Metodologia

Sobre o Design Thinking

A metodologia escolhida para este trabalho é o Design Thinking, uma metodologia com foco no usuário final, que tem como objetivo criar soluções criativas através de um processo colaborativo. Esta metodologia é cíclica, sendo realimentada por testes e feedbacks de usuário, trazendo uma constante implementação focada em pessoas.

Empatizar

A etapa Empatizar é onde o trabalho referente a entender o usuário é realizado. Observando o que e como as pessoas interagem dentro de um contexto, podemos entender o que estas pessoas pensam e sentem, e assim perceber o que elas precisam. 

Como instrumento para esta etapa temos as entrevistas, que pode ser considerada como uma pesquisa qualitativa, e formulários de público geral, classificados como pesquisa quantitativa.

Definir

O objetivo desta etapa é definir um ponto de vista, que é uma afirmação significativa a respeito do problema, a visão explícita do problema. A partir das informações reunidas na etapa anterior, podemos definir quais padrões foram observados e definir qual tipo de pessoa o usuário do sistema será, entendendo assim quais serão as necessidades que iremos satisfazer. 

Idealizar

Enquanto as etapas anteriores são focadas em observações e interpretações, a geração de ideias em si é concentrada nesta etapa. Com um ponto de vista do problema definido na etapa anterior, na etapa Idealizar começamos a combinar o conhecimento adquirido sobre o problema com a criatividade para geração de soluções. O objetivo é definir o maior número possível de ideias diferentes, sem se preocupar com a definição de qual é a melhor solução, pois isso será tratado nas últimas duas etapas. 

Prototipar

Na etapa Prototipar, o objetivo é gerar de forma iterativa uma série de protótipos que tem como foco ajudar a responder as perguntas que ainda existem sobre a solução final. Começamos respondendo perguntas mais gerais, através de protótipos simples e baratos, prosseguindo com o aumento da complexidade tanto da pergunta quanto do protótipo. As variáveis testadas em cada protótipo deverá ser identificada e documentada, assim como a pergunta que esperamos ser respondida por aquele protótipo. 

Testar

Por último, temos a etapa Testar, em que os protótipos desenvolvidos na etapa anterior são realmente testados e geram um feedback sobre as ideias construídas na etapaIdealizar. Assim como na primeira etapa, essa etapa tem como foco ganhar mais empatia sobre o usuário, mas com a diferença de ter uma visão do problema definida.