficar arranhados facilmente e ficam feios quando começam a envelhecer. 

4 – Jantes “spinners”:

Estas jantes eram muito comuns nos anos 90. As jantes “spinners” eram popularmente chamadas de “rodas giratórias”, devido ao facto de as jantes girarem conforme o carro se move e continuarem a girar por um tempo, depois de o carro já ter parado. Elas eram muito populares em videoclipes e filmes estrangeiros. Como se deve calcular, este tipo de jantes não tem qualquer segurança ou ajuda no desempenho do veículo, apenas estética pura e dura.